Mulatu Astatke Foto: Divulgação

Ícone Mulatu Astatke cancela seu show no C6 Fest

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Músico etíope de 81 anos sofreu um enfarto nos Estados Unidos, e está hospitalizado

Mudança de última hora no line up do C6 Fest 2025. Mulatu Astatke, um dos mais aguardados nomes do “pedaço jazz” do festival, com shows dentro do Auditório do Ibirapuera, cancelou sua vinda ao país após um infarto. O músico, que se apresentaria no dia 22 de maio, se encontra hospitalizado. 

Em seu lugar, o festival anunciou a escalação do saxofonista estadunidense Joe Lovano,  lendário multi-instrumentista de jazz, reconhecido por sua ousadia na busca por novas formas de expressão musical. Saxofonista, compositor e produtor vencedor do Grammy — conquistado pelo álbum 52nd Street Themes —, Lovano acumula outras 14 indicações à premiação e é presença constante nas enquetes da revista DownBeat, em que faturou diversos prêmios como “Saxofonista Tenor”, “Músico do Ano” e “Álbum de Jazz do Ano”, além de ter recebido a “Tríplice Coroa”. Também foi amplamente premiado pela JazzTimes e pela Jazz Journalists Association.

Não será desta vez que os brasileiros verão de perto um músico que se tornou referência para gerações da música urbana, incluindo o hip-hop. O mestre nascido na Etiópia foi sampleado às toneladas em discos do gênero. Mulatu Astatke está com 81 anos. O Music Non Stop deseja saúde e pronta recuperação ao homem.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.