Caso Elisa Lam. Hotel Cecil virou a grande febre do momento na Netflix. Indicamos 5 séries ótimas que tratam de investigações reais!!

Avatar
Por Yasmine Evaristo

Um dos sucessos mais recentes da Netflix é a minissérie sobre o caso Elisa Lam. Em Cenas do Crime: Mistério e Morte no Hotel Cecil pessoas são entrevistadas e seus relatos são montados para mostrar diversas perspectivas sobre a investigação de desaparecimento e óbito da jovem canadense.

O medo, o terror e crimes são histórias que fascinam a humanidade há muitos séculos. Dos contos de fadas clássicos aos documentários contemporâneos há várias situações nas quais somos não apenas informados sobre crimes que aconteceram como ficamos fascinados por eles. Prova disso é o enorme sucesso atual da série da Netflix que fala sobre o  caso de Elisa Lam, Hotel Cecil. Há quem considere morbidez e fuja desse tipo de conteúdo, mas há quem consuma livros, filmes e podcasts do gênero true crime.  

Diante dessa procura, deixamos aqui, para vocês a dica de alguns títulos que podem ser visto na Netflix. 

American Crime Story (2016-)

American crime story true crime

Nesta dramatização antológica, cada temporada aborda um caso diferente. Na primeira temporada assistimos as reviravoltas que envolveram a acusação e julgamento do ex-jogador de futebol O. J. Simpson. De maneira idêntica ao livro de Jeffrey Tobin em que foi baseada a série aborda o ponto de vista de amigos, advogados, mídia e público. No Brasil, o livro foi lançado pela Editora Darkside, com o título O povo contra O. J. Simpson

Da mesma forma a segunda temporada apresenta um caso real: o assassinado do estilista Gianni Versace por Andrew Cunanan. Assim como o caso O. J. essa temporada foi inspirada em um livro, de Maureen Orth, que no Brasil foi editado pela Vestígio, com o título Favores vulgares – A história real do homem que matou Gianni Versace

O elenco de ambas temporadas contém grandes nome do cinema americano e europeu como Cuba Gooding Jr., John  Travolta, Sarah Paulson, Penélope Cruz e Édgar Ramirez. A primeira temporada pode ser vista aqui e a segunda aqui.

Unsolved: Tupac & Biggie (2017) 

Unsolved Tupac Notorious true crime

Nesta série de apenas dez episódios um detetive investiga as causas por trás da morte de dois dos grandes nomes do rap dos anos 1990, Tupac Shakur e The Notorious B.I.G.  Assim como American Crime Story essa série é baseada em livro. A obra de mesmo nome, lançada em 2011 pelo ex-oficial do Departamento Policial de Los Angeles Greg Kading, reconta as ações da época para desvendar os dois casos. 

Dentre as especulações sobre quem seria o mandante do assassinato de Tupac surge o nome de outro rapper, Sean Combs, assim como a própria polícia, de Los Angeles,  que foi acusada de planejar a morte de B.I.G. Além de traçar os caminhos da inestigação a série também aborda a relação de amizade dos dois jovens que após um tempo virou rivalidade. A série pode ser assistida aqui.  

Mistérios Sem Solução (2020) 

Unsolved Mysteries true crime

Mistérios Sem Solução (Unsolved Mysteries) foi uma série de sucesso que iniciou em 1987 e ficou no ar até 2010. Em formato de documentário os episódios abordavam casos não solucionados (cold cases), teorias da conspiração e fenômenos paranormais. Após um hiato de uma década uma nova temporada foi lançada e conta com duas temporadas. As temporadas novas podem ser vistas na aqui

O Estripador (2020) 

O estripador Netflix true crime

Nos ano 1975 um criminoso passou a assombrar a população de Yorkshire, norte da Ingla falhas nterra. O assassino Peter Sutcliffe foi preso em 1981 após matar 13 mulheres e tentar matar mais sete. A série documental reúne depoimentos, imagens reais das investigações e aponta as

O criminoso foi sentenciado a prisão perpétua e faleceu, na prisão, em novembro 2020 de COVID-19. O documentário gerou polêmica entre vítimas e familiares de vítimas, pois seu título foi alterado. Incialmente chamado de “Era uma vez em Yorkshire” ao ter seu título mudado a série passou a destacar o criminoso e não suas vítimas. Desta formas os envolvidos, que prestaram depoimentos e contribuíram na construção da obra  se demonstraram preocupados com a romantização dos crimes que podem servir de incentivo a outros serial killers

O documentário pode ser vista aqui

Night Stalker: Tortura e Terror (2021) 

 

Ricardo Leyva Muñoz Ramírez foi um assassino em série que deixou a cidade de Los Angeles em pânico durante os anos 1980. Suas vítimas eram variadas o que dificultava a ação da polícia na tentativa de criar um perfil criminal. 

A série documental conta como Ramirez cometeu seus crimes e como foi feita a investigação policial na tentativa de evitar mais óbitos. Por meio de simulações, imagens de arquivo e depoimentos o documentário trilha todo o processo até a captura do criminoso que esteve hospedado no Hotel Cecil. A série pode ser assistida aqui.

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook