Saiba mais sobre a estrutura do Time Warp 2024, que rola neste final de semana
Em contagem regressiva para a edição brasileira de 2024, o Time Warp convidou o Music Non Stop para uma visita técnica ao local do festival: o icônico Vale do Anhangabaú, seguida de uma coletiva de imprensa. Utilizando o espaço em quase sua totalidade, a edição nacional do evento receberá cerca de 15 mil pessoas por dia, oferecendo, pela primeira vez, três palcos. O mote do evento é orientado para a pista de dança por meio do slogan The truth is on the dancefloor.
O primeiro deles, floor 1, e principal, fica próximo ao Viaduto do Chá. Trata-se de uma tenda de cerca de cem metros de profundidade com capacidade para receber em torno de cinco mil pessoas, além do backstage. Nele, é possível enxergar uma enorme estrutura de motores no teto, que se transformarão de posição por meio de cores e luzes no decorrer da noite, utilizando tecnologia criada na gringa.
O sistema de som superavançado conta com caixas D&B, tudo para agradar os ouvidos mais atentos e exigentes. Mas calma: há mais de 20 containers para bloquear e organizar o caminho do som, já que a configuração é pensada para evitar que o subgrave propague para todos os lados. Tudo é feito de acordo com as diretrizes da Prefeitura de São Paulo, com a qual a organização mantém firme contato, respeitando tanto as leis sonoras quanto as de patrimônio cultural.
Inclusive, foi preciso adaptar a planta do festival para garantir a vista das paisagens do coração da cidade. Segundo Marcelo Madueño, diretor de produção da Entourage, “o maior desafio foi encaixar a demanda técnica e de estrutura dentro de um espaço que tem uma importante regulamentação como patrimônio histórico”. Sendo assim, a cenografia do Time Warp Brasil reúne o minimalismo alemão de sua origem — juntando arte, música e tecnologia — com o cenário urbano de uma das maiores cidades do mundo, como São Paulo.
Isso tem tudo a ver com o segundo palco, floor 2, que é open air, em sentido contrário ao floor 1. Criada pelo time brasileiro, a estrutura é uma evolução do palco anterior e foi feita justamente a céu aberto para tropicalizar o festival. Ainda de acordo com Madueño, a edição alemã é feita totalmente em espaços fechados pela dificuldade que a equipe enfrenta quanto ao isolamento acústico, já que a região é residencial.
E falando em deixar o festival mais com a cara do Brasil, a organização tem liberdade criativa para tal, e tem optado por expandir o techno e garimpar artistas da house à disco para o lineup, sem deixar de lado também a parte estética, abraçando a relação da cenografia com o espaço ocupado e levando instalações artísticas. Neste caso, como a marca celebra 30 anos de existência, haverá uma exposição multimídia com imagens marcantes dessa história, que nasceu em 1994 na Alemanha e em 2018 no Brasil.
O terceiro e último palco, além de inédito, é patrocinado pela cerveja Beck’s e está localizado na região da Praça das Artes. O floor 3 também será o local da after-party, evento que ocorre após o encerramento do Time Warp e com capacidade reduzida para cerca de duas mil pessoas.
O planejamento e idealização demoram cerca de um ano. São 4 mil colaboradores na montagem, quatro mil durante o evento e três mil desmontagem. E o Vale do Anhangabaú promete ser a casa do Time Warp Brasil por pelo menos cinco anos, de acordo com contrato firmado e com o relacionamento muito próximo da equipe com a prefeitura da cidade.
Para isso, o evento conta com central de monitoramento interno e externo, pensando no cuidado com o público do país e de fora dele (o que contabiliza cerca de 32% dos ingressos); sem contar com as áreas de acessibilidade e PCD e movimento de redução de danos, que conta com profissionais (entre psicólogos e advogados) para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade.
O festival também conta, nesta edição, com copos retornáveis e com merchandising oficial em colaboração com a marca Cartel Zero Onze, já disponível para venda.
Sobre o Time Warp
O Time Warp surgiu na Alemanha em 1994 com base nos ideais da cena house/techno, e, aliado a uma infraestrutura e tecnologia audiovisual de ponta, logo se tornou um dos festivais mais conceituados da Europa entre os ambientes underground.
Estabelecido em São Paulo desde 2018 pelas mãos da Entourage, o Time Warp Brasil repete por aqui a mesma qualidade de curadoria e cenário, consolidando-se como um dos maiores eventos da cena nacional. Com dois dias e dois palcos, o festival reúne pessoas de todos os cantos do país.
Em 2019, o Complexo do Anhembi recebeu mais de 20 mil pessoas dispostas a viver toda a experiência que cerca o ambiente do TW. Após uma edição muito bem-sucedida em maio de 2022, a marca retornou à capital paulista nos dias 11 e 12 de novembro, na ARCA, levando um showcase especial e um projeto de palco exclusivo. Efetivou-se, então, uma relação íntima entre o Time Warp e o Brasil.
Com mais de 40 atrações e de 30 mil presentes no Autódromo de Interlagos em maio do último ano, a edição 2023 se consagrou como a maior realizada até então.
Agora, em 2024, o Time Warp Brasil tomará conta de toda a extensão do renovado Vale do Anhangabaú, pela primeira vez com três palcos. Milhares de pessoas se reunirão no Centro da cidade, rodeadas pelos arranha-céus paulistanos, ao som de grandes lendas e novos nomes que hoje movimentam a cena global, trazendo uma gama de novidades para o rico e complexo movimento da música eletrônica de pista.
Serviço
Time Warp Brasil 2024
Local: Vale do Anhangabaú: Av. São João, R. Formosa – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo/SP
Data: Dias 03 e 04 de maio (sexta e sábado)
Horário: Das 20h às 08h (em ambos os dias)
Atrações: 999999999, Bicep presents Chroma (AV DJ set), Black Coffee, Black Coffee B2B Mochakk, Boys Noize, Chaos in the CBD, Chris Stussy, Delcu, DJ Holographic, DJ Seinfeld, Due, FHTD, Gartzzea, Gop Tun DJs, HAAi, Hercules and Love Affair, Horse Meat Disco, Hot Since 82, I Hate Models, Klangkuenstler, Maceo Plex, Mall Grab, Mari Boaventura, Marta Supernova, Mila Journée, Mochakk, Richie Hawtin, Roman Flügel, Sama’ Abdulhadi, Sara Landry, Silenzo, Skin on Skin, Slim Soledad, Sven Väth, TSHA, Valentina Luz B2B Eli Iwasa, Vermelho e WhoMadeWho (Hybrid DJ Set)
Ingressos: Via Ingresse
Patrocínio: Beck’s