Chico César é uma das atrações do III Festival Candeia. Foto divulgação

Guia Music Non Stop reúne atrações com Chico César, Anelis Assumpção e Vanessa da Mata

Amanda Sousa
Por Amanda Sousa

As coisas não estão bem, a gente sabe. E para amenizar um pouco tudo isso seguimos reunindo para você as principais atrações online que estão acontecendo por aí. Tudo para acompanhar de casa…

Vale até uma videoconferência com os amigos para curtir aquele artista que vocês gostam, juntos. É importante continuar prestigiando, apoiando e dando uma força para os artistas neste momento tão difícil para todo o mundo. A arte salva, a gente já disse bastante isso por aqui… mas agora também pedimos para que você se cuide, cuide dos seus familiares e amigos, faça o isolamento social e se proteja da forma correta. A diversão e informação a gente garante por aqui 🙂 Então vamos conferir o Guia desta semana que tem muita coisa boa, como sempre! Vai rolar o Festival Mundo Pensante com grandes nomes da música brasileira como Anelis Assumpção e Chico César. Vai rolar também Vanessa da Mata na Virada SP Online, Festivais femininos celebrando o mês das mulheres, música clássica, DJs, além de teatro e dança. Aproveite!

Festival Mundo Pensante

Diversidade artística e gestão cultural são as principais pautas do Festival Mundo Pensante, que realiza uma versão online com shows maravilhosos, DJ sets, oficinas e bate-papos! Entre as atrações musicais estão Anelis Assumpção, Chico César, Di Melo, Funmilayo Afrobeat Orquestra, Luê, Metá Metá, UriaS e os DJs Nuts e Vivian Marques. A 10ª edição do evento acontece até 27 de março e pode ser conferida no YouTube do Mundo Pensante.

Chico César é uma das atrações do Festival online Mundo Pensante. Foto divulgação

Virada SP Online

A próxima Virada SP Online acontece neste sábado, 20, a partir das 12h e tem uma programação de 12 horas com shows da cantora Vanessa da Mata e do rapper Max B.O. Além deles, a programação musical promove shows dos grupos infantis Brasileiros e Kombinados e das bandas AfroAxé Jejê Nagô e Psicorange. Para quem ama teatro, tem a exibição das peças Longos Anos, com Cia. Hecatombe, e Refugo, com Cia. Beradeiro, além do show de humor do grupo Os Melhores do Ano. Acesse aqui para ver tudo.

Vanessa da Mata se apresenta na Virada SP Online. Foto: Rodolfo Magalhães

U2 

Entre os dias 17 e 19 de março, o público confere a apresentação U2 Go Home: Live From Slane Castle, do U2 que aconteceu em 1º de setembro de 2001 às margens do Rio Boyne, na Irlanda. O mais legal é que o Dermot Kennedy abrirá o show com uma performance solo, gravada este ano nos arredores de Los Angeles. Já entre 25 e 27 de março, é a vez de curtir U2: Live At Red Rocks, gravado em Colorado (EUA), no dia 5 de junho de 1983. Quem abre o concerto especial para o YouTube é a banda Fontaines D.C, com um show gravado em Dublin, sua cidade natal, em 2020. Cada apresentação fica online por 48 horas no YouTube da banda.

U2 exibe shows lendários no Youtube

Festival Afrodisia em Pauta

Mulheres de vários lugares do Brasil se reúnem na 2ª edição do Festival Afrodisia em Pauta. Artistas e outras profissionais de destaque participam com depoimentos, trocas de experiências, bate-papo, debates e, claro, muita música! Cada dia é tem um tema. São eles A mulher e sua voz, Literatura e composição femininaAncestralidade negra e sagrado feminino, respectivamente. Participam do evento mulheres como as cantoras Mariana Aydar, Fabiana Cozza, Verônica Ferriani e Roberta Sá, além de escritoras, médicas, jornalistas, produtoras e roteiristas. A programação vai até o dia 21 de março e tudo acontece a partir das 15h. Acesse aqui para assistir gratuitamente e veja a programação completa aqui.

