orgulho LGBTQIA+

Dia Nacional do Orgulho LBGTQIA+: Conheça a história da noite gay em São Paulo, personagens que faz a diferença e músicas que nos enchem de orgulho

Por Jota Wagner

Quer saber sobre o fervo gay dos últimos 100 anos em São Paulo, saber sobre a vida de quem faz a diferença para a comunidade LGBTQIA+ e ainda por cima ouvir música boa demais? Vem celebrar com a gente aqui no Music Non Stop

Dia 25 de março celebramos o Dia Nacional do Orgulho LGBTQIA+. Apesar da grande maioria de eventos e discussões acontecer em torno do dia 28 de junho, dia em que o mundo todo escolheu para se lembrar da luta diária por igualdade de direitos, lives e publicações sobre o assunto tomarão conta desta quinta-feira quente.

Anteriormente (2017), o Music Non Stop pesquisou, a convite do festival Milk Shake, a história da noite gay em São Paulo nos últimos cem anos. Fotos e flyers contam como nossos tataravôs ferviam na capital, em boates bares como o Anjo Azul, Paribar e Galeria Metrópole. Um documento definitivo do fervo paulistano escrito por Lufe Steffen .

 

orgulho gay

Las Bibas from Vizcaya

Conteúdo para saber mais e se divertir

Além disso, a música feita desde sempre pela comunidade LGBTQIA+ também foi tema de diversas matérias e entrevistas por aqui. As divertidíssimas Las Bibas From Viscaya falaram sobre música, mundo gay, repressão e resistência em 2019.  Mel, ex líder da banda UÓ, também conversou conosco sobre seu primeiro lançamento solo.

Entretanto, a história não ficou de lado. Wendy Carlos, a primeira artista trans da história, responsável por ficar no topo da Billboard por incríveis 17 semanas, teve seu perfil contado pelo Music Non Stop.

Precisa de trilha sonora para este dia? Então confira a playlist com hits da comunidade que você vai curtir, mesmo se não for gay.

O mundo não tem fronteiras para nossa auspiciosa equipe. A VJ Elka Andrello foi na primeira parada gay do Nepal e nos contou como foi.

orgulho gay

Primeira parada gay no Nepal – foto: Elka Andrello

Um dos artistas mais amados do mundo e ativista da luta pelos direitos LBGTQIA+ Keith Haring, teve seu acervo pessoal de obras de arte leiloado com os fundos revertidos para uma instituição nova-iorquina de acolhimento. O evento era um desejo do artista e foi determinado em testamento. Leia sobre esta incrível iniciativa aqui.

Que tal estender sua leitura para além do Music Non Stop? Você sabia que nós já tivemos nosso Stonewall brasileiro? Foi um levante que aconteceu em no Ferro´s Bar em 1983 após um grupo de lésbicas ter sido expulsa do estabelecimento. O Aventuras na História contou este capítulo.   Leia também a reflexão que o Observatório de Imprensa fez sobre este dia!

 

 

 

 

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é editor chefe do Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook