Beatles Foto: Reprodução

Beatles Day: Australiano descobre nova relíquia perdida da banda

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Greg Perano comprou fita com gravação amadora da única passagem dos Beatles pela Austrália, há 60 anos

Quando começamos a acreditar que tudo já foi dito ou visto sobre os Beatles, sempre aparece alguma nova história para ser contada. Muitas deles vêm a público graças a uma azeitada estratégia dos detentores do legado do grupo, que entrega a conta-gotas projetos cheios de iscas para o imenso público ávido por tudo o que conseguem, vindo de Paul, George, John e Ringo. Compilação com versões inéditas, videogames, documentários e até mesmo um leilão com cartas pessoais trocadas com uma amiga, caso da fotógrafa alemã Astrid Kirchherr.

Muita coisa, porém fica por conta do maravilhoso acabo, que vive nos surpreendendo com relíquias da banda, vinda das mais diferentes fonte, incluindo as ilegais. Recentemente, o primeiro baixo elétrico de Paul McCartney, roubado em frente ao estúdio de sua gravadora, foi recuperado e devolvido ao dono. E agora, às vésperas do Global Beatles Day, data festiva para os fãs da banda, um australiano veio a público para contar que comprou, por 11 dólares em um mercado de pulgas, uma gravação jamais vista da única apresentação da banda em seu país de origem, no Sydney Stadium, em 1964. A história foi contada pelo Sydney Morning Herald.

O histórico show da banda foi gravado por uma TV local e hoje está disponível gratuitamente no YouTube, em uma captação de diversas câmeras e som profissional. Mas o que o músico Greg Perano encontrou vai mais além. Em meio a uma caixa de fitas de 8mm, achou uma com uma gravação amadora feita de cima do palco.

A gravação foi feita pelo jornalista Gil Wahlquist e, segundo Perano, é repleta de closes dos integrantes em uma época em que ainda eram apaixonados pelo palco. “Uma banda se divertindo como se estivesse tocando em um pequeno club”, contou o sortudo arqueólogo musical.

Quando Perano soube que Wahrlquist havia falecido em 2012, entrou em contato com os familiares do jornalista para contar sobre o achado. A família insistiu para que ele ficasse com a fita, em agradecimento ao seus esforços por recuperar sua história. A relíquia, aliás, foi um prêmio a um fã que, quando tinha apenas 11 anos de idade, insistiu para que a família viajasse cem quilômetros para tentar assistir ao show dos Beatles no país (na mesma turnê, de 1964), de cima de um morro, por onde era possível espiar o palco.

Global Beatles Day

Em 25 de junho de 1967, os Beatles fizeram sua histórica apresentação no programa Our World, cantando a música All You Need Is Love. A ideia de tornar o dia uma homenagem à paz e à harmonia (através dos Beatles) partiu de um fã chamado Faith Cohen, em 2009. A ideia pegou, e hoje o dia é celebrado com concertos ao redor do mundo, altas promoções feitas por grandes lojas e até mesmo um festival de cinema dedicado ao grupo, organizado em Cuba.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook