Começa no próximo dia 22 de janeiro a 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Desta vez o evento tem como temática as vertentes da criação trazendo obras que dialogam com as questões que vêm sendo levantadas no país e no mundo diante da pandemia, crises econômicas, relações cotidianas, isolamento social, dentre outras questões.
Neste ano a homenagem será à cineasta Paula Gaitan, conhecida por um cinema feito de maneiras diversas, com obras de longa e curta duração, mas também com filmes feitos com orçamentos variados que, de maneira experimental, abordam a poesia, ficção, o cinema e até mesmo a performance.
O festival será virtual e os filmes poderão ser assistidos no site oficial da mostra, de maneira gratuita. Deixo para vocês a indicação de títulos que abordam música, dança, cantores ou bandas.
Lambada Estranha
O curta das artistas Luisa Marques e Darks Miranda não deixa muitas dicas qual sua abordagem. No ano de 2020, após um incêndio na cidade do Rio de Janeiro, tudo está seco e destruído. A água ou secou, ou foi contaminada o que impede que seu consumo seja feito com facilidade. Vindos da terra e do céu, criaturas extra-humanos desorientados surgem em meio ao caos. Ao buscar por mais informações sobre a produção das artista me deparei com uma performance sobre um ser abissal sobrevivendo em um mundo destruído. Assista aqui a performance das artistas:
Mulher do Fim do Mundo, Elza Soares
Este título é mais conhecido, pois se trata do videoclipe da música Mulher do Fim do Mundo da cantora Elza Soares, dirigido pela homenageada da edição Paula Gaitan. A canção aborda as mudanças sentidas pelas mulheres no mundo contemporâneo, suas lutas, empoderamento e emancipações.
Negro em Mim
O documentário de Macca Ramos investiga artistas e pensadores negros no Brasil contemporâneo, mostrando a diversidade existente no país a partir da discussão racial. O diretor passou por seis cidades mapeando as influências da população afro-brasileira na formação da cultura nacional. Dentre os entrevistas está a cantora-compositora Luedji Luna.
Noite
O longa da homenageada Paula Gaitan acompanha uma mulher que caminha pela cidade ouvindo músicas. O filme experimental é sobre a experiência sensorial da música e dos sons urbanos, no qual a diretora assume a câmera e filma momentos da noite carioca. Seus registros misturam música eletrônica, jazz, rock e ritmos latinos.
Noite de Seresta
O curta de 19 minutos dos diretores Sávio Fernandes e Muniz Filho retrata o “sextou” de quem aproveita a noite do fim de semana para ir cantar. Katia é uma mulher comum que realiza seu sonho de ser uma estrela em cada sexta-feira que vai ao karaokê cantar. O curta aborda essa liberdade e expressão, dando a mulher seu tão esperado momento de fama.
Swingueira
Filmado em Fortaleza e Salvador o documentário de Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula aborda o fenômeno musical das periferias do Nordeste brasileiro a Swingueira (ou Pagodão Baiano). Quatro moradores da periferia são colocados frente a frente em uma disputa de dança. Os jovens dançam por lazer em suas horas vagas, com seus grupos, compostos por amigos e entusiastas do ritmo.
Todas as Melodias
Dos anos 1970 até a atualidade o diretor Marco Abujamra cria um percurso sensível sobre a vida e a obra de um dos maiores nomes da música popular brasileira, o cantor Luiz Melodia. São usados fotos, vídeos e relatos de amigos e companheiros de palco do cantor como Wally Salomão, Arnaldo Antunes, Jards Macalé e Zezé Motta.
Website oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes.