
9.5/10
Se Sirius Syntoms, sétimo álbum de Lindstrøm programado para chegar as plataformas dias 23 de maio pela Feedelity, for tão bom quanto o single Cirkl, disponível para audição por enquanto somente no Bandcamp, teremos um dos melhores álbuns de música eletrônica da década. O som, que será lançado oficialmente nesta sexta-feira, 11, é uma aula e um futuro clássico, provando que o produtor norueguês segue no auge da sua criatividade e, principalmente, da inovação técnica que sempre foi uma de suas caraterísticas.
A faixa traz muitos dos elementos que o fizeram amado no avant garde da música eletrônica. Baixos que surpreendem com notas vindas aparemente do nada, sintetizadores tortos e provocantes e estilingadas que soam como uma bolinha de groove ricocheteando dentro da cabeça. Evolui sem apelos, retrocede para silêncios rítmicos sem perder a pegada e, para os DJs e nerds de produção, traz uma coleção de sons sublimes, perfeitos, que vão desde o timbre do kick ao cristalino do chimbau — e, meu Deus do céu, sintetizadores surreais!
Nos últimos tempos, tem sido cada vez mais difícil inovar com equilíbrio. Afinal, muita coisa já foi feita e a tecnologia está cada vez mais à mão de todos, dispensando estúdios caríssimos. É lugar comum, na busca de um hit inesquecível, apelar para o épico, para o barulhento ou, infelizmente, para o pop doce e acessível. Lindstrøm escapa de tudo isso. Uma bela cidade à beira de um rio, moderna e charmosa ao mesmo tempo, em um mundo cheio de arranha céus feios e ruas congestionadas.
O DJ despontou para o mundo em um cenário que promoveu uma espécie de salvação da música eletrônica no começo do milênio, produzindo disco music à la Blade Runner, aprofundando-se no estudo dos sintetizadores para tirar sons inesperados, que provocam o ouvinte a nível neuronial, e não neurótico, como os saturados hits do maximal e do electroclash, seus contemporâneos. E o mais legal é que não ficou “lá atrás”. Sua música segue divertida e avançada, porque precisamos disso, mais do que nunca.

Cirkl está disponível no Bandcamp do artista, uma plataforma de lançamento que vários bons músicos têm usado para disparar sua arte, antes de jogar no oceano do streaming. Mas você pode ouvir gratuitamente sem precisar nem mesmo de login. Agora, nos resta contar os minutos até o lançamento de Sirius Syntoms!