Flea Foto: Ben Houdijk/Depositphotos/Reprodução

O que esperar da estreia de baixista do Red Hot Chili Peppers no jazz

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Primeiro álbum solo de Flea, Honora conta com nomes como Thom Yorke e Nick Cave, e está previsto para 27 de março

A fase final da transmutação de Flea, de lagarta baixista de uma das maiores bandas de funky-rock da história da música pop, o Red Hot Chili Peppers, a uma borboleta do jazz está pronta, e vai ser totalmente conhecida dia 27 de março. A partir de seu primeiro álbum solo, o público vai testemunhar o adejo do músico, trompetista de formação, pelos jardins definitivamente jazzísticos.

Honora está chegando com 10 faixas, seis de sua autoria e quatro covers — de Funkadelic, Jimmy Webb, Frank Ocean e Ann Ronell. As participações especias são poucas, porém estelares: Nick Cave e Thom Yorke estão no bonde. O maluco pulador e exímio baixista, responsável por “meio show” do RHCP, amadureceu. E promete, com o novo álbum, sua absoluta absorção ao jazz e seus derivados.

Flea já bateu suas asinhas para fora do casulo em 2012, com o EP Helen Burns, lançado de forma meio experimental. Para fazer o download, o fã precisava acessar o site do Conservatório de Música de Silverlake e colaborar com qualquer valor entre 10 e 500 dólares. Ali, já demonstrou três características, a se consolidarem em Honora: um repertório musical muito maior do que o que se via no Red Hot, que mandava muito bem no trompete e era bom de amigos, capaz de juntar gente de peso para dividir um estúdio. Nos vocais, Helen Burns teve o apoio de ninguém menos do que Patti Smith.

O novo álbum foi produzido por Josh Johnson, saxofonista, tecladista e amigo de velha data do músico. A gravadora responsável pela transmutação do artisa é a Nonesuch Records, e dois singles já foram lançados, dando pinta do que vem por aí: A Plea e Traffic Lights, com Yorke.

Tracklist completa: Flea – Honora

  1. Golden Wingship
  2. A Plea
  3. Traffic Lights (feat. Thom Yorke)
  4. Frailed
  5. Morning Cry
  6. Maggot Brain (cover de Funkadelic / Eddie Hazel & George Clinton)
  7. Wichita Lineman (feat. Nick Cave — cover de Jimmy Webb)
  8. Thinkin Bout You (cover de Frank Ocean & Shea Taylor)
  9. Willow Weep for Me (cover de Ann Ronell)
  10. Free As I Want to Be

+ Participe do canal de WhatsApp do Music Non Stop para conferir todas as notícias em primeira mão e receber conteúdos exclusivos

+ Siga o Music Non Stop no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mundo da música e da cultura

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.