Capas de discos Bruno Faria e sua exposição no Itaú Cultural. Foto: Lucas Nave/Grupophoto/Divulgação

Capas que fizeram história: Itaú Cultural celebra a arte do vinil brasileiro

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Em formato de loja de discos, instalação gratuita percorre três décadas de música nacional a partir de capas que marcaram época

Localizado na Av. Paulista, 149, o Itaú Cultural dedicou um de seus espaços à cultura do disco de vinil até o dia 15 de fevereiro. A visitação é gratuita. Na instalação, 168 discos icônicos da música brasileira, lançados entre 1960 e 1990, são expostos no formato “loja de vinil”, que permite ao visitante acompanhar a evolução do design gráfico das capas nas bolachas nacionais. O espaço ainda conta com uma vitrola, em que se pode ouvir parte do acervo, pertencente à instituição.

O vinil transformou a capa de um disco em espaço criativo para artistas gráficos se expressarem. A primeira função era comercial: ajudar o produto a se destacar entre as centenas de outras opções de compra presentes em uma loja. Mas muita gente ousou e elevou o trabalho ao status de arte. Em muitos casos, álbuns são mais valiosos por suas capas do que pela própria música gravada, como já te contamos aqui no Music Non Stop.

A chamada Introdução à história da arte brasileira 1960-90, de Bruno Faria, propõe relevar o trabalho artístico por trás das capas de discos — um aspecto que pode passar despercebido pela maioria do público, mas é celebrado com atenção por amantes das bolachas. A coleção foca nos grandes clássicos da nossa discografia, como o segundo álbum de Elza Soares, Bossa Negra, de 1961, além de lançamentos de nomes que vão de Chico Buarque a Secos & Molhados, até a geração manguebeat, de Chico Science.

Belo passeio para quem gosta de música, história e design gráfico.

Foto: Lucas Nave/Grupophoto/Divulgação

Foto: Lucas Nave/Grupophoto/Divulgação

Capas de discos

Foto: Lucas Nave/Grupophoto/Divulgação

Capas de discos

Foto: Lucas Nave/Grupophoto/Divulgação

+ Participe do canal de WhatsApp do Music Non Stop para conferir todas as notícias em primeira mão e receber conteúdos exclusivos

+ Siga o Music Non Stop no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mundo da música e da cultura

Serviço

Introdução à história da arte brasileira 1960-90

Visitação até 15 de fevereiro de 2026
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Local: Sala Multiuso, piso 2 do Itaú Cultural
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Espaço expositivo contará com acessibilidade com vídeo-guia e objeto tátil

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.