Madness Imagem: Reprodução

Icônico grupo de ska, Madness anuncia turnê de retorno

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Com a Hit Parade UK Tour, banda inglesa retorna depois de mais de um ano com 13 shows na Inglaterra

Europeus (e brasileiros com disponibilidade para dar um belo rolê) terão a oportunidade de ver novamente a icônica banda de ska Madness no final do ano. O grupo de Graham Suggs compartilhou em suas redes sociais a turnê Hit Parade UK Tour, com 13 shows em dezembro pela Inglaterra, país em que o grupo nasceu, nos anos 70, mais precisamente no vibrante bairro de Camdem Town.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Madness (@madnessband)

Tudo pertinho de casa, mas está dado o toque do Music Non Stop para os organizadores de shows e festivais no Brasil. Já passou da hora de termos o Madness de volta ao país. Seu último show por aqui foi em 2013, no HSBC Hall (atual Vibra).

A última gira da banda rolou na temporada 2023/24, com a turnê do disco que o grupo lançou em novembro de 2023, seu 13º álbum de inéditas, chamado Theatre Of The Absurd Presents C’Est La Vie. Também naquele ano, reuniu seus fãs em torno de uma iniciativa tocante, o prêmio Hour Of Need. Através da iniciativa, fãs podem nominar pessoas que estiveram presentes em suas vidas em momentos difíceis. Uma homenagem aos “heróis desconhecidos”, segundo os músicos.

Quando o Madness surgiu, em 1977, ao lado da comparsa The Specials, a Inglaterra passava por um período de intensa turbulência social, econômica e política. O contexto histórico foi crucial para moldar o som e a mensagem dos dois grupos, que se tornaram os principais representantes do movimento 2 Tone, misturando ska, punk e reggae com letras que refletiam as tensões da época: desemprego, racismo e alucinações de extrema direita propagadas por grupos de skinheads e o movimento National Front.

Se estiver com viagem programada para a Grã-Bretanha, anote as datas e locais da Hit Parade UK Tour, do Madness. Ou torça para uma boa notícia em 2026.

04/12 – Sheffield, Utilita Arena
05/12 – Manchester, AO Arena
06/12 – Glasgow, OVO Hydro
07/12 – Aberdeen, P&J Live
09/12 – Newcastle, Utilita Arena
10/12 – Liverpool, M&S Bank Arena
12/12 – Leeds, First Direct Arena
13/12 – Nottingham, Motorpoint Arena
14/12 – Brighton Centre
16/12 – Bournemouth, International Centre
18/12 – Cardiff, Utilita Arena
19/12 – Birmingham, Utilita Arena
20/12 – London, The O2

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.