David Byrne Devo David Byrne e o grupo Devo. Imagem: Reprodução

Com Devo, David Byrne lança música inédita, composta há quase 30 anos

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Faixa nunca lançada, Empire fará parte de projeto beneficente que apoia abortos independentes nos EUA

David Byrne e Devo se uniram para gravar uma música jamais ouvida pelo público. A faixa Empire, que acaba de ser lançada no YouTube e integrará uma compilação que apoio abortos independentes nos Estados Unidos, faria parte do álbum Feelings (1997), quinto disco solo do fundador do Talking Heads, mas acabou sendo cortada.

26 anos depois, Byrne resolveu ressuscitar a composição, e convidou ninguém menos do que dois membros fundadores do Devo, Mark Mothersbaugh e Gerald Casale, para cumprir a missão. Além de Empire, a parceria rendeu outro som, Wicked Little Down, este sim incluído em Feelings.

Empire é um hino irônico ao fascismo capitalista e, na época, eu pensei que a nossa versão poderia ser cruel e ácida demais para ser lançada. Os tempos mudam, e certamente a canção reverberá agora de um jeito que talvez não conseguisse naquela época. Foi uma alegria trabalhar com os caras do Devo, pois eles sabiam exatamente sobre o que a música dizia” — contou Byrne, em comunicado à imprensa.

Forte e genial, Empire só tem um defeito. É 99% David Byrne e 1% Devo. Mal se reconhecem os pitacos musicais de uma banda que revolucionou a música ao inventar uma espécie de punk eletrônico, e assim abrir caminho para a New Wave, influenciando um mundo de gente. As feições de Byrne estão todas lá. O andamento meio militar na bateria, os muitos instrumentos de sopro e a voz hipnótica de sereio, convencendo pescadores a se afogar em sua poesia.

A canção chega no segundo volume da compilação Noise For Now, que conta ainda com músicas de Courtney Barnett, The War On Drugs e muito mais. Previsto para 21 de junho, o disco pode ser adquirido neste link.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook