8.5/10
Em seu terceiro álbum, In Waves, o DJ e produtor inglês Jamie xx conseguiu a proeza de transformar sua produção em uma grande festa entre amigos. As conversas, as risadas, a dança e a descontração ficaram impressas no trabalho, transformando este em um lançamento divertido e sublime. Para beber com ele, chamou os parceiros da antiga banda The xx, além de The Avalanches, Honey Dijon, Oona Doherty e Robyn.
In Waves é muito boa onda, e apresenta um artista em seu auge. Engloba fundamentos de todo o universo da música eletrônica: o breakbeat, a house, a bass music e, principalmente, tem aquela combinação de sabores de um domingo de manhã frio, pós-festa, pelas ruas e pubs de Londres. Um rolê com os amigos, com a cabeça meio inchada, depois de uma noite em que tudo deu certo.
Para os brasileiros, há um componente ainda mais excitante. Jamie lançou seu álbum um mês antes de se apresentar no país, na Gop Tun de 26 de outubro, na Praça das Artes. Os ingressos já estão esgotados há muito tempo. Na festa, esperemos que o artista apresente muitas das ótimas faixas do novo trabalho. Algumas de suas músicas soam como clássicos eternos da música eletrônica, caso de Still Summer, por exemplo. Extremamente bem-produzida, a música é pop sem apelações e realmente é, como sugere seu título, profundamente solar.
Tudo no disco é para grandes plateias. No caso de Jamie xx, isso soa positivo, inclusivo. Ouvir o álbum é como ter uma aula de história da música eletrônica, desde os tempos da acid house. Nostálgicos se lembrarão com incríveis flashbacks dos primeiros momentos da invasão francesa à música eletrônica. De ponta a ponta, o álbum passa longe da melancolia, segue mãos pro alto do começo ao fim. E vai se superando faixa a faixa.
The Feeling I Get From You é um sorriso constante. Breather, impossível de ouvir parado. Que belo trabalho fez o produtor inglês. Um disco que passa bem longe do lugar comum, principalmente da ultrassaturada eletrônica synthwave, cooptada pelo mundo pop nos últimos anos.
In Waves tem 12 faixas diferentes, porém perfeitamente conectadas entre si. Candidato a um dos melhores de 2024. Sortudos aqueles que terão a oportunidade de estar na Praça das Artes dia 26 de outubro.