Atrações C6 Fest Romy. Foto: Divulgação

As 10 melhores atrações “secretas” do C6 Fest

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Line-up enxuto e certeiro dos palcos do festival guarda alguns artistas inéditos no Brasil, que merecem (muita) atenção

Dias 18 e 19 de maio, enquanto perambula pelo instalações do C6 Fest no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, alguns itens não podem faltar em seu kit de explorador musical. Tênis confortável, garrafa de água e este artigo no celular ou, se quiser pagar de old school, impresso como um mapa arqueológico.

Sabemos que há, no coração de cada frequentador do festival, um nome que vêm lhe despertando arrepios de ansiedade para ver (ou rever) ao vivo. Artistas como o lendário Soft Cell, o supercool Pavement ou groove masters como Black Puma. Mas acredite: há tesouros escondidos no line-up que você precisa conhecer.

Um dos grandes diferenciais dos festivais criados pela Dueto Produções, com curadoria de Monique Gardenberg — possivelmente a mais talentosa diretora artística de festivais brasileiros de todos os tempos —, são os artistas que não estão na ponta da pirâmide. Só para te instigar a respeito da nossa lista, os nomes menos conhecidos no país presentes no line-up incluem música caribenha vinda de Cuba, hip-hop experimental feito na Escócia e krautrock inglês.

Confira a lista de recomendações que preparamos e aproveite o máximo do C6 Fest!

Sábado, 18 de maio

Cimafunk

O cubano Cimafunk é um dos nomes para ficar de olho no C6 Fest deste ano. Alejandro largou a medicina (a família toda é de médicos) para se dedicar à música em 2010, quando se mudou para Havana. Música caribenha com qualidade de produção e beats limpos, mas sem perder o groove da salsa tradicional.

Jaloo

Tem algo de especial no som da Jaloo, que convida Gaby Amarantos, sua conterrânea do Pará, para uma apresentação especial no C6 Fest. Primeiramente, vem à cabeça a jornada de luta, desde Castanhal até São Paulo, e as questões de gênero. Até que se escuta sua música. Ela é especial. Uma mistura interessantíssima de indie dance com o tecnobrega criado em seu estado, formando um som diferente, quente e sincero.

RAYE

Não se engane. RAYE chegou para ocupar o posto de Amy Winehouse. O timbre de voz é muito parecido, seus trejeitos ao cantar ao vivo remetem à performance da deusa de Camden Town. Para se descolar das comparações, adiciona a eletrônica à sua música. Deu certo. A cantora inglesa arrebentou no último Grammy Latino, batendo recorde com sete indicações. Mas as performances ao vivo, fazendo a linha vintage, são as que mais impressionam.

Romy

Você a conhece como vocalista do The xx, banda de indie rock inglesa ativa desde 2005. No ano passado, Romy Madley Croft lançou seu primeiro disco solo, mergulhado na dance music, e vai fazendo bonito como DJ mundo afora. É com essa roupa que Romy vem para a festa: para dançar e fazer dançar. Seus sets trazem um sabor de eletrônica dos anos 90, pop e psicodélico.

Valentina Luz

A DJ Valentina Luz é também modelo e dançarina. Aliás, foi nessas linguagens que iniciou sua carreira artística, performando em festas paulistanas como a ODD. Depois de passar para os CDJs, foi fisgada pelos festivais e se destaca como uma das atrações brasileiras do C6 Fest. Seu set é bem gostoso. Como diz BADSISTA, “chama se for house!”.

2manydjs

Braço discotecário do projeto musical belga Soulwax, o 2manydjs é gigante no cenário eletrônico mundial, mas está em nossa “lista de segredos” porque seus shows eletrizantes ainda passam despercebidos por muita gente fã de música eletrônica, principalmente das novas gerações. Afinal, o 2manydjs explodiu nos anos 2000 e tem em seu DNA o eletrônico psicodélico e festivo de parceiros como Chemical Brothers e Lo Fidelity Allstars. Os belgas, no entanto, caem mais para o rock em suas mixagens, o que pode fazer deste show o ápice do rolê.

Domingo, 19 de maio

David Morales Sunday Mass

Aliás, se for para chamar para a house, então David Morales é o cara do domingo. O lendário DJ nova-iorquino foi um dos responsáveis pela popularização da house music através de remixes para artistas como Mariah Carey (vencedor do Grammy), Michael Jackson e Aretha Franklin. Com seu projeto Sunday Mass, Morales salvou a pandemia de muitos, fazendo lives em casa de mais de cinco horas de duração, aos domingos.

DJ Meme

Interessante conjunção “lineuptica” do C6 Fest 2024. Dá para dizer, sem exageros, que o DJ Meme (leia-se “Memê”) é o David Morales brasileiro. O nosso, carioca, e o deles, nova-iorquino. Meme também é dono de uma carreira em que os remixes foram sempre seu combustível. E é, assim como o colega, o grande responsável por massificar a house no seu país. Além de tudo isso, é um baita de um DJ.

Squid

O que faz dos moleques da Squid uma das atrações mais promissoras do C6 é o fato de que a banda tem elementos de absolutamente tudo o que a gente gosta. Em seu som, dá para reconhecer The Stoogies, Cake, The Wire e CAN com pitadas jazzísticas, tipo Medeski, Martin and Wood e Cinematic Orchestra. Tem muito krautrock também. O grupo se juntou em Brighton em 2019 e tem apenas dois discos lançados. Mas com essas referências que te demos aqui, é certo que você já está doido para vê-los.

Young Fathers

Tem rap na Escócia? Tem, sim senhor. Mais precisamente, em Edimburgo. Só que, vindo de uma das cidades mais artísticas do mundo, não espere o tradicional. Young Fathers se intitula “progressive hip-hop”, o que significa uma barulheira doida, performances erráticas e uma salada de vocais e instrumentos muito interessante. O grupo está na ativa desde 2008, e desembarca pela primeira vez no Brasil.

Coachella
Você também vai gostar de ler Quatro tendências apontadas pelo Coachella

C6 Fest

O C6 Fest é “filho” de dois dos mais renomados festivais brasileiros das últimas décadas, o Free Jazz Festival e o Tim Festival. Considerando toda sua história, que remonta aos anos 90, seus curadores já foram responsáveis pela vinda de artistas como KraftwerkBjörk, Massive Attack, Sonic Youth e Arlo Parks, entre outros.

Programada para rolar entre os dias 17 e 19 de maio, a edição 2024 acontecerá novamente no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e tem dois tipos de ingressos: um valendo para as atrações da Arena Heineken & Tenda MetLife e outro para assistir a todas as atrações do Auditório Ibirapuera. É preciso comprar um por cada data pretendida.

Confira a programação completa do C6 Fest 2024

Sexta-feira (17)

Charles Lloyd Quartet
Daniel Santiago e Pedro Martins
Jakob Bro Trio “Uma Elmo”
Jihye Lee Orchestra

Sábado (18)

2manyDJs
Black Pumas
Cimafunk
Fausto Fawcett
Jaloo convida Gaby Amarantos
Pista Quente
Raye
Romy
Soft Cell
Valentina Luz

Domingo (19)

Baile Cassiano
Cat Power Sings Dylan ’66
Chief Adjuah
Daniel Caesar
David Morales Sunday Mass
Dinner Party feat. Robert Glasper, Terrace Martin & Kamasi Washington
DJ Meme
Jair Naves
Noah Cyrus
Paris Texas
Pavement
Squid
Young Fathers

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.