Domínio público O primeiro Mickey Mouse, em “Steamboat Willie”. Imagem: Reprodução

Não é só o Mickey! Veja quem mais vai virar domínio público em 2024

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Personagens e obras clássicos também passam a ficar livres de direitos autorais neste ano

95 anos após sua criação, o mais famoso personagem de Walt Disney entrou em domínio público no primeiro dia de 2024. A data coincidiu com o anúncio de um filme de terror protagonizado pelo camundongo Mickey Mouse. A notícia despertou a curiosidade de muita gente acerca do assunto. Afinal, o que é esse tal de domínio público?

Por lei, toda obra criada por escritores, músicos e cineastas tem um prazo de validade para recolhimento de direitos autorais. A quantidade de anos muda de um país para outro, mas o conceito é o mesmo. Depois de certo tempo, toda criação passa a ser considerada um patrimônio cultural da humanidade, livre para ser reproduzida, remixada, revisitada e reinterpretada por qualquer um, sem que seja necessária a autorização do criador, ou qualquer pagamento pelo seu uso.

É por isso que o filme Mickey Mouse Trap, uma obra de terror usando o nome e a imagem do personagem infantil, foi lançada no primeiro dia de 2024. O mesmo aconteceu com o Ursinho Poo. E várias outras criações também estarão livres a partir deste ano. É de se esperar, portanto, uma avalanche de lançamentos surfando na onda do domínio público, com os personagens “liberados”. O movimento é comum no mundo editorial mundial.

Peter Pan, personagem criado por J.M. Barrie, é um dos que logo poderão ser utilizados para novas produções (incluindo os surreais filmes de terror), a partir deste ano. O filme O Circo, um dos clássicos de Charles Chaplin, também.

No mundo da música, as canções Let’s Do It, de Cole Porter, e Mack The Knife, de Louis Armstrong, estão prontas para serem regravadas, relançadas e reinterpretadas do jeito que os produtores quiserem.

O fantástico livro Nada de Novo no Front, de Eric Maria Remarque, um dos melhores relatos da Primeira Guerra Mundial sob a ótica de um soldado alemão, também entra em domínio público este ano. O livro chegou a ser proibido por Hitler, por expor as fraquezas físicas e psicológicas de um soldado entrincheirado.

No mundo da animação, diversos personagens estão prestes a terem seus direitos liberados, mas ainda não em 2024: Pluto, Pato Donald, King Kong, James Bond e Batman são alguns deles.

Hora de botar as apostas na mesa para as adaptações mais interessantes (para não dizer absurdas) disponíveis nos próximos meses.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.