Mariana Aydar é uma das atrações do Festival Afrodisia em Pauta. Foto: Autumn Sonnichsen

Festival Feminino

Para celebrar o Mês da Mulher, a terceira edição do Festival Feminino conta com uma programação cheia de shows, filmes e performances. E você pode acompanhar tudo online e gratuitamente direto pelo YouTube do evento. De quinta-feira a sábado o rolê começa às 19h e, no domingo, às 13h.

Quarta-feira, 25 de março
A partir das 19h
Roda de conversa: Corpo Delito – “Um Céu de Estrelas”
Naruna Costa
Luedji Luna

Quinta-feira, 26 de março
A partir das 19h
Roda de conversa: Corpo Político – “Eleitas”
Mel Lisboa
Mariana Aydar

Luedji Luna. Foto divulgação

Música Clássica

No sábado, Minczuk comanda repertório com a obra Bachianas Brasileiras n.2, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), um dos grandes representantes do movimento da Semana de Arte Moderna de 1922.  A Orquestra Sinfônica Municipal interpreta os quatro movimentos da obra: Canto do Capadócio, Canto da Nossa Terra, Lembranças do Sertão e O Trenzinho do Caipira. Acesse aqui  para assistir a partir da R$19h40, gratuitamente.

Orquestra Sinfônica Municipal. Foto: @theatromunicipalsp/ Facebook

Van Gogh

Van Gogh (1853-1890) – um dos maiores pintores do mundo é homenageado no espetáculo online de Elias Andreato e Marcia Abujamra. O solo, montado pela primeira vez em 1993, ganhou uma nova versão para você curtir na faixa. O rolê acontece no domingo, 21, a partir das 19h. Acesse aqui para assistir.

Elias Andreato. Foto: João Caldas

Craca beat

Na próxima sexta-feira, 26 a partir das 18h, por 50 minutos o mundo irá assistir ao artista multimídia Craca Beat num show imersivo de música e videomapping feito especialmente para este espaço, a convite do Festival Marte. O produtor musical e artista visual conseguiu mapear o teatro em sua totalidade, de forma que suas imagens conversam com a música e com os movimentos da câmera dentro do espaço. O legal disso tudo é que Craca Beat não vai estar no palco fisicamente. Eles foram colocados sobre uma foto 360º que foi videomapeada e convertida num domo virtual, por onde a câmera (também virtual) se movimenta através de uma técnica chamada reframe. O público será “pendurado” numa espécie de drone virtual que navegará pelo espaço da Casa da Ópera. O show é imersivo, surrealista e dançante. Aqui você tem acesso ao link para o show

Craca Beat apresenta um show imersivo, surrealista e dançante

Live com Herzegovina

A banda carioca Herzegovina lança o vinil Emergency pelo selo goiano Mandinga Records com live na quinta feira, 25 de março às 20h. A apresentação vai acontecer no Audio Rebel e transmitida pela Plainsong, uma nova plataforma destinada à difusão de bandas pós-punk com fonogramas, vídeos e venda de produtos, que é o canal que a Herzegovina usa para se comunicar com seu público. Assista aqui.

Herzegovina. Foto: André Góes

Lançamento

A artista Iara Rennó  estreia o projeto Pra te Abraçar.  – uma websérie em 6 episódios a serem exibidos no Youtube da artista em março e abril de 2021, sempre às 20h. Em cada um deles, um encontro musical diferente, gerando um registro de 30 músicas inéditas e dando um panorama da produção da compositora durante o confinamento da pandemia no ano de 2020. Iara compôs cerca de 40 novas canções, sozinha ou em parceria com artistas diversos, como Thalma de Freitas, Tetê Espíndola, Lucina, Anelis Assumpção, Céu, Peri Pane, Curumin, Alzira E, Ava Rocha, Duda Brack, Gustavo Galo, Julia Rocha, Josyara e o poeta arrudA. Doze destes artistas participarão das live-shows onde, junto com Iara, irão tocar, cantar, dialogar sobre essas músicas que nasceram recentemente e os processos das parcerias. As exiições acontecem sempre às 20h no Youtube nos dias 24 e 31 de março, além de 07, 14, 21 e 28 de abril.

