Concorrente da Netflix libera mais de 100 filmes clássicos para você assistir de graça

Avatar
Por Yasmine Evaristo

No ar desde o ano 2000, criada como o objetivo de ser concorrente da Netflix, a plataforma de streaming NetMovies passou a oferecer seus serviços de maneira gratuita a partir do início do mês.  Grandes clássicos da sétima arte estão disponíveis e o catálogo aumenta diariamente.

Todos os dias, às 19h, um título é adicionado ao acervo e pode ser assistido no canal do YouTube da plataforma. Porém alguns títulos só estão disponíveis para assinantes desse canal, mediante o pagamento da mensalidade de R$ 7,99.

Com um catálogo variado o streaming pode não atrair quem busca sucessos de bilheterias ou os queridinhos do momento. Mas possui em seu acervo uma série de clássicos que deveriam ser assistidos por qualquer fã da sétima arte. Deixamos para vocês a indicação de alguns títulos importantes para quem quer conhecer um pouco mais do cinema clássico.

Grandes títulos do cinema soviético

O ENCOURAÇADO POTEMKIN SERGEI EINSENSTEIN ESCADARIA DE ODESSA

Após 1917, com o fim da revolução, o governo bolchevique passou a incentivar a produção cinematográfica a fim de propagar sua propaganda ideológica e ressaltar a imagem de força e heroísmo do povo. 

Dentre os diretores da época o destaque fica com Sergei Mikhailovich Eisenstein, artista da vanguarda, integrante do Exército Vermelho e criador da técnica de montagem conhecida como montagem dialética.

Com o fim de mostrar que o cinema e a política podiam caminhar lado a lado o diretor lança, aos 26 anos de idade, A Greve. Em seguida, sem filme mais conhecido ganha as telas. Em O encouraçado Potemkin os marujos de um navio de guerra se rebelam contra seu superiores. O filme é a dramatização de um fato ocorrido em 1905. 

Assim como esses dois títulos também encontramos, no acervo, Outubro um dos títulos patrocinados pelo governo para comemoração dos dez anos da Revolução de Outubro. Curiosamente os experimento de montagem de Eisenstein foram duramente criticados na época. Por usar imagens desconectas em cortes rápidos com o intuito de criar ligações entre essas itens seu filme foi considerado inteligível. O filme foi acusado de não alcançar as massas.

Alexander Nevsky é outra obra que encontramos no streaming. Assim como os demais filmes citados ele foi encomendado com o objetivo de fazer propaganda contra Hitler. O filme foi lançado em 1938 período em que o líder nazista reordenava seu exército para invadir o leste europeu. Nevsky conta a história da invasão da República da Novogárdia (estado eslavo) pelos Cavaleiros Teutônicos, no século XIII. 

Um casal espetacular: Giulietta e Federico 

LA STRADA GELSOMINA FELLINI

Sem dúvidas o italiano Federico Fellini é um dos maestros do cinema. Ao longo de sua carreira dois de seus filmes são muito lembrados e ambos contam com sua esposa, a atriz Giulietta Massina,  como protagonista. Esses dois títulos se encontram no catálogo da NetMovies e são A Estrada da vida e Noites de Cabíria

As obras são dois dramas com protagonistas inocentes e sonhadoras. Em Estrada, Massina é Gelsomina, uma jovem vendida por sua mãe ao artista de circo Zampanó (Anthony Quinn). Ao longo da película os anos do casal se desdobram nas estradas físicas e metafóricas da vida. Já em Noites a atriz intepreta Cabíria, uma cortesã romântica e sonhadora que está a espera de seu grande amor. 

Para quem busca outros filmes do diretor, o catálogo também dispõe de clássicos como AmarcordOs palhaçosSatyricon

Clint, que tal um prato de spaghetti?

