Chad Smith Foto: Reprodução/Internet

Para além de Legião! Por que Chad Smith, do Red Hot, é um dos caras mais bacanas do rock

Jota Wagner
Por Jota Wagner

O baterista do Red Hot Chili Peppers é um dos rockstars mais boa onda, e nós podemos provar!

Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Peppers, aprontou mais uma. Vídeos publicados nas redes sociais flagraram o músico tocando Legião Urbana (Será e Tempo Perdido), na última quinta-feira (02), no Boteco Boa Praça, no Rio de Janeiro.

Convidado pelo músico da noite, Rafael Soares, Chad assumiu a bateria e ainda tocou, além de Legião, o hit Otherside, do Red Hot, para uma plateia que, ensandecida, cantou junto.

Chad Smith é conhecido como um dos caras mais bacanas do Olimpo do rock’n’roll. Além de se parecer incrivelmente com o comediante Will Ferrell, participa de projetos com inúmeras outras bandas e gosta de dar um rolê com o pessoal no meio das tours.

O Red Hot está no Brasil para uma sequência de shows que inclui, além do Rio (que rolou no último sábado, 04, no Engenhão), Brasília (07/11 @ Mané Garrincha), São Paulo (10/11 @ Morumbi), Curitiba (13/11 @ Couto Pereira) e Porto Alegre (16/11 @ Arena do Grêmio). Se você é de alguma destas cidades, vale fazer uma ronda pela madrugada para tentar encontrar o baterista dando canja em mais algum boteco.

Conheça outros cinco fatos que credenciam Chad Smith como uma estrela do rock boa onda!

Música no DNA

Sua mãe, Joan Smith, é cantora de ópera, e o pai, Curtis Smith, músico de jazz, ambos em Minnesota, nos Estados Unidos. Desde criança, Chad teve a música presente dentro de casa (da qual fugiu com 15 anos, aparecendo de volta três meses depois) e, como todo bom adolescente, resolveu afrontar os pais tocando o bom e (agora velho) rock’n’roll.

Filantropo e ativista

Smith está sempre envolvendo com organizações e causas em que acredita. Mais do que isso, não hesita em abrir a carteira e ajudar a financiar ONGs, como a MusiCares (instituição que ajuda financeiramente artistas em situação de risco, pagando inclusive clínicas de habilitação, alimentação e alugueis) e a Surfers Healing, que leva crianças autistas para surfar.

Cozinha tão bem quanto toca

Chad Smith é homem pra casar. Além de ser o gente boa da banda, também adora cozinhar e, pelo jeito, se orgulha do talento. Seu projeto paralelo de música instrumental, The Chad Smith’s Bombastic Meatbats, traz nomes de pratos em seus três álbuns lançados até hoje.

Pintor e colecionador de arte

Além de se arriscar na pintura, a ponto de manter seus quadros em uma galeria online — e, claro, promover atividades sobre pintura com crianças —, o baterista possui um acervo com centenas de quadros e esculturas.

Campanhas em prol das escolas públicas

Smith também é bastante engajado em campanhas para valorizar as escolas públicas estadunidenses, emprestando sua imagem para ações e até mesmo aparecendo em eventos organizados em colégios para arrecadação de fundos.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.