Iara Rennó. Foto por José de Holanda

Semper Volt

Esta semana o Semper Volt está de volta com a live semanal em seu canal no Youtube, que vai até o dia 7 de abril. O projeto Cristalizando terá ainda as participações especiais dos artistas Negro Leo, que estará no dia no dia 31 de março; São Yantó, que se apresenta no dia 24 de março, e do baterista Carlos Bala, pai de Semper, que já tocou com grandes nomes do cenário musical como Gal Costa, Djavan, Caetano Veloso e Maria Bethânia.
As lives são inspiradas no programa “From The Basement” da BBC e são uma ótima oportunidade para conhecer ao vivo as músicas do recém lançado disco “Cristal” (2020, independente), que traz uma mistura de pop experimental com sons eletrônicos afro-brasileiros.

24/03 – Semper Volt convida São Yantó
31/03 – Semper Volt convida Negro Leo
07/04 – Semper Volt convida Carlos Bala
Horário: às 21h
Para assistir: canal oficial de Semper Volt no Youtube
Gratuito
Livre para todas as idades

Semper Volt. Foto: Pedro Viana/Divulgação

Abacaxepa 

O Abacaxepa, banda formada em São Paulo, apresenta uma série de seis shows online e gratuitos em parceria com seis espaços culturais da cidade. O próximo acontece na Casa Amarela neste domingo, dia 21 de março às 18h. A transmissão acontece via youtube.

Abacaxepa. Foto divulgação

Festival Rockit!

Festival Rockit! – evento idealizado pelo produtor Estevão Casé – coloca no mundo a sua segunda edição. Situado no Rio de Janeiro. Fundado por Dado Villa-Lobos, da Legião Urbana, o estúdio Rockit! serviu de palco para as cinco apresentações da programação. A transmissão do último show acontece neste domingo, 21 de março às 20h, pelo canal oficial do estúdio no YouTube.

Com cantores e compositores conhecidos no mercado pela atuação ao lado de grandes nomes da música nacional, o line-up do evento traz nomes experientes, mas ainda novos aos ouvidos do grande público. É o caso de Marcelo Callado que, como baterista, integrou a banda Cê, de Caetano Veloso, já se apresentou com Arnaldo Antunes e Jorge Mautner e é um dos músicos do grupo Do Amor.

Data: de 17 a 21 de março
Horário: sempre às 20h
Onde: Canal do Estúdio Rockit!

Festival Rockit! Foto por Rogério Von Kruger

Sérgio Britto

Nesta sexta feira, 19 de março de 2021, às 10h, Sérgio Britto lança um novo álbum compacto em todas as plataformas digitais. São duas canções, Se Agora For Tarde e O Tempo Das Palavras, ambas de autoria de Britto. As canções estão sendo lançadas de duas em duas a cada três meses. Assim até completar um total de doze. Pre save aqui.

A música O Tempo Das Palavras vem acompanhada, ainda, de um vídeo dirigido por Raul Machado do The Quarantine Experience. O vídeo teve co-direção de Maurício Caires, Diogo Marques e David Campbell. Assista aqui o teaser e assista ao clipe nesta sexta, 19, aqui.

Sérgio Britto. Foto divulgação

Palco Virtual Itaú Cultural 

Bruno Capinan apresenta no Palco virtual do Itaú Cultural seu quinto álbum, Leão alado sem juba, composto de nove faixas que falam sobre perdas, desencontros, isolamento e violência policial contra negros. Residindo no Canadá há quase duas décadas, o cantor baiano é conhecido pelo seu olhar sensível e atento ao mundo. O show acontece no dia 28 de março, às 20h pelo zoom e traz um repertório totalmente autoral. Reserve seu ingresso gratuito neste link.

