Renato Cohen atravessa portal da dance music para o rock psicodélico no comando do selo Quadrado Mágico. Baixe remix exclusivo

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Demorou, mas aconteceu. Renato Cohen agora comanda a divisão de remixes do selo Quadrado Mágico e consolida de vez a transmutação de rock psicodélico em dance music (e vice-versa) no Brasil.
Apesar de surgir como uma antítese do rock nos anos 90, a avalanche que engoliu a juventude naquela década na Europa tinha muito da atitude roqueira primordial, ao contrário da cena americana, onde tudo sempre caminhou no campo da black music.

Duas décadas depois, a rapaziadinha engatou um revival do código de conduta punk e, graças à ressurreição da diversão sintética, mixado com o movimento de rock psicodélico sessentista. O termo “neo hippie” apareceu para definir os coloridos festeiros amantes da natureza.

Anos depois, assistimos ao surgimento do electro rock e do maximal, que incluíram na própria música (em vez dos lifestyle) elementos e estruturas musicais roqueiras, abrindo de vez a porteira. O que se viu então na indústria musical foi uma onipresença criativa: todas as superbandas de rock compondo de olho na pista de dança. Várias delas inclusive assumindo o tal 4 x 4 como levada oficial de seus hits.

No mundo dos artistas e gravadoras mais underground, selos (ah os selos, tão responsáveis por tudo de novo no mundinho) juntaram as duas coisas: a atitude com os elementos musicais. Algumas pequenas gravadoras alternavam lançamentos de rock com música eletrônica, caso da espanhola Lovemonk, por exemplo. Enquanto outras promoviam uma suruba de remixes levando um tema que originalmente mirava para o norte, ela apontava para o sul, para o leste ou para um espiral esquizofrênico de humores, feito coelhinho de quermesse.

Renato Cohen tocando no palco Selectors, no Dekmantel SP. Foto de Jetmir Idrizi

No Brasil, o DJ e Produtor (com P maiúsculo mesmo) Renato Cohen representa este angú como nenhum outro artista brasileiro. Ex-baterista da banda pós-punk paulistana Disk Putas, Renato moveu montanhas para levar ao Hell’s Club seu neandertal Live P.A. de techno, o Level 202.

Quem acompanhou sua carreira de perto sabe que a mente de Renato foi programada na linguagem punk e viu tais diretrizes regerem cada decisão de sua carreira. O DJ sempre transitou nos buracos baratônicos, mesmo quando girava o mundo sob a égide de nova sensação do techno mundial. Apoiou pequenos projetos, não ficou em cima do muro e temperou sua música com vibrações e elementos super, digamos assim, rock’n’roll.

Logo, ninguém melhor do que ele para misturar os elementos nesta caçarola. “Eu e meu amigo de Brasília Miguel Galvão já tínhamos essa ideia faz uns anos, de encontrar um ponto entre o rock psicodélico e a música de pista de dança. Com a idéia de fazer o selo Quadrado Mágico, logo de cara a gente pensou em fazer uma ramificação que lançasse remixes”, conta Renato, que tem a responsabilidade de ouvir os futuros lançamentos psicodélicos do Quadrado Mágico e encontrar remixadores capazes de entender a viagem e transformá-la em novos diamantes dançantes.

Capa do EP A Montanha Sagrada Remixes, da banda Bike

O selo Quadrado Mágico aproveita uma maré sempre favorável neste mar psicodélico cheio de peixinhos brasileiros. Desde os tempos de Júpiter Maçã e Super Cordas, passando pelos mais recentes Boogarins, sem esquecer a maconherada da cena stoner e a vulcânica cena progressiva setentista, o brasileiro sempre gostou de uma viagem pelos labirintos urbanos ou pelos pastos do Brasil (quem nunca, né?).

A banda Bike, cujo EP A Montanha Sagrada Remixes tem nomes como Renato Cohen e Sphynx (Marcio Vermelho e Zopelar)

Os primeiros lançamentos da nova empresa maluquinha são os discos das bandas Bike e That Gum I Like (TGUL). Ambas já vêm com um pacote de remixes de responsa, escolhidos por Renato Cohen. O Bike é remixado pelo próprio, além de Marcio Vermelho, Pedro Zopelar, Bruno Belluomini e o Forró Red Light. Já o EP do TGUL traz Mari Perrelli, Kurup, Meduna e novamente Renato Cohen.A trupe promete muita coisa boa por vir. Como quatro beats valem mais que mil palavras, o Quadrado Mágico e o Music Non Stop animam suas festas com o download exclusivo e gratuito do remix de Renato Cohen para o That Gum U Like! Tá bom? Tava bom, mas agora melhorou, né?

PARA BAIXAR A FAIXA THE BLACK LODGE CLIQUE EM BUY NOW E COLOQUE R$ 0 NO CAMPO VALOR

× Curta Music Non Stop no Facebook