Kraftwerk no palco

Kraftwerk Conference. Evento online discute a importância da banda e celebra os 40 anos do disco Computer World

Por Sergio Borin

Atenção fãs de Kraftwerk (e apreciadores de música, no geral), temos um anuncio para vocês: vai acontecer neste sábado (15 de maio), a partir das 14h, evento online par para refletir e celebrar os 40 anos do disco Computer World da banda alemã Kraftwerk, lançado em maio de 1981. 

A Rede Digitalia de Estudos Interdisciplinares na Internet e da Cultura Digital, sediada no IHAC|UFBA, reúne no “Kraftwerk Conference” DJs, pesquisadores, jornalistas, produtores e diversos artistas para avaliar a importância do disco “Computer World”. Além de abordar o disco, os palestrantes vão discorrer sobre cultura, cultura inserida no mundo da música eletrônica e impacto das tecnologias computacionais na indústria fonográfica e muito mais. 

São muitas e enormes as contribuições da banda alemã Kraftwerk para a música contemporânea.  “Era 1981 e eu já não sabia o que era a música. Ou descobri ali: uma des-matéria viva. Em 10 de maio daquele ano — há exatos 40 anos, portanto — o grupo alemão Kraftwerk lançava o disco “Computer World”, um marco da cultura contemporânea. O Kraftwerk introduziu um redimensionamento da experiência musical ao confrontar a música e seus dispositivos técnicos, levando ao limite tanto a arquitetura da produção quanto da fruição da música”. Segundo o coordenador, o Prof Dr. Messias Bandeira, da Universidade Federal da Baia

O evento acontecerá de forma online, é claro, e também será de graça no link a seguir:  www.digitalia.com.br. E também pelo perfil no Instagram da @digitaliabr!

Confira a programação do evento:

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 15/05 – 14h às 22h

O evento pode ser acompanhado gratuitamente pelo site: www.digitalia.com.br ou pelo www.instagram.com/digitaliabr

Para os inscritos, serão concedidas certificações de participação.

DJ SETS/Lives:

– Sessão 1 – 14h às 17h

DJs: Jerônimo Sodré (Salvador), Arlequim (Brasília), Rodrigo Lobbão (Fortaleza), Chico Correa (João Pessoa), João Ricardo (São Luís)

– Sessão 2 – 18h30 às 20h

DJs: Telefunksoul (Salvador), Benjamin Ferreira (Belém/São Paulo)

DEBATES:

– Mesa 1 – 17h – Cláudia Assef, André T., Cláudio Manoel Duarte, Cristiano Figueiró

– Mesa 2 – 20h – DJ Marky, Camilo Rocha, DJ Adriana Prates e Messias Bandeira

DISCO COMENTADO:

Disco Computer World, comentado – 21h – Por Messias Bandeira

AMO KRAFTWERK (mini vídeos-depoimentos):

Bacana Music (Maceió), Halley Seidel (Rio de Janeiro), Telefunksoul (Salvador), Rodrigo Lobbão (Fortaleza), Arlequim (Brasília), Dany Andrade (João Pessoa), Jerônimo Sodré (Salvador)

E contará com a lista de convidados de peso: ANDRÉ T. (Produtor musical, arranjador e músico), ADRIANA PRATES (DJ de House Music e integrante do Pragatecno), CAMILO ROCHA (Dj e Jornalista), CLÁUDIA ASSEF (Jornalista musical, Dj e Produtora), CLÁUDIO MANOEL DUARTE (fundador e produtor do coletivo Pragatecno), CRISTIANO FIGUEIRÓ (Professor Adjunto Ino IHAC/UFBA e Doutor em Composição Musical), MARKY (dono do prêmio Melhor DJ Internacional e muitos outros), MESSIAS BANDEIRA (Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC/UFBA) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade)

× Curta Music Non Stop no Facebook