Cinebiografias Imagem: Reprodução/YouTube

As 5 cinebiografias mais aguardadas do mundo da música

Jota Wagner
Por Jota Wagner

De Britney Spears a Michael Jackson

Primeiramente, anota aí o nome: “biopic”. Você vai ouvir muito esse termo nos próximos anos. É uma abreviação para “biographic drama picture” (“filme de drama biográfico”), e são aquelas produções que contam, com ótimos atores e muitas licenças poéticas, a história de vida de uma pessoa pública de grande revelância. Também conhecidas como “cinebiografias”, não são nenhuma novidade no mundo do cinema.

Já nos deleitamos há tempos com filmes que nos fazem entrar no dia a dia, nas lutas, glorias e derrotas de grandes nomes da música em produções premiadas sobre Ray Charles, Johnny Cash, Queen, Bob Marley e Elton John, para citar apenas as mais recentes e bem-sucedidas. No Brasil, os filmes sobre Elis Regina e Tim Maia agregam à lista de imperdíveis.

E é justamente o “bem-sucedido” termo que fermenta a tendência para as próximas temporadas. Fã ou não, o público se encanta com a ideia de conhecer o que vai além dos palcos, principalmente os dramas pessoais das grandes figuras da história da música. As grandes atuações, que costumeiramente fazem com que atores façam de tudo para encarnar fisicamente o personagem, incluindo aí seus trejeitos e vozes, dão um toque ainda mais especial a este tipo de obra.

E tem muita coisa nova já em processo de produção. Se liga nas cinco cinebiografias do mundo da música mais aguardadas pelos fãs:

Britney Spears

Ainda na expectativa de quem será a atriz convidada, a Universal Pictures já deu largada à produção de The Woman In Me, baseada no livro de memórias de Britney Spears. O filme será dirigido por Jon M. Chu.

Bob Dylan

A Complete Unknown contará a história da chegada de Bob Dylan, interpretado por Timothée Chalamet, a Nova Iorque dos anos 60, e seu envolvimento com o cenário folk de lá. Outros atores já foram confirmados: Monica Barbaro será Joan Baez, Elle Fanning como Sylvie Russo, Edward Norton como Pete Seeger e Boyd Holbrook como Johnny Cash.

Bruce Springsteen

Deliver Me From Nowhere, livro de 2023 escrito por Warren Zanes, conta a história do começo da carreira de Bruce Springsteen muito antes de lançar Born In The USA, época em que o músico gravava suas canções no quarto de casa, em Nova Jersey. A publicação inspirou a cinebio, que será produzida pela Netflix.

The Beatles

Não uma, mas quatro cinebiografias diferentes, que se interconectam em alguma cenas, estão sendo dirigidas por Sam Mendes. Cada lançamento contará a história sob o ponto de vista de um integrante dos Beatles. Ainda não se sabe se as biopics vão chegar em datas separadas ou simultaneamente, mas a previsão é somente para 2027.

Michael Jackson

Michael, a cinebio do “maior performer do todos os tempos” está sendo dirigida por Antoine Fuqua em conjunto com os detentores dos direitos de Michael Jackson. Espere, portanto, um filme abordando o lado mais, digamos, inocente do astro envolto em tantas polêmicas. Jaafar Jackson, sobrinho do cantor, foi escalado como ator principal. O lançamento está previsto para o dia 18 de abril de 2025.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.