Bruno Capinan. Foto: Daryan Dornelles

André Macleuri

Multi-instrumentista, compositor e produtor, André Macleuri faz show de música instrumental, com canções executadas ao piano e ao violão, no próximo dia 25 de março, às 20h pelo zoom, na programação do Palco virtual do Itaú Cultural (IC). O repertório conta com músicas de Renascimento, seu último álbum, além de canções em parceria com outros compositores. Reserve seu ingresso neste link.

André Macleuri. Foto: divulgação

Dança

O Palco Virtual do Itaú Cultural  recebe duas apresentações de dança, seguidas de bate-papo, no sábado 20 de março. Quem abre a programação da noite, que tem início às 20h via zoom, é o espetáculo Lugar Comum, do Centro de Pesquisas Cênicas (Cepec); após a apresentação, entra em cena o Enlugar Arte e Movimento com sua performance Enlugar. Para encerrar a noite, os dois grupos participam de bate-papo com mediação da artista Flavia Pinheiro. Reserve seu ingresso aqui

Lugar Comum é uma variável entre tempo e espaço. O lugar que você ocupa, não é o mesmo em que o outro está. Mas com o advento do tempo, o espaço se transforma e a velocidade alterna… quem estará lá não será mas você. O tempo muda e o lugar volta a ser seu. Lugar Comum, pessoas diferentes

Cine África

Durante o fim de semana acontece uma nova edição do Cine África – desta vez em parceria com o Cineclube Mário Gusmão. Organizado pela Mostra de Cinemas Africanos, o evento é gratuito e disponibiliza dezenas de títulos, entre longas e curtas-metragens. Para mostrar uma visão diversa do continente, a curadoria de Ana Camila Esteves e Beatriz Leal Riesco contemplou filmes de países como Quênia, Marrocos, Gana, Egito, Etiópia e República Democrática do Congo. Tudo isso acontece  de 19 a 21 de março, às 19h.Acesse a plataforma Spcine Play para assistir, mas atenção: as estreias acontecem sempre às 19h, incluindo as dos programas de curtas. Tudo fica disponível por 72 horas, mas os longas têm limite de visualizações.

Sakawa (2018), de Ben Asamoah (Gana)
Estreia: 19 de março, às 19h | Limite de 500 visualizações

Descobrindo Sally (2020), de Tamara Dawit (Etiópia)
Entreia: 20 de março, às 19h | Limite de 500 visualizações

Vamos Conversar (2019), de Marianne Khoury (Egito)
Estreia: 21 de março, às 19h | Limite de 400 visualizações

Me Chamo Samuel (2020), de Peter Murimi (Quênia)
Estreia: 22 de março, às 19h | Limite de 600 visualizações

Cena do documentário Vamos conversar. Foto: Divulgação

Musical Cordel Viajante 

O espetáculo Cordel Viajante, do Núcleo Artístico Forró do Candeeiro faz uma apresentação no dia 21 de março, às 16h, gratuito. O público confere a peça no canal do YouTube do grupo. Na trama, os espectadores acompanham a história de Juarez, que viaja pelo sertão nordestino para reencontrar sua amada Maria, depois de tentar a vida na cidade grande. É em busca de seu amor e de suas raízes que ele atravessa esta jornada musical, repleta de sonho e poesia. Vai rolar muito forró, baião, xaxado, galope e rastapé com clássicos de Gonzagão, Dominguinhos, Sivuca, Trio Nordestino, Gil, Zé Dantas, Antônio Barros, Assissão, Humberto Teixeira e mais.

Amanda Sousa

Amanda Sousa é mãe, feminista, tem 30 anos e é formada em Comunicação Social. Natural de São Paulo, atualmente mora em Jundiaí. É apaixonada por música desde que se entende por gente. Vai do punk ao pop, gosta de descobrir sons em todas as vertentes.

× Curta Music Non Stop no Facebook