Rock in Rio A beninense Angélique Kidjo é um dos destaques da programação. Foto: Reprodução

Rock in Rio anuncia, pela 2ª vez, dia com programação 100% feminina; veja os principais destaques!

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Festival, que celebra 40 anos em setembro, divulgou as cerejas do bolo para Katy Perry, Gloria Gaynor, Angélique Kidjo, IZA e Ivete Sangalo

O Rock in Rio acaba de dar a pinta de como será o line-up do dia exclusivamente feminino de seu festival. A primeira vez que o evento dedicou um dia exclusivo às mulheres nos palcos foi em 2023. O dia, chamado Delas pela organização, é dia 20 de setembro e terá, na linha de frente, a volta de Katy Perry ao Brasil, a diva disco Gloria Gaynor, a prata da casa, IZA, Ivete Sangalo e Angélique Kidjo, cantora, compositora e atriz do Benin, no continente africano.

A ação proposta pelo RiR é mais um passo no meio, e não no fim, da equalidade desejada em line-ups de festivais deste porte. Um dia dedicado às mulheres em um festival que tem dez dias em sua programação não é suficiente. Mas é digno de celebração, principalmente porque o fato de ter 100% de atrações femininas (cis e trans) dá visibilidade ao tema.

Mas a busca de todos, mesmo, é um festival mezzo a mezzo, pelo menos. Tanto em cima do palco, quanto na equipe técnica, backstage, curadoria e direção.

Claro que a dominação masculina na contratação dos festivais não é exclusividade do Rock in Rio. Mas cabe à maior produtora de shows do país puxar o bonde, dando visibilidade ao gênero que passou o rodo no Grammy 2024, levando os troféus de todas as principais categorias.

Levantamos da cadeira para aplaudir a escolha de Angélique Kidjomultiartista beninense e Embaixadora da Boa Vontade da Unicef, vencedora de um Grammy e com dez discos na carreira, trazendo à música pop o suingue africano (se bem que todo suingue é africano, não é mesmo?).

A escolha de Kidjo para encabeçar o palco Global no entanto, paga a conta de diversas mesas. Apresenta ao público a música negra africana, feminina e abre os olhos dos brasileiros para a cultura do Benin, que produz um tanto de bons artistas, como o soulman Vaudou Game.

Ivete Sangalo é uma artista que tem a cara do festival: pop, televisiva e levemente chapa branca, a artista volta ao festival para celebrar 25 anos de sua carreira solo, com gigantesco sucesso. Levando em conta as vendas de discos e streamings, o público que arrasta em turnês nacionais e a perenidade da carreira em duas décadas, fica difícil tirar dela o posto de maior artista pop do país. Resiste às ondas sazonais que limam gêneros musicais inteiros das paradas e e criam superartistas momentâneos, com popularidade efêmera. Prêmio Heroína da Resistência, portanto, para Ivete.

IZA representa a nova geração da música brasileira entre as headliners do dia. Carioca de berço, a cantora, dançarina e apresentadora lançou seu primeiro album, Dona de Mim, em 2018, e já tem no currículo duas indicações no Grammy Latino. Seu segundo álbum é Afrodhit, de 2023, além de 14 singles distribuídos no entremeio.

Katy Perry, anunciada como a grande atração da noite, é aposta certa e grande vendedora de ingressos. Fenômeno pop pós-MTV, em uma época em que cantar I Kissed a Girl ainda causava arrepios na sociedade, a cantora estadunidense — apelidada como Rainha do Camp pela revista Vogue, graças a sua estética exagerada, beliscando elementos do cafona (posto que disputava com Lady Gaga) — deve desembarcar no Rio já com novo álbum lançado, o primeiro desde Smile, de 2020. Perry declarou em diversas entrevistas, desde abril de 2023, que estava com material novo no forno.

Gloria Gaynor, amiga íntima do Music Non Stop (mandou coraçãozinho para um story nosso em que mencionávamos a diva), também retorna ao país para celebrar as vibrações festeiras da disco music, seu reino desde os anos 70. Gaynor é a dona do mega hit I Will Survive, sucesso empoderador lançado em 1978, cuja letra caiu como uma luva tanto para as mulheres que tiveram a coragem de entrar com o pé na bunda em um relacionamento, quanto à comunidade LGBT. “Survive” (sobreviver) é uma palavra com a qual precisam se deparar constantemente, até hoje.

O Rock in Rio rola entre os dias 13 e 22 de setembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.