A comédia Caveman, de 1981, proporcionou o cruzamento improvável de dois ícones pop
Dizem por aí que, através de apenas seis conexões, somos capazes de conhecer qualquer pessoa no mundo. Verdade ou não, a comédia Caveman, de 1981, comprovou que os encontros mais absurdos e inimagináveis podem realmente acontecer. Afinal, quem poderia supor que as histórias de ícones pops tão distantes poderiam, um dia, se cruzar?
Estamos falando de The Beatles, a maior banda de todos os tempos (que, inclusive, lançou música com vocais póstumos de John Lennon no mês passado) e o seriado infantil de comédia Chaves, sucesso absoluto na América Latina, conforme destacou o portal do jornalista Igor Miranda recentemente.
Caveman, no ano de seu lançamento, foi chutado pela crítica e desprezado pelo público. O único gancho passível de chamar atenção foi a escolha do protagonista Ringo Starr, ex-baterista dos Beatles, para interpretar um homem das cavernas “muito louco”, como dizemos por aqui.
O filme foi escrito e dirigido por Carl Gottlieb — conhecido como roteirista da sequência Tubarão — e contava também com Dennis Quaid, Shelley Long e Barbara Bach no elenco principal.
Lá vem o Chaves?
A película foi quase toda gravada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na cidade de Somberete, México. Graças à parceria de produção entre México e Estados Unidos, alguns atores latinos foram convidados para compor o elenco de apoio. Aqui é onde rola a intersecção com a turma do Chaves — mais precisamente, com o filho do ator que interpretava um dos mais carísmaticos personagens da série: Esteban Valdés, filho de Ramón Valdés (o Seu Madruga, ou Don Ramón, como o personagem é chamado originalmente).
Esteban tentava a vida como ator. Ainda não sabia que a carreira acabaria não deslanchando. Tentou também ser cantor, mas acabou como produtor devotado à carreira do pai: produziu o documentário Con permisito dijo Monchito (Com Licencinha para o Madruguinha), lançado em 2019.
Poucos atores de sucesso, no entanto, podem bater no peito e dizer: “eu já fiz um filme com um Beatle”! E este troféu pode ser dado ao filho de Ramón.
Ringo Starr aproveitou sua experiência atuando nos cinco filmes que fez com os Fab Four para também dar seus pulos no mundo do cinema. Antes de encarar o papel de homem das cavernas, já havia participado de The Magic Christian (1968), Blindman (1971) e O Filho do Drácula (1978). Dirigiu alguns filmes também, como o Born To Boogie, dedicado a Marc Bolan, da banda inglesa T. Rex, em 1972.
O ex-goleiro do Corinthians de Santo André, Zaluar, era tão orgulhoso por ter tomado o primeiro gol que Pelé fez como profissional, que tinha impresso em seu cartão de visitas: “Zaluar Torres Rodrigues – Goleiro do 1° gol do Pelé”.
Esteban Valdez poderia também imprimiu o seu: “Coadjuvante de Ringo Starr – e filho do Seu Madruga”.
Você pode assistir a Caveman na íntegra pelo player abaixo.