music non stop

Lembra dele? KASINO, do meme com Gilberto Barros, retorna com novo álbum

KASINO

Foto: Divulgação

Repaginado, projeto de música eletrônica que bombou nos anos 2000 lança Legacy of Love — o primeiro LP em 17 anos

“AE, KASINÃO!” “O som da noite!” “As baladas!” “É! Vai DJ!” “Arrebenta!” “Destaque internacional!”

Foi proferindo pérolas como essas que Gilberto Barros eternizou o KASINO como meme em apresentação do Sabadaço, na TV Bandeirantes, em 2006. Se você é brasileiro e nunca viu o vídeo abaixo, você está usando a internet errado.

Mas para além do meme, o KASINO foi um projeto de sucesso instantâneo nos anos 2000. Emplacou músicas em novelas, hits em rádios que dedicavam parte da programação à música eletrônica, como a Jovem Pan 2, e influenciou diversos produtores de música eletrônica da nova geração nacional, como Vintage Culture, Dubdogz e Lazy Bear, que admitiram ter bebido dessa fonte.

Can’t Get Over, a música apresentada no Sabadaço, foi o seu maior hit, chegando a fazer parte da novela América, da Rede Globo e, de acordo com o ECAD, entre janeiro e março de 2006, atingiu a 6ª posição de música mais tocada no Norte do Brasil, e 18ª no Sul. O som faz parte do até então único LP lançado, Light of Love, de 2006.

Para a surpresa de muita gente, o KASINO não era um cara, mas um trio. O cantor que aparece em destaque é Fher Cassini (nome artístico de Fernando Biscaia), que se juntou aos fundadores do projeto — os produtores Fabio Almeida e Ian Duarte — para ser o seu rosto, e permaneceu até 2007.

Fase atual do KASINO traz os membros-fundadores Fabio Almeida e Ian Duarte. Foto: Divulgação

Em 2009, o grupo encerrou suas atividades e, a despeito de um retorno discreto em 2014, ficou parado por todos esses anos, até voltar pra valer no fim de 2022 com a formação original: JAMM’ (Fabio Almeida) e Ian Duarte.

Fher, segundo a Wikipedia, se converteu ao cristianismo e virou DJ Gospel em 2021. E mais: recentemente, Almeida revelou em live que a voz do KASINO sempre foi sua, e não do antigo colega de grupo, que fingia que cantava num esquema à la Milli Vanilli.

Se perdeu seu rosto mais famoso, o coração e o cérebro do KASINO continuam em sua nova fase. A dupla, que vem reposicionando sua imagem numa estética meio Daft Punk, lançou nesta sexta-feira (24) seu segundo álbum de estúdio, Legacy of Love, pela Massiva Music/ONErpm.

A ideia, segundo o release disparado para a imprensa, é um álbum dividido em duas metades: a primeira, nostálgica, pra matar as saudades do som que consagrou o grupo há 15 anos. A segunda, uma ponte para o futuro, cheia de experimentações com estilos dos mais diversos, como house, synth-pop, disco, R&B, bossa nova, drum’n’bass e até funk e k-pop.

Além disso, Legacy of Love é colaborativo, trazendo, pela primeira vez na história do KASINO, feats com cantores como Will San’Per, Nathalia Bacci e Eliza G.

“Eu sei que tá todo mundo esperando um estilo musical que tá acostumado a ouvir, aquela zona de conforto. Mas vai ouvir uma coisa completamente diferente!”, prometeu Ian Duarte em live de pré-lançamento veiculada ontem (23) no canal do YouTube da Massiva.

E se o projeto levou 17 anos para lançar um novo álbum, o tempo de espera para o próximo será significativamente menor: Almeida e Duarte anunciaram hoje, para o primeiro semestre do ano que vem, um disco chamado batizado de VAI, KASINÃO, trazendo letras em português e prometendo collabs com grandes estrelas do pop nacional.

Será que “o som das baladas” está de volta pra valer?

Sair da versão mobile