Kool DJ Red Alert Foto: Reprodução/Facebook

Nova Iorque segue reverenciando o hip-hop com estátua para Red Alert

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Hoje com 67 anos, Kool DJ Red Alert é um dos mais importantes divulgadores do estilo em todo o planeta

Nova Iorque segue afirmando a importância do hip-hop para a história cultural da cidade. A prefeitura tem patrocinado museus, mudado nomes de ruas e praças e declarado constantemente o peso que esta cultura tem para a formação de sua identidade. O homenageado da vez é o lendário Kool DJ Red Alert, hoje com 67 anos. O artista nasceu na ilha caribenha Antígua e cresceu no Harlem, icônico bairro de NYC, e agora ganhou uma estátua localizada na rua 138, em celebração aos seus 40 anos de rádio.

Kool DJ Red Alert

Estátua do Kool DJ Red Alert em Nova Iorque. Foto: Reprodução/Facebook

O busto, que reproduz o DJ fazendo o que mais sabe — discotecando —, foi feito por Sherwin Banfield, já experiente na arte de esculpir artistas da música (e vários do hip-hop). O escultor ligou para Red Alert e o convidou para seu estúdio. Pediu para que ele se sentasse em um banco para sacar um pouco de seus movimentos e se inspirar.

O doido é que o DJ não deu muito crédito ao encontro. “Estava com a cabeça em outros projetos”, comentou depois. Ele só se ligou que a coisa era mesmo pra valer quando Banfield ligou para ele, dois meses depois, para avisá-lo que a estátua estava pronta e convidando-o para conferir o resultado. Foi então que um dos mais importantes divulgadores do hip-hop mundial se deu conta de que realmente estava sendo homenageado pela cidade de Nova Iorque.

“Há tantos sentimentos diferentes dentro de mim no momento. Isso é real? Sou eu mesmo? Isso é uma representação do que as pessoas sentem por mim. É um pouco de tudo, mas ao mesmo tempo, eu aprendi a aceitar essa honra. Leva tempo para entender a coisa toda. O que eu quero dizer é que isso é para todas as pessoas que dispensaram um pouco do seu tempo para me ouvir. No rádio e nos clubs, é sempre uma pessoa se comunicando com a outra atráves do tempo. Obrigado por acreditarem e apoiarem o que eu venho fazendo”, disse o DJ durante a cerimônia.

Além do longo e constante trabalho no rádio, Kool DJ Red Alert começou tocando no coletivo Universal Zulu Nation e trabalhou com artistas como A Tribe Called Quest, Queen Latifah e Black Sheep.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.