Como artistas e influencers têm se mobilizado para ajudar o Rio Grande do Sul
De Madonna a Jão, passando por Vintage Culture, veja algumas personalidades que estão se movimentando para contribuir com a região
Mais uma vez, as chuvas estão castigando fortemente municípios do Rio Grande do Sul, em especial os que estão às margens do lago Guaíba, que atingiu níveis nunca antes registrados em volume de água. Neste ano, nem mesmo a capital, Porto Alegre, escapou. As imagens das ruas do Centro, da Cidade Baixa e até mesmo do Aeoroporto Salgado Filho, tomados pelas águas, são desoladoras.
Uma espécie de “corrente do bem” contagiou artistas nesta segunda-feira, e vários deles estão botando a mão na massa para mostrar sua solidariedade à região. Em redes sociais como Instagram e X, as personalidades estão, também, conclamando seus fãs para fazerem doações de materiais ou via pix, criando uma emocionante rede de ações coordenada pelo pessoal da música e das artes.
Anitta destinou um de seus caminhões, usado no transporte de equipamentos para os shows, para apoiar a Central Únicas as Favelas, a CUFA, para levar mantimentos e material de limpeza para a região. O colunista Erlan Bastos, do site Em Off, afirmou que Madonna doou secretamente dez milhões de reais para ajudar o desabrigados durante sua passagem pelo Brasil.
Jão anunciou a criação de um site, LOBOS PELO RS, para receber doações. Lucas Silveira, da Fresno, anunciou uma live para amanhã (07), às 14h, recebendo amigos músicos, para juntar recursos para os desabrigados. Mc Binn e Felipe Neto estão atuando com foco na questão da falta de água potável disponível em muitas cidades alagadas. Ambos estão incentivando seus seguidores a contribuir com água e até mesmo empréstimos de caminhão pipa. Ivete Sangalo, Luan Santana e Luísa Sonza também se pronunciaram.
View this post on Instagram
O DJ Vintage Culture convidou o Palmeiras e sua arena, Allianz Parque, a liberar o espaço para um evento beneficente conjunto, organizado por sua produtora. Até o fechamento desta matéria, no entanto, nada ainda havia sido confirmado. Já o comediante Whinderson Nunes foi mais efetivo. Chegou junto do Vasco da Gama, também publicamente no X, dizendo que pagava a estrutura de um show beneficente se o clube emprestasse o estádio. O Vasco respondeu prontamente com “vambora, conte conosco”.
Meus amigos @Palmeiras me emprestem o @AllianzParque para um evento beneficente em prol das vitimas da tragédia no RS? Ja temos varios amigos DJs e produtores de evento na causa 🙏🙏
— Vintage Culture (@VintageCulture) May 6, 2024
Vambora! Boa ideia. Conte conosco.
Vamos falar no pv pra combinar os detalhes. 👊💢 https://t.co/OxSGuqJuN4
— Vasco da Gama (@VascodaGama) May 5, 2024
O Cine Joia, em São Paulo, abriu um balcão para receber doações em todos os seus shows, que serão encaminhados para o RS. Basta entregar na portaria da casa, antes de qualquer apresentação. Enquanto isso, a ONG Doe Dance está promovendo um rifa de equipamentos em benefício das vítimas.
Uma das ações mais tocantes em solidariedade com as vítimas da enchente, no entanto, veio de um esportista: o surfista Pedro Scooby. O atleta convidou pilotos de jetski com experiência em ondas gigantes para ajudar nos resgates. Scooby já está no Rio Grande do Sul, participando pessoalmente da empreitada junto ao grupo que reuniu.
Como doar
Pix, só para os órgãos oficiais ou organizações confiáveis
Muito cuidado, pois infelizmente golpistas já estão criando vaquinha falsas para receber pix de quem quer ajudar. A coordenação oficial da distribuição das doações é feita pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul e o pix oficial para fazer doações é o CNPJ 92.958.800/0001-38. O governo informou que a totalidade das doações será repassada às vítimas.
Além disso, artistas e ONGs como a CUFA estão reunindo doações via Pix. Confira as informações antes de efetivar qualquer transação.
Correios
Toda as agências dos correios estão recebendo doações de:
- Roupas e cobertores
- Materiais de limpeza secos
- Materiais de higiene pessoal
- Alimentos e cestas básicas
Além disso, todos produtos de e-commerce (roupas e utensílios domésticos) que não puderam ser entregues e não foram retirados pelos compradores há mais de 90 dias, serão encaminhados paras a vítimas.
CTG
A maioria das capitais brasileiras tem seu CTG, o Centro de Tradições Gaúchas. As sedes estão recebendo doações de todas as espécies! Procure o CTG de sua cidade.