Com o início das temporadas de premiações, prováveis indicados começam a ser exibidos em festivais no país
Fim de ano e com ele a proximidade das premiações do cinema. Antes do Oscar, a premiação mais esperada do público, algumas outras acontecem como o Globo de Ouro e Critics’ Choice Awards. Dessa forma, conseguimos ter um ‘termometro’ e prever quais são os filmes mais cotados a candidatos ao Oscar.
Deixamos aqui a lista de alguns títulos indicados e premiados que estão em cartaz no circuito de festivais e em cinemas.
Amor, Sublime Amor
Realizado por Steven Spielberg, o filme é um remake do clássico de 1961. Em uma versão contemporânea de Romeu e Julieta a rivalidade entre grupos, ambientada em uma Nova York dos anos 1950, é encenada em forma de musical. O filme está sendo exibido nos cinemas.
Ataque dos Cães
Jane Campion, vencedora do Oscar de Melhor Roteiro Original, em 1994, por O Piano está de volta. Em sua nova produção um fazendeiro turrão entra em conflito com familiares, trazendo a tona segredos e dilemas que alteram o funcionamento da vida em seu entorno. O filme lidera as indicações ao Globo de Ouro, ao lado de Belfast e está disponível na Netflix.
Belfast
A comédia dramática dirigida por Kenneth Branagh é ambientada na Irlanda do Norte, nos anos 1960. Em meio as mudanças culturais, sobretudo sociais, e confrontos armados o garoto Buddy (Juddy Hill) sonha com mudanças que parecem nunca chegar. Enquanto seus sonhos não se realizam ele se conforta em seu ambiente da famíliar. A produção está sendo exibida no Festival do Rio até o dia 19/12.
Benedetta
Paul Verhoeven mais uma vez usa e abusa do erotismo para contar uma história. Desta vez a protagonista é uma freira, no século XVII, que além de realizar milagres possui visões perturbadoras eróticas. Além disso, ela se envolve amorosamente com uma jovem provocando questionamentos na madre superioria, dividida entre o sagrado e o profano que habitam na mulher. A produção, baseada no livro Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy, está sendo exibida no Festival do Rio até o dia 18/12.
Casa Gucci
Mais um título adaptado de livro, mas desta vez dirigido por Ridley Scott, sobre o crime que abalou a vida de uma das família mais influentes da moda. Os Gucci tiveram sua vida devastada pelo assassinato de Maurizio Gucci, assassinato este articulado por sua esposa, Patrícia. Como o casal principal, Lady Gaga e Adam Driver que devem receber mais algumas indicações ao longo dessa temporada. Omfilme está em cartaz nos cinemas.
King Richard: Criando campeãs
Baseado Baseado fatos, o novo filme de Will Smith conta a história do pai da estrelas do tênis, Vénus e Serena Williams. Um drama sobre a perseverança de um homem para dar as filhas um futuro profissional. O filmes está em exibição nos cinemas.
Madres Paralelas
Duas mulheres se conhecem em uma sala de parto. Uma, mais velha, se sente plena com o nascimento do bebê, a outra, muito jovem, está assustada. Desse encontro uma amizade duradoura surge. A produção dirigida por Pedro Almodovar, foi o filme de abertura do Festival do Rio e será lançada pela Netflix em 2022.
Memória
Apichatpong “Joe” Weerasethakul é o primeiro filme do diretor rodado fora da Tailândia. O filme narra a história de Jessica (Tilda Swinton), uma britânica que vive na Colômbia. A mulher passa a ouvir sons estridentes e pancadas que mais ninguém ouve e parte em uma investigação sobre o que pode estar acontecendo consigo. A produção está sendo exibida no Festival do Rio até o dia 18/12. Em 2022 o filme integrará o catálogo da plataforma Mubi.
Titane
Após dez anos um pai reencontrar o filho que estava desaparecido. Crimes, intrigas e body horror são elementos que compõem esse longa de suspense e horror, dirigido por Julia Ducornau. O vencedor da Palma de Ouro no último Festival de Cinema de Cannes está sendo exibido no Festival do Rio até o dia 21/12. Em 2022 o filme integrará o catálogo da plataforma Mubi.