6/10
A curitibana Bárbara Boeing acaba de lançar seu novo EP, Memoir, pela gravadora alemã Toy Tonics. Em 2023, a artista já havia estreado na label com o Brasiliana EP. Disponibilizada dia 08 de novembro, a nova empreitada tem quatro faixas contemplando diferentes referências, puxando para a ostentação globetrotter que tem tomado sua carreira nos últimos anos. Boeing vem tocando em importantes eventos como o Cercle espanhol e o ADE holandês.
O EP impressiona pela excelente mixagem e masterização, muito acima da média do que se ouve em produções atuais, com agudos cristalinos e graves perfeitamente comprimidos, abrindo espaço para os elementos que a DJ distribui pela música. Independentes, as quatro músicas formam uma salada propositalmente sugerida pela DJ. Passeia pela deep house de São Francisco dos lendários selos Purple e Tango, como na faixa de abertura Mar dei Sargassi, e na que fecha o EP, NoLo’s Awakening. Não fosse um certo excesso melódico, cairia perfeitamente naquele onírico cenário que tomou conta da baía californiana na virada do milênio. Ensolorada, Pantelleria traz um quê baleárico e a terceira faixa, como seu próprio título informa, Tokyo Love Affair, é um passeio pelo mundo do Yellow Magic Orchestra.
Memoir é uma evolução natural de Brasiliana. Mais maduro e com timbres mais sofisticados, vai consolidando o casamento entre Boeing e a Toy Tonics. Naturalmente, desperta vontade em ouvir o que virá em 2025, quando a produtora estará mais à vontade para se desprender das melodias sintetizadas e atravessar aquele portal em que os beats são tão sofisticados que nos submergem no plasma existencial onde tudo é belo e confortável. O útero do groove.
Enquanto viaja (pela música e pelo mundo), a DJ divide seu tempo entre o estúdio e a nova festa, Bárbara Boeing Convida, com edições em São Paulo, Londres, Milão e Lisboa. Mas aqui estamos falando de lançamentos musicais. E em relação a isso, estou ansioso pelos próximos capítulos.