Festival independente preenche março com muito Jazz. Conheça os DJs e músicas que se apresentam no Juca Jazz 2021

Amanda Sousa
Por Amanda Sousa

O Movimento Juca Jazz estreia o seu palco online com muito jazz, blues, choro, tributo ao violão e encontro de DJs. Serão seis lives, reunindo mais de 20 artistas e atrações inéditas. O evento marca os 5 anos do rolê feito totalmente de forma independente

 

Quem estava habituado a acompanhar o Juca Jazz em bares, teatro e nas praças, pode se preparar para também prestigiar as produções musicais pelas redes sociais, com o Juca Jazz Live, trabalho independente iniciado em 2016 pelo fotógrafo e produtor cultural Juarez Godoy. O Movimento Juca Jazz já promoveu diversas apresentações musicais de elevado valor cultural e abriu espaços para excelentes músicos exporem suas criações, especialmente da Região Metropolitana de Campinas. Desde 2017, o Juca Jazz Festival participa oficialmente do Dia Internacional do Jazz (Jazz Day), celebração mundial promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que ocorre todo dia 30 de abril, com a participação de mais de 190 países.

Em comemoração aos cinco anos do Movimento Juca Jazz, uma série com seis lives acontecerá a partir de hoje, 10 de março, até o dia 27 de abril, reunindo alguns dos artistas que já passaram pelo palco do Juca Jazz e também atrações inéditas.

A estreia já começa com uma programação pesada com o encontro de disc jockeys – Encontro DJ DJazz são quatro artistas, de quatro cidades, que começa às 19h e vai até  22h, reunindo os DJs Maurício Scaramal (Americana), FreDJorge (Campinas), Viny Blanco (Nova Odessa) e Adriana Arakake (São Paulo), que por sinal, é nossa colaboradora aqui no Music Non Stop contando tudo sobre o mundo do jazz.

Um verdadeiro intercâmbio cultural mostrando um panorama do jazz mundial e suas vertentes que passam pela música brasileira. Tudo isso acontece ao vivo pelo canal oficial do YouTube. O Juca promoverá uma verdadeira mostra musical, com uma rica diversidade de estilos: jazz tradicional, jazz contemporâneo, blues, bossa nova, choro e música popular brasileira. Para o produtor e idealizador do Movimento Juca Jazz, Juarez Godoy, a ideia é manter a mesma essência

“Mesmo com as lives, o Juca Jazz mantém a sua essência de valorizar os excelentes artistas da região, bem como oferecer a boa música, promover grandes encontros musicais e oferecer ao público atrações inéditas.”

A produção audiovisual e a transmissão ao vivo ocorrerão a partir do estúdio da iTV Video e Comunicação, com a sonorização da Movmidia Eventos. E não para por aí: a programação online do Juca continua nos dias 30 de abril e 1 de maio, em celebração ao Dia Internacional do Jazz. Acompanhe pelo Facebook e Instagram

Estúdio iTV. Foto Juarez Godoy

Conheça um pouco sobre os DJs que se apresentam hoje (10)

Mauricio Scaramal é músico, contrabaixista e baterista, com participação nas bandas Relíquia, Tracajazz e Jazzaldina. Colecionador de vinis, participa desde o início do Movimento Juca Jazz.

FreDJorge já incorpora o DJ em seu nome. É músico, pesquisador, colecionador de discos e radialista profissional. Com vasto currículo, já tocou com Jorge Ben, Nação Zumbi e Funk Como Le Gusta, entre outros e com vários DJs de renome. Em Campinas, recebeu o Diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares”, pelo destaque na defesa e na integração social dos membros da comunidade e pela difusão da cultura afro-brasileira. Em 2011 atuou como DJ na Europa e discotecou em Londres, Paris e Toulouse entre outras cidades. Pela primeira vez participa do Juca Jazz.

Adriana Arakake faz sua estreia no Juca. É DJ e colunista de jazz da Music Non Stop – Uol. Formada em design de moda, começou a discotecar por acaso, apesar de sempre gostar e pesquisar muito sobre o assunto. Já se apresentou no renomado festival Sesc Jazz e também em empresas, casas e clubes conceituados como Facebook, MAC USP e Jockey Clube.

Viny Blanco é pesquisador e colecionador de discos em vinil. Faz um trabalho fundamental no Movimento Juca Jazz, através da pesquisa e execução das mais variadas vertentes e culturas do jazz, contemplando sempre a rica e criativa música brasileira.

A DJ e nossa colunista Adriana Arakake faz sua estreia no Juca Jazz deste ano

Confira a programação completa do Juca Jazz Live

10 de março
19h
ENCONTRO DJ DJAZZ, com os disc jockeys: Mauricio Scaramal, de Americana (SP); FreDJorge, de Campinas (SP); Adriana Arakake, de São Paulo (SP); e Viny Blanco, de Nova Odessa (SP)

16 de março
20h30
TRIBUTO AO VIOLÃO, com os violonistas: Laércio Ilhabela, Beto Di Franco, Carlos Lima e Íris Cordeiro

30 de março
20h30
PQNO QUINTETO e MÁRCIO LEMOS, com os músicos: Heber Pequeno, bateria; Mateus Pavan, piano; Bruce Willian, trompete; Heber Souza, saxofone; Rodrigo Batista, contrabaixo; e participação especial de Márcio Lemos, guitarra.

13 de abril
20h30
SOUL BLUES, com os músicos: Ezequiel Braga, guitarra e voz; Itamar Marin, teclado; Rafael Mendes, contrabaixo; e Guilherme Oliveira, bateria.

24 de abril
16h30
CORTA JACA, com os músicos: Adriano Amorim, bandolim; Rildo Carvalho, violão 7 cordas; Íris Cordeiro, cavaquinho; e Juciê Sousa, pandeiro. Em comemoração ao Dia Nacional do Choro.

27 de abril
20h30
JAZZALDINA, com Mila Barros, voz e os músicos: Henrique Cândido, guitarra; Rodrigo Batista, contrabaixo; e Maurício Scaramal, bateria.

× Curta Music Non Stop no Facebook