music non stop

Coldplay com Michael J. Fox, Banksy, Dua Lipa, Disclosure… Veja 6 grandes momentos do Glastonbury 2024

Glastonbury 2024

Foto: Reprodução/YouTube

Festival britânico seguiu a tendência das participações especiais em shows — mas subindo o sarrafo

Seja no ódio ou no amor, a última edição do Glastonbury Festival of Contemporary Performing Arts, que rolou entre os dias 26 e 30 de junho em Somerset (Inglaterra), mostrou a todos por que o evento é um dos mais relevantes na história da música. O festival seguiu a tendência mundial de impactar o público com participações especiais em shows. Mas no caso do Glasto (como não poderia deixar de ser), a régua subiu mais um pouco. A organização do evento colocou 210 mil ingressos à venda, que se esgotaram em apenas 22 minutos, em novembro do ano passado.

Coachella
Você também vai gostar de ler Quatro tendências apontadas pelo Coachella

Para muitos artistas, portanto, o Glastonbury significa seu “show do ano”. Abaixo, trazemos alguns dos principais destaques desta edição.

Banksy aprontando no show do Idles

Especialista em impactar, o multiartista Banksy aprontou mais uma. Criou um bote inflável com bonecos de imigrantes encapuzados e com coletes salva-vidas, para a chamar atenção das centenas de mortes que ocorrem a refugiados que tentam atravessar ilegamente mares e canais europeus para escapar das condições horríveis a que estão submetivos em seus países de origem. O barco navegou pela multidão que assistia ao show do Idles, durante a execução da música pró-imigração do grupo, chamada Danny Nedelkouma história real sobre um jovem que escapou da guerra na Ucrânia e se mudou para a Inglaterra. A banda, segundo a NME, não tinha conhecimento do protesto planejado por Banksy.

O secretário de estado inglês, James Cleverly, por sua vez, atacou fortemente a intervenção artística de Banksy, chamando-a de “piada de mau gosto” — dor de cotovelo que só fez amplificar a mensagem proposta pelo artista dentro do festival.

Coldplay + Michael J. Fox

Sempre que Michael J. Fox, astro do cinema de 63 anos que há tempos convive com o mal de Parkison, aparece em público, a emoção é garantida. O ator já participou até mesmo de episódios de séries de comédia, em que brinca com a falta de controle que tem sobre os membros do corpo. A eterna estrela da franquia De Volta Para o Futuro aprontou mais uma. De surpresa (para o público), subiu ao palco em sua cadeira de rodas para tocar guitarra ao lado da banda Coldplay, na música Fix You. A multidão, em lágrimas, cantou junto. O momento já entrou para a história como um dos mais inesquecíveis em todos os Glastonbury. Foi a participação mais emocionante, mas longe de ser a única.

Bombay Bicycle Club + Damon Albarn (Gorillaz/Blur)

O onipresente Damon Albarn descolou um jeito de voltar aos palcos do Glastonbury, que conhece tão bem. O (ex?) integrante do Blur cantou ao lado da banda Bombay Bicycle Club, na sexta-feira à tarde. Albarn foi convidado para cantar e tocar teclados na música Heaven, que ainda contou com um arranjo de sopros com direito a até uma tuba!

Disclosure + Sam Smith

O duo Disclosure, por sua vez, trouxe Sam Smith para junto. O cantor já havia trabalhado com a banda nas músicas Latch, lançada em 2012, e Omen, de 2015. A oportunidade, portanto, era perfeita para convidar o parça e trazer algo a mais, de surpresa, ao show do Glastonbury 2024.

Dua Lipa + Kevin Parker (Tame Impala)

Outra artista que resolveu solidificar de vez as relações com os brothers foi Dua Lipa, que chamou ao palco Kevin Parker, frontman do Tame Impala que ajudou-a a produzir seu último álbum, Radical Optimism. Juntos, tocaram The Less I Know The Better, sucesso de 2015 do grupo australiano.

Jessie Ware + Romy

E se é para chamar atenção, por que não lançar uma música em dobradinha no dia da apresentação do Glastonbury? Romy, que encantou o público brasileiro no C6 Festival, também deu um pulinho em Somerset. Convidada para dar uma palinha no show de Jessie Ware, que rolou no sábado, as artistas apresentaram a música que gravaram juntas, Lift You Up, lançada oficialmente naquele mesmo dia.

 

Sair da versão mobile