A dica para quem quer conhecer mais de faroestes italianos são os spaghettis de Sérgio Leone interpretados por Clint Eastwood. Esse subgênero foi e ainda é criticado pelos fãs mais fervorosos dos clássicos western americanos, mas não são filmes menores.

Leone foi um dos diretores a renovar o gênero dos heróis estadunidenses em narrativas com andarilhos solitários, em meio as paisagens desérticas do velho oeste, desprovidos de esperança. Esses personagens, ainda que semelhantes aos mocinhos tradicionais por serem másculos, imponentes e bons de tiro são pessoas de moral questionável, são egoístas e podem jogar sujo de acordo com a sua necessidade. 

Clint incorporou esse personagem conhecido como Pistoleiro, Estranho ou Homem Sem Nome na trilogia do dólares. No acervo da NetMovies temos dois desses filmes. Clint estreia como protagonista em Por uns dólares a mais, filme que Leone fez a partir de inspirações a partir de Yojimbo de Akira Kurosawa. Nele, Eastwood é um andarilho que chega a cidade de San Miguel e passa a atuar em duas gangues rivais enquanto tenta salvar a mocinha de seu amante violento. No elenco também temos o ator italiano Jean Maria Volonté.

Da mesma forma em Três Homens em Conflito o ator americano interpreta um caminhante conhecido como Lourinho (Blondie, no original) que vive de pequenos golpes com seu parceiro Tuco (Eli Wallach). O assassino Angel Eyes, magistralmente interpretado por Lee Van Cleef completa o trio que está em busca de um tesouro enterrado. Para completar a beleza das locações escolhidas por Sergio a trilha sonora assinada por Ennio Morricone dá o tom de suspense, drama, ação e até comédia ao longo da narrativa. Imperdível! 

Das páginas para as telas

Adaptações da literatura para as telas existem desde que o cinema nasceu. Mas com o passar dos anos algumas podem ficar esquecidos em meios a tantas versões. Em 1959 o autor alemão Günter Grass lançou o romance O Tambor sobre Oskar, um interno em um hospício que narra sua história.

Desde criança o homem não deseja crescer e passa boa parte de sua vida no corpo de uma criança de três anos. Esse personagem toca um tambor que ressuscita suas memórias, as memórias de sua família e de seu país, criando um universo fantástico semelhante a realidade, mas com lógica própria. No ano de 1979, o filme homônimo foi lançado, dirigido por Volker Scholöndorff

Além desse título, também encontramos no catálogo da NetMovies Rebecca, a Mulher Inesquecível de Alfred Hitchcock, adaptação do romance gótico Rebecca da autora britânica Daphne Du Maurier. O livro foi recentemente readaptado e lançado pela Netflix. 

Entre cemitérios e roçados 

Não poderíamos deixar de falar sobre o cinema brasileiro. Para aqueles que buscam descobrir mais sobre o que foi produzido aqui na nossa terrinha as dicas são os especiais que o streaming fez de dois grandes nomes do nosso cinema: Amácio Mazzaropi José Mojica Marins.

O Especial Mazzaropi conta com doze títulos do ator, diretor e cantor paulista. Os filmes de Mazzaropi foram sucessos e bilheteria e sempre contam com o personagem matuto e muito humilde. Um retrato do Brasil rural. Alguns do títulos encontrados são Jeca TatuCasinha PequeninaChofer de Praça

Já o Especial Zé do Caixão com dez filmes de Marins. Aqueles nos quais ele interpretou seu personagem mais famoso, o agente funerário vilanesco, que estão disponíveis na plataforma são À Meia-noite Levarei Sua AlmaEsta Noite Encarnarei No Seu Cadáver. Mas também podemos conferir Delírios De Um Anormal O Estranho Mundo de Zé do Caixão filmes em que Zé aparece como uma entidade mística e aterrorizante e que não fazem parte da trilogia que imortalizou o personagem do terror brasileiro, porém compõem a obra do ator. 

× Curta Music Non Stop no Facebook