Há 30 anos, todo dia 1º de novembro é celebrado o Dia Mundial do Veganismo
Contra fatos, não há argumentos. Nem contra o veganismo. A filosofia que vem ganhando mais adeptos a cada dia só encontra refutação em desculpas esfarrapadas. O ser humano não precisa de alimentos e produtos de origem animal para seguir vivo, a produção industrial de carne só ferra o planeta e, ascendendo um pouco espiritualmente, desfazer-se de um luxo em favor de seres vivos é uma atitude nobre.
Não é fácil, claro, se considerarmos toda a cultura ancestral enraizada em nossas mentes aliada àquela atitude mezzo foda-se, mezzo autodestruição, tão comum em nossa fase adulta da vida, que torna uma simples mudança de hábito em algo cuja sensação é a de ter um braço arrancado.
Para ir convencendo geral de que ser vegano vale a pena para todos, ONGs, produtores de documentários e um montão de artistas usam seu poder de influência na música para lutar pela causa animal. No Dia Mundial do Veganismo, criado em 1994 pela Vegan Society, listamos dez músicos (alguns deles, bem discretos) que não consomem produtos de origem animal. Surpreenda-se e, quando puder, go vegan!
Moby
“Me tornei vegano em 1987. Conheci o veganismo pela primeira vez em 1982, quando tocava em uma banda de hardcore punk rock chamada The Vatican Commandos.Fomos de carro até Akron, Ohio, para fazer um show em uma pizzaria e acabamos ficando em uma ocupação vegana — basicamente uma casa abandonada onde morava um bando de punk rockers veganos” — Moby.
Billie Eilish
“Sou vegana há sete anos. Depois que você conhece como são tratados os animais na indústria e vê o que acontece, é muito difícil voltar atrás na decisão. E agora, mesmo tendo muitos amigos que comem carne diariamente, eu não digo a ninguém o que fazer. Sigo com a minha vida sabendo o que acontece com os animais e fazendo a minha parte sobre isso” — Billie Eilish.
Stevie Wonder
“Sou vegano há dez anos. Isso ajuda a me manter bonitão. Penso que comer de forma saudável é importante. Temos que pensar em como manter nosso planeta mais verde e as áreas urbanas mais sustentáveis para as crianças. Não podemos só falar sobre isso. Temos de viver isso” — Stevie Wonder.
Thom Yorke (Radiohead)
“Já existe sofrimento suficiente no mundo e as pessoas escolhem ingerir mais, fisicamente. Então você deveria pelo menos estar atento ao que você está fazendo em vez de achar que é um direito do ser humano consumir carne deste jeito” — Thom Yorke.
Travis Barker (Blink-182)
“Eu nunca curti o gosto ou a textura da carne, e costumava esconder os pedaços no meu bolso na mesa de jantar em vez de comê-los, quando era criança. Uma dieta vegana está na raiz do punk rock e do hardcore. E, para mim, sempre foi cool” — Travis Barker.
A$AP Rocky
“Eu não como carne, então as pessoas simplesmente não gostam de passar o Dia de Ação de Graças comigo. Eles não podem curtir. A maioria das pessoas na minha família mistura carne com absolutamente tudo o que cozinha. É bem irritante!” — A$AP Rocky.
will.i.am (Black Eyed Peas)
“Sou um vegano violento. Estou lutando por uma vida mais saudável e por um planeta mais saudável. Um dia percebi que (eca), eu estava comendo coisas podres, mortas, e leite que tinha saído das tetas de uma vaca. Isso é nojento” — will.i.am.
Morrissey (The Smiths)
“Eu sou assim: me recuso a comer qualquer coisa que teve uma mãe. No começo foi difícil, só conseguia comer pães, massa, castanhas e frutas. Ainda hoje, fico sem esperança quando pego um menu de restaurante. Vou direto para a parte dos pratos para crianças. Se eu encontrar baked beans, já foi uma grande vitória. Se você me convidar a jantar, é imprescindível que tenha uma torradeira” — Morrissey.
Ariana Grande
“Até hoje, minha família me oferece almôndegas, mesmo sabendo que sou vegana. Eles simplesmente não querem se lembrar disso. E não estou sozinha. Meu cunhado Hale também, então temos um ao outro para tentar atravessar esses almoços familiares de domingo” — Ariana Grande.
Erykah Badu
“Comida vegana é o alimento da alma em sua forma mais verdadeira. Alimento da alma significa alimentar a alma. E, para mim, sua alma é sua intenção. Se sua intenção é pura, você é puro” — Erykah Badu.