
Com pé no acelerador, Caribou reaparece com single duplo ‘Broke My Heart’
Lançamento pode indicar um novo álbum do DJ e produtor canadense vindo aí
Geralmente quem está com o “coração partido” aponta sua criatividade para tristes baladas melancólicas. Dan Snaith, que o mundo conhece melhor como Caribou, no entanto, resolveu tomar o caminho contrário. Lançado nesta segunda-feira (03) pela Merge, seu novo single (duplo), Broke My Heart, não economiza na velocidade e trai o título da faixa com uma ode ao acelero.
Produtores consagrados no mundo da música eletrônica muitas vezes tomam o caminho da simplificação, uma vez que já mostraram ao mundo sua capacidade técnica e criativa. É o que vemos neste novo lançamento do artista canadense amado pelos brasileiros. Snaith aposta suas fichas no simples, o que nem de longe significa mal feito. Cada elemento da música está no lugar certo, com o timbre certo e, como dizemos neste universo, “batendo direitinho”.
Com forte influência do tech house inglês da virada do milênio e do speed garage, Broke My Heart é faixa pensada para grandes palcos e festivais, ambiente em que Caribou transita há tempos. O curioso é que a, digamos, “lado B”, Honey, é muito superior à música principal. Ela segue na velocidade de Fórmula 1, mas esbanja criatividade e uma sensação raver dos anos 90, mais divertida e pulante.
A batida tem mais groove, o baixo é sensacional e a levada, trôpega e anfetaminada. Ainda simples e certeira, como sua irmãzinha de lançamento, Honey é aquele tipo de faixa que faz a cadeira ficar desconfortável para qualquer quadril minimamente acostumado com uma boa pista de dança.

O último álbum de Dan Snaith assinando como Caribou é do longínquo ano de 2020. As 12 músicas de Suddenly, talvez influenciadas pela bad trip pandêmica, mergulhavam no breakbeat e na ambient music melódica e profunda, ao estilo Moby. Em 2022, o artista ainda lançou o disco Cherry, mas assinando com o alter ego Daphni.
Falando exclusivamente do caribounismo, a dobradinha aponta para um outro caminho em um esperado (e ainda não anunciado) novo álbum, apresentando Snaith como um produtor que pensa em shows grandes. Um caminho interessante e de certa forma bem-vindo. Seu último show no Brasil, no Lollapalooza 2022, foi um tanto quanto pasmacento.
Dan aproveitou o lançamento para anunciar shows no Japão, Europa e Estados Unidos durante o segundo semestre de 2024, avisando que “tem muitas músicas novas para tocar”. Tudo indica que um Caribou diferente estará subindo aos palcos. Saiba, senhor Snaith, que o Brasil também merece ver ao vivo sua versão acelerada.
