Lançamentos da Monique Dardenne: na seleção desta semana, nossa curadora traz Criolo, Ibeyi e coisas que só ela escava

Por Claudia Assef

Monique Dardenne é a súmula da mulher moderna. Ela é curadora musical, empresária, formada em Direito, co-fundadora do Women’s Music Event… mas também é mãe, leva e busca a filha Malu na escola, faz almoço, jantar, bolo e ainda passa a ferro as roupas de cama! No meio dessas atividades todas ela é uma voraz pesquisadora de música, e o resultado desse garimpo você lê e ouve aqui no Music Non Stop, semanalmente às sextas. Bora para a seleção desta semana?

13 a 20 de maio

1 – Ibeyi – Spell 31 (álbum)

O terceiro álbum das irmãs Ibeyi, Lisa-Kaindé e Naomi Díaz, é uma celebração sincrética de sons e tradições que bilham com cor e alegria.

2 – Maria Chiara Argirò – Forest City (álbum)

Forest City é o terceiro álbum da multi-instrumentista nascida em Roma e sediada em Londres, Maria Chiara Argirò, após sua estreia em 2016 com The Fall Dance e Hidden Seans, que veio em 2019. O primeiro lançamentode Argirò para o selo Innovative Leisure também marca sua estreia na produção eletrônica. Argirò lançou vários singles antes do lançamento do LP, incluindo Greenarp, que ela disse “ser sobre experimentar uma bela cena natural e um sonho recorrente de estar na natureza”.

3 – DJ Python & Anthony Naples – Entouré (single)

Dj Put-on e Anthony Naples assinam a curadoria da oitava compilação da gravadora nova-iorquina Air Texture, que será lançada dia 10 de junho. Aqui você escuta uma prévia do que vem por aí com um single inédito da dupla, mas a compilação também contará com nomes como Aurora Halal, Beta Librae rrao, Bitter Babe, Huerco S. e James Bangura.

4 – Kid Fonque x Jonny Miller – Connected Beinhs ft ASAP Shembe (Jazzanova Remix)

O lendário grupo Jazzanova lança uma intro ao álbum Connected Beigns de Kid Fonque e Jonny Miller, apresentando a estrela sul-africana em ascensão, o rapper ASAP Shembe nesse belíssimo remix.

5 – ZZK Sound Vol.4 – Maga Bo – Cadie Zé feat. Rosângela Macedo (Pré-Order)

A ZZK Records apresenta Cadê Zé de Maga Bo (feat. Rosângela Macedo), o segundo single de sua próxima compilação de vários artistas, ZZK Sound Vol.4.  Nascido em Seattle e nacionalizado brasileiro, Bo Anderson é produtor, DJ, engenheiro de som e etnomusicólogo. Nesta faixa, com grande sensibilidade existencial, ele colabora com a cantora Rosângela Macedo num ritmo nordestino chamado coco. A faixa foi gravada entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Olinda, e conta com alguns integrantes do Grupo Bondar e o grande maestro percussionista Alexandre Garnizé.

6- V.C.R – Chronicles of a Caterpillar: The Egg (álbum)

V.C.R, é o projeto da violonista, cantora gospel e artista multidisciplinar de um gênero conhecido como  Cinematic Soul Veronica Camille Ratliff. Criada em Memphis e baseada em Los Angeles, ela usa música e literatura como suas principais ferramentas de elevação. Ela acaba de lançar o álbum de estreia The Chronicles of a Caterpillar: The Egg, que já está disponível pela Leaving Records em todas as plataformas.

7- Emma-Jean Thackray – Spectre (Theo Kottis Remix)

A polímata musical Emma-Jean Thackray acaba de lançar o remix de Theo Kottis para o single Spectre, uma música que canaliza a linguagem de uma assombração para enfrentar a dura realidade da depressão. O produtor e DJ escocês Theo Kottis oferece uma nova perspectiva sobre a faixa, tirando os momentos edificantes da faixa original com um remix de house pronto para a pista.

8- Criolo – Sobre Viver (álbum)

Quando um dos maiores artistas do Brasil lança um álbum, você para e ouve! E quando Criolo lança um álbum, você ouve nos detalhes, especialmente as letras. A cada disco, temos a certeza de que Criolo é um trovador moderno, que tece críticas e traz relatos duros de quem cresceu preto num país sem perspectiva enquanto solta melodias inspiradas. Uma joia rara.

9- Sessa – Canção da Cura (single)

O músico paulistano Sergio Sayeg (aka Sessa) lança o single Canção da Cura, sucessor de Estrela Acesa, para promover o álbum Estrela Acesa, que será lançado no dia 24 de junho via Mexican Summer.

A música traz o característico balanço tropical de uma bossa nova atualizada com cordas surpreendentes e um compasso rítmico que remete a um encontro entre Paulinho da Viola, Baden Powell e Clube da Esquina.

 

10 – Drumpoet Community – 15 years Drumpoet Ltd. Edition (EP)

Este EP traz um pequeno aperitivo que atencede o álbum 15 Years Drumpoet, que tem lançamento programado para setembro de 2022. Dois pesos pesados ​​da música de pista, Frank Wiedemann e Roman Flügel se juntam na faixa Karmadonut e nos apresentam, como seria de esperar, um faixa rítmica e melódica. Manuel Tur prova mais uma vez como entrar naquele irresistível modo de groove beat-bass com Bubble Wrap, faixa que certemente fará vibrar as pistas de dança.

Ainda tem Air, do genial Herbert. A lenda viva, no mercado há mais de 25 anos, não perdeu nem um pouco de frescor. Em sua maneira usual, ele retorna com vocais brincalhões e um groove inegável. O EP encerra com Lauer e suas batidas engenhosas, calor e pads maravilhosamente incorporados, na faixa Dimmo.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE MONIQUE DARDENNE

SIGA A PLAYLIST LANÇAMENTOS DA MONIQUE NO SPOTIFY

Claudia Assef

http://www.musicnonstop.com.br

Autora do único livro escrito no Brasil sobre a história do DJ e da cena eletrônica nacional, a jornalista e DJ Claudia Assef tomou contato com a música de pista ainda criança, por influência dos pais, um casal festeiro que não perdia noitadas nas discotecas que fervilhavam na São Paulo dos anos 70.

× Curta Music Non Stop no Facebook