Bob Dylan, documentário no In-Edit Brasil

As escolhas da redação na programação do In-Edit, o maior festival sobre cinema e música no Brasil, que começa hoje.

Por Yasmine Evaristo

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical é um evento cinematográfico que fomenta a produção e difusão de documentários que têm a música como elemento integrador.

O In-Edit teve sua origem no ano de 2003, em Barcelona e hoje é realizado em países como Chile, Espanha e Holanda. Posteriormente, em 2009, o In-Edit aconteceu pela primeira vez no Brasil. Em 2021, acontece a 13ª edição que em virtude da pandemia será on-line, entre os dias 16 e 27 de junho.

Serão exibidos 27 documentários nacionais e 28 estrangeiros, entre longas e curta-metragens.

Programação gratuita e programação paga

Antes de mais nada, os filmes são divididos em dois eixos, sendo assim um de produções nacionais e outro de produções estrangeiras. Os títulos do eixo Panorama Brasileiro serão exibidos de maneira gratuita, com limites de visualização. Já os do eixo Panorama Mundial, custam R$ 3,00 e também terão limite de visualizações.

Os filmes poderão ser vistos na plataforma In-edit TV.

Homenageado

D.A. Pennebaker nos bastidores de “Dont Look Back” (1967), com Bob Dylan – foto: reprodução película

A edição homenageará o cineasta D.A. Pennebaker conhecido tanto pela direção do documentário sobre a turnê inglesa de Bob Dylan, A Caminho do Leste (Dont Look Back, 1967), bem como por Monterey Pop (1968), sobre o evento considerado marco da era dos grandes festivais de rock.

Ambos títulos serão exibidos no Festival além de mais quatro curtas do diretor: Alice Cooper (1970), Daybreak Express (1953), Lambert and Co (1964), Little Richard (1970). Todos os filmes da Homenagem Pennebaker são gratuitos, sem limite de visualizações, exclusivamente na plataforma do Sesc, entre o meio-dia de 17/06 até a meia-noite de 23/06.

Além disso, a também cineasta e viúva de Pennebacker, Chris Hegedus, participará de um bate papo sobre a obra do documentarista.

Homenagens musicais

Dois artistas serão homenageados na 13ª edição do In-Edit, o paraíbano Maestro José Siqueira e o rapper carioca Speadfreak$. Desse modo, na homenagem ao maestro os diretores do documentário Toada Para José SiqueiraEduardo Consonni e Rodrigo T. Marques receberão músicos e pesquisadores da obra do compositor apresentando peças inéditas, recém recuperadas do acervo de Siqueira. A exibição será na quinta-feira, 24/06, às 20h.

Já na homenagem ao rapper o diretor do Festival, Marcelo Aliche conversa com Rafael Couto, diretor de Speedfreak$ – Psicopata Camarada sobre o legado do artista, apresentando composições inéditas e trilhas originais, criadas a partir de bases deixadas pelo músico. Até o momento não foi confirmado dia e horário da homenagem.

Abertura In-Edit: Moby Doc (2021)

foto: divulgação/Mubi

Dirigido por Rob Gordon Bralver, a produção estadunidense acompanha o músico Richard Melville Hall, conhecido pelo nome artístico Moby. Sua história é traçada desde a infância nos subúrbios de Nova York até a vida adulta, alcançando a fama e subindo nos maiores palcos do mundo. De maneira íntima o filme fala não apenas sobre seus vícios e vontades, mas também sobre a vida de estrela pop. Assim, entre erros e acertos temos em tela um retrato fiel, Moby sendo Moby.

O filme poderá ser assistido a partir das 20h da quinta-feira dia 16/06, com o custo de R$ 3,00.

Masterclass com Marcelo Machado

Como parte do Festival o cineasta Marcelo Machado diretor de Tropicália e Com a Palavra, Arnaldo Antunes dará uma aula com o propósito de falar sobre as diferentes vertentes do documentário musical, a partir de sua própria obra. A mastreclass terá acesso gratuito a partir de terça-feira, 22/06, 17h.

Conversas com os diretores

O espectador não apenas poderá assistir aos filmes como também poderá acompanhar pela página do Facebook e pelo canal do YouTube bate-papos com alguns diretores nacionais e estrangeiros que estarão conversando com os curadores sobre suas obras. As conversas começarão a ser disponibilizadas na quinta-feira, 17/06 e o acesso é gratuito.

Shows

Ao mesmo tempo que o evento fala sobre cinema e música, também contém em sua programação apresentações musicais. Serão seis shows exibidos no canal do YouTube  com Nasi (17/06), Alzira E (19/06), Made In Brasil (20/06), Gritando HC (21/06), DJ Hum e convidados (25/06) e João Ricardo (26/06).

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook