Daft Punk Random Access Memories Drumless Edition Imagem: Reprodução

Daft Punk lança versão sem beats de seu último álbum

Flávio Lerner
Por Flávio Lerner

Random Access Memories (Drumless Edition) chegou nesta sexta-feira (17), via Columbia Records

E enfim está entre nós o disco “póstumo” do Daft Punk. Anunciada há mais de um mês, a “Drumless Edition” de Random Access Memories, último álbum de estúdio da dupla, chegou nesta sexta-feira, 17, pela Columbia Records.

A obra traz todas as faixas de RAM despidas de seus beats — mais um presente para os fãs no ano em que o lançamento original completou dez anos. Destas, duas haviam saído como singles nessas últimas semanas: Within e Motherboard.

Em maio, os robôs já haviam lançado uma primeira edição especial comemorativa do LP — Random Access Memories 10th Anniversary Edition —, com direito a trechos inéditos de gravações de estúdio e um videoclipe de Infinity Repeating — demo com Julian Casablancas+The Voidz (banda paralela do famoso frontman dos Strokes) que acabou ficando fora do corte final.

Além disso, na mesma época foi ao ar o primeiro episódio da série Memory Tapes, que desde então vem trazendo cenas de bastidores da criação do long play, gravadas nos Henson Studios (Los Angeles) e Gang Studios (Paris), e entrevistas com os ilustres artistas colaboradores.

Depois do capítulo inaugural, centrado no próprio Julian Casablancas, vieram os registros com Chilly GonzalesPanda BearDJ FalconTodd EdwardsPharrell Williams (que abordamos e traduzimos aqui) e Nile Rodgers; os eps com Paul Williams e Chris Caswell ainda estão por chegar.

Ainda assim, não devemos ter muito material inédito daqui pra frente, já que o duo encerrou suas atividades oficialmente no começo de 2021. Ou não. Quando se trata de Daft Punk, tudo pode acontecer.

Sobre o Random Access Memories

Lançado em maio de 2013 pela Columbia Records, Random Access Memories é o quarto e derradeiro álbum de estúdio do Daft Punk. Sucessor de Human After All (2005), o long play mais orgânico da discografia da dupla formada por Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo foi muito bem aceito por crítica e público, chegando a ser premiado com o Grammy de “Álbum do Ano” em 2014.

Baseado na funk, no soul e na disco music dos anos 1970, RAM contou com colaborações icônicas, ajudando a resgatar lendas da época, como Giorgio Moroder e Nile Rodgers, a uma nova geração, ao mesmo tempo em que aproveitou o brilho de astros como Julian Casablancas e Pharrell Williams.

Flávio Lerner

https://flaviolerner.medium.com/

Editor-Chefe do Music Non Stop.