Lollapalooza reggae Maneva. Foto: Divulgação

O roteiro do Lollapalooza 2024 para quem curte reggae

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Gênero musical de origem jamaicana não foi esquecido pela curadoria do festival

O reggae tem, no Brasil, um dos cenários mais sólidos entre os gêneros musicais importados, tanto no que diz respeito à sua nação de fãs, quanto de artistas que souberam, como poucos, reinterpretar o estilo e dar um tempero brasileiro ao groove jamaicano.

Prova disso, é a gigantesca turnê de despedida da banda Natiruts, com ingressos em estádios com o Allianz Parque se esgotando logo nos primeiros dias de venda.

O Lollapalooza 2024 mostrou estar de olho no movimento e, embora não sejam muitas as atrações no line-up no festival, tem um belo extrato de como o estilo foi transmutado para a cultura brasileira. Desde clássicos como Maneva e BRAZA, a artistas que surgiram desta cena e depois se desenvolveram para outros universos musicais, como Céu e BaianaSystem, por exemplo.

Para os amantes de um bom dub, montamos um roteiro especial com os shows que você não pode perder. Confira abaixo!

Para o serviço completo do Lollapalooza 2024, com opções de transporte, hospedagem, e regras do que pode ou não levar, além da programação completa, consulte o nosso guia definitivo para o festival.

Sexta-Feira

12h45 – Maneva (Palco Alternativo)

Foi dado ao reggae a missão de abrir oficialmente o Lollapalooza 2024 (ao lado do hardcore da banda Rancore). O Maneva, que existe desde 2005 e já te tem 15 álbuns lançados, ocupa o Palco Alternativo para receber a multidão que chega ao evento.

19h05 – BaianaSystem  (Palco Alternativo)

No mesmo palco, mas dando boas vindas à primeira noite do festival, uma banda que surgiu e bebe muito na fonte do reggae, o BaianaSystem. O grupo chega com a expectativa de fazer um dos melhores shows do festival.

Sábado

O sábado do Lollapalooza ficou sem reggae! Para matar a sede de um bom dub, alguns artistas flertam com o estilo em algumas de suas composições, como Manu Gavassi, que toca 14h35 no Palco Alternativo, e o encontro dos Titãs, banda que abusou do ska na primeira fase de sua carreira e tem, como um de seus maiores hits, Marvin, reggaeira raiz! O grupo paulistano fecha o palco Samsung Galaxy, às 22h35

Domingo

13h30 – BRAZA (Palco Samsung Galaxy)

A banda que trocou de nome para se dedicar ao reggae (o Braza é formado por remanscentes do grupo de hardcore Forfun) toca na tarde de domingo para agradar o pessoal da brisa.

14h30 – Céu (Palco Alternativo)

Embora tenha incorporado o samba, o indie folk e a MPB em sua música, Céu surgiu como uma cantora de reggae. Seus primeiros shows eram pura viagem pelo dub, característica que marca sua carreira até hoje. Além do mais, a artista respira reggae com seu jeitinho de cantar, e vez por outra inclui Bob Marley em seu repertório.

17h45 – Gilberto Gil (Palco Samsung Galaxy)

Gil se apaixonou pelo reggae quando conheceu a comunidade jamaicana em Londres, durante seu exílio. Incorporou o estilo em suas composições, que renderam grandes hits, como Não Chore Mais e A Novidade. Respect!

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook