Atalhos, ao vivo em Buenos Aires, AR – foto por: Charlie Riobueno

Mega Turnê da Atalhos pela Europa e ORUÃ pelos Estados Unidos + novidades e Festão da Before Sunrise Records e tudo sobre a música indie atual na sua IndieAmérica.

Bruno Montalvão
Por Bruno Montalvão

IndieAmérica tá na área!!

Nossa coluna se chama IndieAmérica e tem foco na valorização da Cena Indie Latina, mas sem nunca  esquecer o que há de melhor rolando por aí no mercado musical, nós falamos sobre festivais, turnês, lançamentos e novos artistas de todas as partes das Américas e também do resto do mundo. A IndieAmérica é seu espaço para conhecer coisas novas, ficar por dentro das novas tendências e abrir caminho para o NOVO.

A coluna vai viajar por diversos países e começa destacando a saga européia da banda ATALHOS, que nasceu em Birigui e está ganhando o mundo, a caminho da sua terceira turnê internacional em apenas 06 meses. A banda lançou seu novo álbum “A Tentação do Fracasso” no começo de Março e já passou por Estados Unidos (+10 shows passando por SXSW, Treefort Music Fest, Freakout, 01 session para a Paste Magazine) e Argentina (02 shows, um deles Sold Out) e agora se prepara para embarcar na maior turnê de sua vida, cruzando +09 países da Europa de uma só vez. Todos os detalhes dessa aventura deliciosa dos novos heróis do indie nacional vocxxx acompanham aqui, na sua coluna IndieAmérica. E mais: tem entrevista exclusiva com Gabriel Soares, o vocalista e líder da banda e o anúncio – exclusivo e em primeira mão – do poster oficial da turnê!!

Para não fugir do assunto turnê, entrevistamos exclusivamente o músico e produtor Lê Almeida, da banda ORUÃ, que também embarca para uma turnê gigante nos Estados Unidos, com +55 shows, incluindo uma primeira parte onde abrem os shows do clássico grupo de Idaho, Built To Spill.

Também vamos contar um pouco sobre os lançamentos exclusivos do nosso selo Before Sunrise Records para o mês de Setembro, porque tem novidades chegando de diversas partes: Cidade Dormitório lança seu último single antes do novo álbum chegar, ainda em sergipe tem estreia da  amagatos, banda de dreampop novinha (e super deliciosa) lá de Aracaju, tem single novo da Stargirl, duo de shoegaze/dreampop de Nagano, Japão. E vamos falar também sobre o novo single do WRY. E tudo sobre o Festão de lançamento oficial da Before Sunrise Records, o nosso primeiro evento físico depois que permitiram a volta dos shows presenciais, com shows de diversos artistas (do selo) e novidades super exclusivas no super palco do novíssimo queridinho da cena SP, o Cineclube Cortina.

A coluna também vai te mostrar os novos lançamentos musicais que merecem destaque e que são bons para ficar de olho, como os novos ábums de Cass McCombs (dos Estados Unidos), Mi Amigo Invencible (da Argentina), e do meu amigão Free Weed (dos Estados Unidos), e os novos singles de Melody’s Echo Chamber (da França), The National feat. Bon Iver (dos Estados Unidos), Margaritas Podridas (do México), Uniforms (da Espanha) e muito mais.

Destacamos também um novo artista, o cantor SISO, que lançou um álbum lindo chamado “Vestígios”. Confiram todos os detalhes na coluna.

Fechando tampa, nossas dicas da plataforma francesa GROOVER estão de volta, com bastante novidades e 07 novas descobertas musicais super fresquinhas.

Lembrando que anunciamos o show da EL MATÓ A UN POLICÍA MOTORIZADO no Brasil e os ingressos já estão à venda, tanto em São Paulo quanto em Porto Alegre. Os links estão na matéria, fica atento porque o 2º lote tá no meio já! Garanta já o seu ingresso, link no final dessa coluna!

DICA:

E a volta triunfal da nossa playlist IndieAmérica, com o melhor do novo indie latino-americano para vocês ouvirem enquanto lêem a coluna!!

Aperta o play na Playlist e boa viagem, digo, boa leitura!

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Atalhos anuncia turnê GIGANTE na Europa com +30 shows seguidos, passando por +09 países e mostra com exclusividade o poster da sua turnê na coluna!!

Um dos nomes mais promissores da nova cena Indie BR, a Atalhos embarca para Europa dia 12 Setembro para realizar a sua terceira turnê internacional em menos de 06 meses. A tunê Européia da Atalhos começa dia 14 de Setembro e vai até 16 de Outubro, mas não pára por aí, porque mais shows devem ser acrescentados nos próximos dias ao roteiro inicial que já tem 29 shows confirmados, passando por +09 países de Velho Continente.

Shows nos Estados Unidos

Quando lançaram o novo álbum “A Tentação do Fracasso”, em Março de 2022, a banda ao mesmo tempo embarcou para a sua primeira turnê internacional e escolheu os Estados Unidos para fazer sua estreia mundial.

O primeiro lugar a receber a banda foi o gigantesco SXSW, uma conferência de música (e festival) que acontece há mais de 35 anos na cidade de Austin, Texas. A banda realizou 06 shows na cidade e alguns deles foram ícônicos, como a noite Art Island e o palco da Brain no Easy Tiger.

Alguns flyers da USA Tour da banda Atalhos.

Depois do SXSW, a banda ainda embarcou para mais shows no fantástico Treefort Music Fest, em Boise (Idaho) e já contamos tudo sobre esse festival aqui na coluna. E ainda fez 02 shows em Seattle, no também incrível Freakout Weekender, também falamos tudo sobre esse festival na coluna passada.

Shows na Argentina

Em Julho, a banda viajou até Buenos Aires e realizou 02 shows incríveis. Primeiro eles tocaram no novato festival TOCADAK, ao lado de artistas como Los Espíritus, Isla de Caras, Delfina Campos entre outros.

Depois eles tiveram uma noite de SOLD OUT (o primeiro da banda na Argentina) no incrível Centro Cultural Richards, com abertura luxuosa de diversos artistas indie argentinos como Mora (Riel), Delfina Campos, Pira Bastourre (Superchería), Maca Mona Mu e da uruguaia Charlie, que ainda trouxe o seu produtor a também cantor Paul Higgs.

A banda se divertiu tocando para o público argentino as canções do seu último álbum, numa sala lotada e cheia de pessoas felizes e atentas ao som da banda indie do interior paulista, sim, a Atalhos é de Birigui.

Atalhos, ao vivo em Buenos Aires, AR – foto por: Charlie Riobueno

Turnê na Europa

A primeira turnê da Atalhos na Europa começa dia 14 de Setembro com um show na cidade de Valence, França e depois eles viajam para uma série de shows na Suíça, tocando em Zurich, Basel e Corselles. Uma passadinha na Alemanha, para realizar um show em Mannheim, e eles voltam para a França para realizar 05 shows na sequência, incluindo datas em Capbreton, Angoulême, Nantes, Paris e Rouen.

Depois da França, eles pegam um ferry boat e viajam até o Reino Unido para mais uma série de 07 shows, passando por cidades icônicas como Liverpool, Birminghan, Manchester, Londres, Cardiff, Chelmsford e Margate. Mais uma passadinha pela Alemanha com um show em Hussum e a banda viaja até a fria e bonita Escandinávia para realizar shows em Odense (Dinamarca), Gotemburgo (Suécia), Copenhagen (Dinamarca) e Aalborg (Dinamarca).

Mais uma voltinha pela Alemanha com um show em Hannover e a banda viaja para a parte final da tour, passando por Pilsen e Praga, na República Tcheca, e depois por Salzburg (Áustria), mais uma vez na Alemanha, em Esslingen e fecham com shows em Bienne (Suíça) e Chambéry (França), num dos picos que conheço que é o Brinc De Zinc (boa oportunidade para jogar um videogame no alojamento dos artistas e tomar as melhores cervejas aos pés dos Alpes Suíços).

Poster art by Ousi.

Entrevista Exclusiva: Gabriel Soares (da Atalhos) fala sobre suas expectativas em sua primeira, e gigante, turnê pela Europa.

A coluna conversou com o vocalista, compositor, guitarrista, produtor musical e líder da Atalhos, Gabriel Soares, sobre as expectativas dele em sua primeira turnê na Europa.

1. O que você pretende apresentar para o público na Europa?
Vamos tocar pela primeira vez ao público europeu as canções do nosso novo disco, A Tentação do Fracasso (2022, Costa Futuro). Pretendemos apresentar esse universo onírico presente em faixas como Mesmo Coração, Tierra del Fuego, Te Encontrei em SP entre outras. Será nossa estreia na Europa e estamos muito felizes de saber que esse disco que fizemos com tanto carinho nos está levando a tantos lugares do mundo.

2. Quais lugares você está mais empolgado em tocar ou ir (e por que)?

Estamos empolgados pra tocar em absolutamente todos os lugares. Todos serão inéditos pra gente, então a verdade é que estamos curiosos para os shows no interior em algumas cidades pequenas do mesmo jeito que estamos entusiasmados pra tocar em cidades icônicas como Paris, Londres, Copenhague… Mas acho que um dos lugares mais exóticos é Praga, na Rep. Tcheca, nunca imaginei que um dia tería um show da Atalhos em Praga, hahah.

Atalhos, foto por Charlie Riobueno

3. Prestes a realizar a terceira turnê internacional em apenas um ano, e tendo passado por mais de 10 países, você imaginou que esse álbum te levaria tão longe assim?

Durante a pandemia fizemos muitas conexões pela internet, conhecemos muitos artistas e produtores, fizemos parcerias a distância sempre com o intuito de poder um dia gerar esse contato ao vivo. Primeiramente temos que agradecer que ao final sobrevivemos a pandemia e estamos conseguindo concretizar cada um dos nossos planos que fizemos durante os meses de quarentena. Nosso maior objetivo era conseguir rodar o mundo e prometemos tocar no máximo de lugares possíveis quando todo o pesadelo da pandemia acabasse, e acho que de uma certa forma estamos podendo cumprir essa promessa e realizar esse sonho de viajar com o novo disco.

4. Fale sobre o poster, quem fez a arte, como foi que descobriu o artista etc.

O poster é uma colaboração com o artista Adrián Ousi, um argentino que já vem realizando intervenções artísticas com a gente e que desenhou as novas artes do nosso merch, como camiseta e meias, e também desenhou o cartaz de um dos shows que fizemos em Buenos Aires em julho passado.
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ORUÃ e sua Gigantesca Turnê pelos Estados Unidos

A banda indie carioca ORUÃ viaja para os Estados Unidos para realizar uma turnê muito audaciosa e surpreendente, abrindo shows para a clássica banda indie norte-americana Built To Spill e dividindo palcos com bandas como El Mató A Un Policía Motorizado, Las Nubes, Laminate, entre muitas outras.

ORUÃ por Nathália Andrião

Poucos dias atrás, fui ao Escritório – a sede da ORUÃ e da Transfusão Noise Records – e curti uma noite super divertida com shows de Glote, Kartas e a despedida momentânea do ORUÃ das terras cariocas. O lugar é uma espécie de escritório da banda e também funciona como estúdio de gravação, onde eles (Lê Almeida e João Casaes) gravam sons de diversos novos artistas indie da novíssima cena carioca.

Escritório (da Transfusão Noise Records), foto por Brain Productions.

Batemos um papo com o Lê Almeida, a mente brilhante por trás desse combo indie que movimenta a cena indiea carioca e fomenta bandas e artistas underground de diversas vertentes, fazendo a cena carioca pulsar de uma maneira diferente em pleno 2022. Há vida e ela pulsa forte na cena underground do Rio de Janeiro.

Entrevista: IndieAmérica fala com Lê Almeida

01. Quem é Lê Almeida?
Aficcionado por música, gravações e colagens. Nascido e criado na Baixada Fluminense e desbravador de mundos!

02. E a Transfusão Noise Records? Nos conta um pouco como começou e qual o papel dela na formação da cena indie e underground do Rio de Janeiro.

Começou em 2004 na Baixada Fluminense no meu quarto e depois passou pro Centro no Escritório. A idéia era ter um nome que representasse a galera que fazia esse tipo de som mais indie, noise e estranho nesse meio que vivemos no Rio. De lá pra cá já lançamos mais de 100 discos entre inúmeras produções caseiras de fundo de quintal ou estúdios mal acabados. Hoje o Escritório é a nossa base e temos um som próprio cada vez mais forte e bem lapidado.

ORUÃ por Nathália Andrião

03. Como você vê a cena carioca atual, que artistas novos (ou antigos) você destacaria?

Acho que tem surgido ótimas novas bandas com uma vontade cada vez insaciável de som, Glote, Economic Freedom Fighters, Grisa, Gueersh, Kartas, Brita, Balbela e Ralo são só um pequeno exemplo de bandas que vem agitado o Rio de uma maneira bem divertida nos últimos tempos e que gravam muito bem.

04. Você fez parte de uma das formações mais interessantes dessa nova fase do Built To Spill e rodou o mundo com eles antes da pandemia. Como foi essa experiência?

Foi incrível, as vezes no passado ouvindo alguma banda que gostava eu batia cabeça me imaginando em um sonho tocando com aquela banda, nunca jamais achei que esse tipo de sonho poderia virar realidade. Foi uma experiência de vida muito grande pra mim, me fez perceber que para além do som eu montei banda e passei a tocar pra poder viajar pelo mundo, adquirir conhecimento, conhecer pessoas e viver cada vez melhor.

05. Falando nisso, como você conheveu o Doug Martsch e como essa história toda começou?

A gente se conheceu através da Isa, amiga em comum que é de SP, e que conhecia o Doug de internet e mostrou meu som pra ele. Na época ele ia tocar no Brasil com o Built to Spill e queria só conhecer a gente no Rio, acabou que as coisas foram mudando e em algum momento ele convidou a gente para fazer essa breve tour no Brasil em 2018 e no ano seguinte fizemos um ano inteiro de tour pelos EUA e Europa. No fim do ano de 2019 gravamos um disco novo do BTS que sai agora em setembro quando estivermos abrindo os shows com o Oruã, vai ser um momento muito marcante pra gente!

06. E o Oruã? Conta para nós um pouco sobre a banda? Quais são os planos de carreira e destaques que você poderia citar e que podem inspirar novos artistas?

O Oruã surgiu em 2016 e foi a banda que eu mais me joguei no mundo. A gente passou a fazer algumas tours ousadas de carro, indo do Rio a Natal e do Rio até o Uruguai. Acho que nessas viagens a gente foi formando um certo público que alimentava essas viagens, com a pandemia algumas coisas ficaram diferentes e nebulosas, mas já estão clareando.

O que posso dizer para novos artistas é que eles precisam acreditar com muito vontade, se planejar e seguir!

07. Você embarca essa semana para uma das maiores turnês da sua vida, com uma série de +55 shows cruzando todo os Estados Unidos. Quais as maiores dificuldades que encontrou para montar essa turnê? Quais os maiores desafios que a Oruã encontrou ou encontrará nessa turnê? E o quanto você está ansioso para viver isso?

Estou um pouco nervoso nesse início mas muito confiante, acho que é de fato a tour mais ousada e audaciosa que fizemos. Passei um bom tempo durante a pandemia me organizando bem, mantendo a calma, revendo hábitos alimentares e aperfeiçoando o som e todo o ambiente artístico. De início iríamos abrir uma parte da tour com o BTS e aproveitamos para ir falando com amigos de outras bandas dos EUA e ir sondando datas. Um amigo de Seattle, o Ben do Laminate, e a Ale (da Las Nubes) de Miami nos deram alguns suportes e o selo que fazemos parte na Florida, que hoje fica em Atlanta, IFB Records também tem nós ajudado muito, Íngreme o último disco do Oruã inclusive sai já já em uma edição top em vinil por lá.

O maior desafio para a gente com certeza vai ser os lugares de dormir, a gente ainda não desenrolou tudo isso e muita coisa vai ser desenrolada ainda, mas sabemos que vai ser divertido, nosso jogo de cintura é grande.

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Novidades quentinhas do selo Before Sunrise Records: Setembro pegando fogo e cheio de lançamentos inéditos!! E ainda tem Festão do selo em São Paulo!!!

O selo Before Sunrise Records é uma das maiores novidades da cena Indie BR, iniciando seus trabalhos em Maio de 2021, o selo completa 01 ano e meio e novos artistas estão chegando de todas as partes do planeta.

Cidade Dormitório

foto de divulgação: Bruna Noveli // figurino: Movimento Cultural Gyrando Me Acabo Tanay’ura

A Cidade Dormitório está a todo vapor! E chega com música novíssima dia 08 de Setembro, no mesmo dia, eles tocam um show inédito e exclusivaço em São Paulo (mais detalhes ao final desse texto!).

Se nas duas demonstrações anteriores há um certo experimentalismo e distância da sonoridade com a qual a banda se estabeleceu até aqui, Aribé, título que referencia um antigo bairro da capital sergipana, é concebida na terra firme do indie rock em que a Cidade se formou.

Aqueles que foram a shows da banda podem reconhecê-la. Esta música feita e experimentada no calor das gigs, ganha em sua versão de estúdio uma atmosfera que acomoda perfeitamente esse causo urbano em forma de canção. Com videoclipe em mais uma parceria com a Lombada Filmes, desta vez com um novo formato, animações 2d são sobrepostas às cenas filmadas pela própria banda e amigos durante os processos de produção do disco.

O design da animação foi desenvolvido por Caio Campos e Yves Deluc e produzida pelo ilustrador Igor Brunaldi. Um belo guia livre para viagem e imersão nesta trilha psicodélica.

amagatos

amagatos, foto por Lucas Marx

A banda amagatos é indicada para fãs de Slowdive, Tears From Fears, Terno Rei e Beach Fossils.

‘Metropolia’, explica a amagatos, expressa melodias e palavras sobre o sentimento de estar no olho do furacão da engrenagem da vida, o famigerado ciclo – imutável? – de viver e trabalhar e repetir o ciclo.

“Fizemos uma melodia contrapartida da letra que, tenta mostrar seu viés mais triste ao mesmo tempo que soa satírico e como uma ode à vida da forma que ela é e ponto final”, contextualiza a banda, formada por Victor Caldas “Vicá” (vocal/guitarras), Guilherme Bagio (guitarras/teclas), João Pedro “Jompas” (baixo) e Guilherme Mateus “Guima” (bateria).

Apesar da aura alternativa e liricamente melancólica, ‘Metropolia’ é dançante e “streaming-friendly”, cabendo em qualquer estilo de playlist por ser leve e cativante.

A amagatos fala da parceria com a Before Sunrise Records:

“O Montalvão é um cara sensacional! Estudamos bastante sobre como seguir cada passo depois do nosso primeiro lançamento e ele abraçou nosso projeto de forma integral. Estamos muito felizes e muito motivados, porque a música na atualidade é uma terra de escassas gigantescas oportunidades, e queremos nos juntar a um pessoal comprometido com o futuro da mesma forma que a gente. Também é de muita gratidão trabalhar no selo ao lado de nomes como TEKE::TEKE e Cidade Dormitório, bandas que já admiramos a um tempo antes de ingressarmos no selo. Esperamos que em conjunto possamos lançar muita coisa e destrinchar nosso lugarzinho cada vez mais.”

A amagatos é uma banda da novíssima geração do indie sergipano. Sempre bom renovar a cena e o papel da Before Sunrise Records é esse, ajudar a fomentar a cena e apostar em novas promessas. O novo single deles é uma viagem deliciosa por uma metrópole imaginária, com influências de bandas indie norte-americanas.

Aproveitamos para lançar, em primeira mão aqui na coluna, a capa exclusiva do novo single da banda amagatos, o primeiro deles pelo selo Before Sunrise Records. Dia 02 de Setembro, essa música super deliciosa chega em todas as plataformas digitais. E o pré-save tá valendo já, clica aqui e garanta ouvir o single primeiro, aproveite e já coloque “Metropolia” na sua playlist.

Capa de “Metropolia”, novo single da amagatos

Stargirl

Stargirl, volta com a dançante Minami Chitose 南千歳. Stargirl é uma espécie de projeto musical misterioso formada em Nagano, Japão, em 2021. Maiko Kitazawa toca guitarra, canta e compõe a maioria das músicas. Akemi Ito toca bateria e é responsável pelos grooves. A dupla é colecionadora de instrumentos antigos e reciclados, ambas são geeks, e a música da Stargirl viaja por climas e paisagens sonoras que vão de um shoegaze delicado e onírico, a toques suaves de dreampop e noisepop, e algumas influências de lo-fi e até mesmo bossa nova, nos transportando para paisagens leves e puras.

Stargirl, foto por Yoshihiro Kitazawa

O som delas lembra muito bandas como Beach House, Slowdive, My Bloody Valentine e até mesmo Drop Nineteens, Asobi Seksu e Mazzy Star. A maioria das músicas do Stargirl é cantada em japonês e tem uma delicadeza profunda e emocionante.

A nova música Minami Chitose 南千歳 é dançante, divertida e marcada por batidas eletrônicas que podem performar bem em playlists de rock, chill e eletrônicas. A distribuição mundial é via Before Sunrise Records, selo responsável por lançamentos de Cidade Dormitório, Teke Teke (Canadá), WRY, Bike, Ema Stoned, entre outros.

Arte da capa por Maiko Kitazawa

WRY

Nosso selo é especializado em Shoegaze, Dream Pop, Noise Pop e Música Experimental. E tivemos a honra em anunciar um novo artista em nosso cast, ícones do indie BR, a banda sorocabana WRY acaba de assinar com o selo Before Sunrise Records e se prepara para lançar seu novo álbum, o primeiro totalmente em português. O primeiro single Sem Medo de Mudar chega em todas as plataformas no dia 09 de Setembro.

Muito além do Shoegaze, hoje a banda abrange sonoridades mais próximas do Post-punk. Os singles e seu primeiro álbum todo em português será lançado muitíssimo em breve, mantenham-se curiosos!

O WRY, que já frequentou palcos pelo Brasil todo, além de turnês por Portugal, Espanha e Inglaterra, está em plena atividade, sendo o próximo disco, que terá 11 faixas, o terceiro lançamento em três anos. Além do nosso lançamento digital, o disco terá sua versão em vinil através da Bilesky Discos.

“Estamos muito felizes por finalmente termos um selo baseado na capital de SP lançando
um álbum da banda, algo inédito nestes mais de 20 anos de atividade. E ainda, o mais interessante é saber que é uma espécie de recomeço, já que este é nosso primeiro disco
totalmente em português”Mario Bross

A CAPA

A foto da capa é do Luciano Benetton e a modelo é Tainá Goulart. Selo Before Sunrise Records. Distribuição Ditto Music.

Promoção: Fazendo o pré-save vocês ajudam a banda e ainda concorrem a discos de vinil do álbum novo e a camisetas exclusivas. Para participar basta fazer os pré-saves dos singles e do álbum, começando com Sem Medo de Mudar. O sorteio será feito pelos e-mails de login das plataformas e o resultado, divulgado em novembro.

Então para começar, clica no link e faz o pré-save, pessoal!
WRYSem Medo de Mudar: https://ditto.fm/sem-medo-de-mudar

FESTÃO do selo Before Sunrise Records

Desde quando foi lançado, em Maio de 2021, o selo Before Sunrise Records (aka BESUN) vem lançando novos (e clássicos) artistas indie do Brasil e de diversas partes do planeta.

O primeiro lançamento da BESUN foi o surpreendete e maravilhoso primeiro álbum da banda canadense/japonesa TEKE::TEKE, em parceria com a gravadora Kill Rock Stars, de Portland, USA. Depois realizamos uma live session super-exclusiva, dentro do projeto Amplifiquintas (da Prefeitura de São Paulo), com artistas como Atalhos, Bryson Cone (Portland, US) e Ema Stoned. Confira aqui!

Depois disso, o selo lançou um novo single da banda BIKE, e o EP da banda canadense Post Modern Connection. Em 2022, o selo lançou o novo álbum da banda Italo-Brasileira HATE MOSS, os singles que anunciam o novo álbum da banda Cidade Dormitório, e o primeiro álbum da banda shoegaze russa Subway Porno. Recentemente o selo lançou o primeiro single do duo shoegaze Stargirl, do Japão. E anunciou a chegada de novos artistas como a banda WRY e o primeiro single da novíssima amagatos. Mas não pára por aí, e a BESUN promete novos lançamentos de Ema Stoned, Isis Broken, Pedro Metz (Pública) e há muito mais artistas do Brasil e do mundo por vir ainda entre 2022 e 2023.

Tudo isso saiu de forma virtual, em lançamentos digitais, mas para a alegria de todes chegou o momento de celebrar essa nossa aventura e preparamos um FESTÃO daqueles que vai rolar no novíssimo e super cult Cineclube Cortina, nova casa de shows e cineclube da cidade de São Paulo, que fica ali pertinho da Praça da República e do restaurante Casa do Porco.

SAVE THE DATE: 08 de Setembro

Separe essa data na sua agenda, porque o bicho vai pegar na pista do Cineclube Cortina com shows espetaculares e inéditos de Isis Broken feat. Aqualien, BIKE/Guilherme Held e Cidade Dormitório, além de DJ SET da banda Ema Stoned, e muito mais novidades e segredos que só serão revelados durante o Festão!  Vai ter exibição de mini-doc Before Sunrise Records, videoclipes dos artistas do selo nos intervalos dos shows, lojinha Before Sunrise Records + Sorteios exclusivos para a platéia presente.

Serviço:

Cineclube Cortina apresenta Noite Before Sunrise Records

Com os shows de

Isis Broken feat. Aqualien  (21h – 21h30)

BIKE + Guilherme Held (22h – 23h10)

Cidade Dormitório (23h30 – 00h30)
+
Dj Set Ema Stoned (antes e depois dos shows)
+
Exibição mini-doc Before Sunrise Records, com depoimentos dos artistas e parceiros do selo, dirigido por Lombada Filmes.
+
Exibição Videoclipes dos artistas do selo nos intervalos dos shows
+
VJ Mapping (TBD)
+
Happening ao vivo do artista e designer visual OldBoy
+
Lojinha Before Sunrise Records + Sorteios Exclusivos para a platéia presente

Então é isso minha gente… Não durma no ponto, os ingressos estarão à venda no site do SYMPLA. Clique e garanta seu Ingresso NOW!!!!

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NOVOS LANÇAMENTOS PARA FICAR DE OLHO

A coluna apresenta os novos lançamentos musicais que merecem destaque e que são bons para ficar de olho, como o novo single do artista britânico FRANC MOODY.

“Raining in LA” é o último lançamento antes do novo disco, Into The Ether, que chega ao streaming em 2 de setembro

Destaque do Mês: FRANC MOODY ??

O single “Raining in LA” é o último lançamento antes do novo disco, Into The Ether, que chega ao streaming em 2 de setembro

O funk contemporâneo com incursões eletrônicas da Franc Moody vem direto de Londres (Reino Unido), a charmosa, autêntica e eclética capital inglesa. No entanto, foi na vibrante Los Angeles que nasceu a inspiração do novo single do grupo, Raining in LA, que já está nas plataformas de streaming e em videoclipe.

“Raining in LA”, como sugere o nome da canção (chovendo em LA), ganhou os primeiros acordes e melodias em um raro dia chuvoso em Los Angeles (Estados Unidos), durante um dia de folga na turnê norte-americana da Franc Moody.

O single é sobre a chuva e as nuvens cinzentas acima que evocavam uma forte sensação de lar, de entes queridos desaparecidos e um anseio por coisas na terra natal da banda, o Reino Unido.

“Uma carta de volta para casa, de contar os dias para estar de volta com alguém que você ama, bem como feijão cozido e ovos escoceses”, revela a Franc Moody, um plural e democrático sexteto, formado por quatro homens e duas mulheres.

Com o esboço montado, devidamente registrado em uma jam ainda na cidade de LA, a Franc Moody então levou a canção para o próprio estúdio em Londres. “Aperfeiçoamos os elementos que tínhamos com a usual mistura FM de percussão, molho picante e outros condimentos”, eles se divertem.

Raining in LA é mais um single do vindouro segundo disco da banda londrina, já intitulado Into The Ether, que terá lançamento mundial em 2 de setembro deste ano.

Para este novo disco, a Franc Moody mergulhou tanto em trilhas sonoras Spaghetti Western, de Ennio Morricone, como em imagens cinematográficas de filmes como Mad Max e Laurence da Arábia, junto a toda parafernália psicodélica desta e outras eras que a torna uma banda divertida e empolgante.

O Franc Moody é uma banda altamente recomendada para fãs de Daft Punk e Jamiroquai, que assim como este sexteto de Londres, se apropriam da sonoridade, estética e técnicas do funk, disco e soul em paralelo às influências eletrônicas, além de muito groove.

Mais Destaques fisgados por IndieAmérica:

os novos ábums de Cass McCombs (dos Estados Unidos), Mi Amigo Invencible (da Argentina), e do meu amigão Free Weed (dos Estados Unidos), e os novos singles de Melody’s Echo Chamber (da França), The National feat. Bon Iver (dos Estados Unidos), Margaritas Podridas (do México), Uniforms (da Espanha) e muito mais.

Cass McCombs (Estados Unidos)  ??

Com mais de duas décadas de carreira, Cass McCombs acumula uma sequência de registros marcados por minucioso e expansivo processo de escrita e economia dos arranjos. Seus álbuns são sempre maravilhosos e diferentes entre si. Esse novo “Heartmind” nos faz viajar por diversas paisagens sonoras deliciosas.

MI AMIGO INVENCIBLE (Argentina) ??

A banda argentina da cidade de Mendoza, mas radicada na Capital Federal, Buenos Aires é um dos nomes mais fortes da nova cena indie argentina e esse álbum marca a chegada deles ao selo Devil in the Woods, do México/Estados Unidos.

Free Weed (Estados Unidos)  ??

Malucaço super gente boa, o meu amigo Rikki acaba de lançar um álbum compilado de diversas gravações feitas entre 2018 e 2021. O som é divertido, super chapante e bem doidão mesmo! Se você quer se ouvir algo novo, se surprender e dar boas risadas, aperta o play sem medo!

Melody’s Echo Chamber (França) ??

Depois de lançar o álbum Emotional Eternal no início do ano, a cantora francesa Melody Prochet (a.k.a. Melody’s Echo Chamber) desenterra um álbum coproduzido com (o ex-namorado) Kevin Parker, do Tame Impala, para acompanhar a edição comemorativa de 10 anos do disco de estreia. Intitulado Unfold, o registro é aguardado para o dia 30 de setembro via Fat Possum Records.

“O álbum estava cinquenta por cento completo, e então o relacionamento simplesmente não passou pelo processo. E então eu tentei trabalhar por conta própria por alguns anos, até perceber que estava realmente me machucando fazendo isso”, disse a artista num comunicado.

Para promover o material, Prochet compartilha a faixa-título do disco. A música é assinalada por um clima praiano, guitarra elétrica eufônica e tons de falsete da marca registrada de Melody.

“Para mim, essa música captura a ambivalência emocional de uma encruzilhada como uma criança encontrando uma concha especial escondida na areia, mas a criatura do oceano ainda vive dentro, acho que é o som da amada”, disse Prochet.

A canção vem acompanhado de um videoclipe nostálgico dirigido pelo australiano Matt Sav.

The National feat. Bon Iver (Estados Unidos) ??
Só pelo fato de unir The National com Bon Iver essa track já vale o play! Mas o melhor é que ela é boa pacas!

Margaritas Podridas (México) ??

Ahhhhhhh, que pedrada é essa, minha gente?? As poderosissímas Margaritas Podridas não estão para brincadeira e lançaram um novo single super pesado e com cheiro de anos 90 em cada acorde. A música “No Quiero Ser Madre” é um hino contra o aborto, uma ode ao direito das mulheres em não procriar! Escute em volume altíssimo!

Uniforms (Espanha) ??

Uma das melhores bandas de shoegaze/dreampop da Espanha, as Uniforms são da Andaluzia e mostram toda sua delicadeza e sonoridade noise perfeita no single “Nomofobia”, que anuncia a iminente chegada de um novo álbum delas para muito em breve.

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Descobertas IndieAmérica: SISO

Em seu terceiro álbum solo, Siso resgata pérolas dos anos 2000 e 2010. Intitulado “Vestígios“, o disco a ser lançado no dia 18 de agosto é quase um trabalho jornalístico de resgate e difusão de obras que ficaram perdidas em catálogos que sumiram durante a transição da tecnologia. Até o momento, foram apresentadas ao público quatro releituras: “O Homem-Pássaro”, canção original de Paralaxe que ganhou uma versão intensa e explosiva; “Cor de Jasmim”, originalmente gravada pelo projeto mineiro Umrio e agora reinventada com a co-produção de João Victor Santana Campos (Carne Doce); “Lanny”, original do duo greco-brasileiro Os Amantes Invisíveis, que contou com Carina Renó (etrusca, Letrux) assinando com Siso a produção da nova versão; e “Nada Além”, da banda acreana Los Porongas, que ganhou produção conjunta de Siso e Patrick Laplan (Duda Beat, Gabriel Ventura, Los Hermanos). Ouça Vestígios nas plataformas digitais.

capa do novo álbum do SISO, “Vestígios”. (foto por Mauro Figa)

Com a revolução digital saímos da mídia física, como o CD, para o MP3, e mais tarde para o streaming. Nesse contexto houveram várias mudanças de paradigma e ambiente, o consumo de música foi dos blogs de MP3 para Trama Virtual, MySpace, depois para o YouTube, e mais recentemente para Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music e afins. Muita coisa se perdeu nesse caminho – daí o nome “Vestígios”. “Várias das gravações originais dessas canções ainda não estão presentes nos serviços de streaming como os conhecemos hoje, e as que estão, desempenham de uma maneira que não dá pra ter ideia da relevância delas, o que torna difícil para uma geração posterior entender e resgatar essas obras”, reflete Siso.

O processo de construção se deu a partir desta inquietação do artista, que buscou levar para as releituras a sua estética, fazendo grandes recontextualizações em alguns casos e intervenções menos ríspidas em outros. “A intenção não é ser colonialista. É uma coisa mais no sentido de reconhecer a si no outro, entender que essas pessoas foram parte importante da minha construção pessoal e também elementos notáveis dentro de uma cultura, que podem ser mais valorizados”, explica. Depois de ter feito um álbum quase que inteiramente sozinho, dentro de seu quarto, no ápice da pandemia, Siso sentiu a necessidade de colaborar e de ter mais gente colocando a mão nos processos. Uma vez com repertório na mão, ele foi consumido pelo projeto e sua realização foi rápida, não à toa logo o álbum foi todo gravado, sem polir muito.

Ao longo de suas oito faixas, “Vestígios” é sobretudo um disco de rock, denso e dançante num constante balanço com a leveza da voz de Siso e a pesquisa eletrônica que acompanha a trajetória do artista. Das sensíveis versões como “Cor de Jasmim” e “Lanny” à tensa e atualíssima interpretação para “Jovem Tirano Príncipe Besta”, do músico maranhense Negro Leo (jovem tirano príncipe besta/ você tá ferrado/ você vai ferrar com tudo/ vai ferrar com o mundo), o álbum é uma fenda que une décadas e tensiona sua música, na proposta de a estender.

SISO, em foto promociona do seu novo álbum “Vestígios”. (foto por Mauro Figa)

Sobre Siso

Ativo na cena indie brasileira desde os anos 2000, à frente de bandas como Spooler e As Horas, o cantor/compositor e produtor Siso lançou-se em carreira solo no início dos anos 2010. Desde 2016, o artista colocou na rua um EP (“Terceiro Molar”) e dois álbuns (“Saturno Casa 4” e “S2”). Também chegou à posição 20 da parada Viral Brasil 50 do Spotify (com a faixa “Homem”), figurou na lista brasileira de Artists to Watch do YouTube em 2017 e colaborou com Letrux, Carne Doce, Julia Branco, cais e Cabezas Flutuantes.

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Descobertas do Groover

Tough of Fridays (Estados Unidos)  ??

A dupla Tough of Fridays chega com tudo e com energia de sobra em músicas que permeiam o melhor do grunge!! Elas lançam pelos selos Golden Robot Records/She Who Rocks Records e é bom ficar de olho no som delas! Pode dar o que falar em breve!

King Vilain (Reino Unido) ????

Gostei da energia ao redor da faixa… As guitarras são muito boas também. Destacando os vocais misturados com a instrumentação soa como as bandas pesadas do início dos anos 2000. Última chamada: Eu também gostei do trabalho de bateria.

Humminbird (França) ??

Um indiepop que agrada com as batidas e atmosfera jovial, a música é boa para playlists e inserimos ela em nossa playlist oficial do Groover.

Love Ghost (Estados Unidos) ??

Super enérgica a mistura de rock industrial com trap e hard rock do Love Ghost, me lembrou um pouco coisas do Ministry com um pouco de Metal Rap.

Viraje (França)??

Como mencionado no release do grupo, eles têm um som retro-futurista e alguns flertes com o jazz moderno, os vocais são interessantes e o som é cativante na primeira audição.

Jenny Stevens and the Empty Mirrors (Finlândia) ??

A música tem uma atmosfera pop interessante, é dançante e funciona como uma festa jovem, cheia de energia e leveza, brilho e frescor.

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EL MATÓ A UN POLICÍA MOTORIZADO toca no Brasil em São Paulo e Porto Alegre!

Poster Oficial do show da banda El Mató A Un Policía Motorizado em São Paulo, Brasil. Abertura: The Baggios

Sobre o Show

Com 19 anos de estrada, a banda argentina El Mató a un Policía Motorizado é considerada um dos maiores nomes da música independente da América Latina. Em 2022, a formação que tem à frente o cantor, compositor e baixista Santiago Motorizado retorna ao Brasil para show em São Paulo no dia 6 de outubro (quinta-feira), no Cine Joia. A abertura fica a cargo do elogiado power trio The Baggios, de Sergipe. Compre já seu ingresso!!

A realização e produção da  turnê – que engloba outras cidades a serem anunciadas – é conjunta entre as produtoras Agência AlavancaBrain Productions Booking e Rock City. O show conta com apresentação da IndieAmérica, plataforma de valorização da cena indie latino-americana, criada por Bruno Montalvão (da Brain) em 2022.

A banda

Originado em La Plata, capital da província de Buenos Aires, o quinteto está em constante movimento, com excursões que extrapolam as Américas. Antes de ser recepcionado pelo público brasileiro, os argentinos vão atravessar a Europa, com passagem por Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, entre outros países.

Artista de grandes festivais internacionais, o El Mató é recorrente na programação de eventos como Lollapalooza Argentina e Chile, o colombiano Stereo Picnic e o espanhol Primavera Sound – este último, vale mencionar, neste ano recebe o grupo para a edição de estreia em Los Angeles (EUA), além de levar Santiago para performance solo às filiais no Brasil, Chile e Argentina.

Com Manuel “Pantro Puto” e Gustavo “Niño Elefante” nas guitarras, Chatrán Chatrán nos teclados e Willy “Doctora Muerte” na bateria, o El Mató – que sempre cantou na língua materna – ficou conhecido por misturar rock alternativo e experimental, pós-punk e psicodelia, e assinar composições de grande apelo emocional, como os hinos “Más o Menos Bien”, “Mujeres Bellas y Fuertes”, “Amigo Piedra”, “El Tesoro” e “La Noche Eterna”.

Lançado há 10 anos, o álbum La Dinastía Scorpio (2012) rendeu duas turnês brasileiras – a mais recente, em 2016, novamente organizada pela Alavanca, visitou o Sesc Pompeia (São Paulo) e o Festival Transborda (Belo Horizonte) em noites memoráveis. Destaque na imprensa, o cultuado disco – segundo da carreira do El Mató – foi responsável por consagrar a turma de La Plata internacionalmente, a ponto de levá-la à capa de publicações como Rolling Stone Argentina e Los Inrockuptibles (França).

De 2017, o potente LP La Síntesis O’Konor garantiu a primeira indicação ao Grammy Latino. No ano passado, uma das mais populares séries dramáticas made in Argentina em cartaz no Netflix, “Okupas”, escolheu exclusivamente composições repaginadas do El Mató para a trilha-sonora (o material rendeu a coletânea Unas Vacaciones Raras, lançada pelo selo do Primavera Sound, o Primavera Labels).

Serviço

Os ingressos para assistir no Cine Joia a uma das mais queridas bandas latinas atuais já estão à venda. A doação de 1kg de alimento não perecível dá acesso à meia solidária; garanta a sua!

El Mató a un Policía Motorizado em São Paulo

Data: 6 de outubro de 2022
Local: Cine Joia
Endereço: Praça Carlos Gomes, 82 – Sé/São Paulo
Horário: 20h (abertura da casa)
Faixa etária: 18 anos
Ingressos: COMPRE AQUI!
lote 2 – R$ 120,00 (meia social) / 240,00 (inteira)

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IndieAmérica | Playlist

Escutem nossa playlist especial #IndieAmérica com o creme la creme do indie latino para o deleite de nossos leitores e leitoras e leiteres… Acompanhem o nosso programa de rádio IndieAmérica na Mutante Radio, todas as terças 19h (7pm BRT), para ouvir basta acessar o site da Mutante Radio na Bat-hora, é toda Terça 19h ou 7pm BRT!

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E essa foi a sua IndieAmerica…
CÂMBIO E DESLIGO!

Bruno Montalvão

https://www.brainproductionsbooking.com

Carlo Bruno Montalvão gosta de gatos, acredita em ETs e até se considera um deles, adora cozinhar, e "sofre" pelo Lakers e Flamengo. Montalvão também é manager, booker e produtor cultural com +25 anos de experiência e trabalhos realizados na Indústria Musical. Já realizou turnês por todo o Brasil, e também Estados Unidos, Marrocos, Canadá, México, Argentina, Espanha, Chile, Itália, Suíça, França, Reino Unido, Dinamarca, Suécia, Áustria, República Tcheca, Alemanha, País de Gales, Gibraltar, e deu palestras no SXSW, Pop Montreal, Path Festival e diversos outros Festivais. Trabalhou com artistas como Mac DeMarco (CA), Acid Mothers Temple (JP), The Brian Jonestown Massacre (US), Alice Glass (CA), Franc Moody (UK), Sebadoh (US), Jonathan Richman (US), Allah Las (US), The Helio Sequence (US), El Mató A Un Policía Motorizado (AR), Vanguart (BR), entre outros. Atualmente comanda a Brain Productions Booking, o selo indie Before Sunrise Records e apresenta o programa de radio IndieAmerica, na Mutante Radio. #FreePalestine #IndieAmerica

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