Casa Gucci. Saiba o que esperar do novo filme estrelado por Lady Gaga e Adam Driver, dirigido por Ridley Scott.

Por Yasmine Evaristo

Lady Gaga compartilhou uma primeira imagem ao lado de Adam Driver no próximo filme de Ridley Scott  intitulado House of Gucci.

Baseado no livro de Sarah Gay Forden, sobre o famoso assassinato de Maurizio Gucci, neto e herdeiro da grife italiana, nos anos 1990.  A cantora e atriz Lady Gaga interpretará Patrizia Reggiani, ex-esposa de Maurizio, condenada por ser mandante do crime. O filme está previsto para novembro de 2021



O roteiro do drama é assinado por Roberto Bentivegna, um cineasta britânico, filho de italianos com carreira em ascensão. Segundo a imprensa internacional House of Gucci supostamente começou a ser filmado em Roma no mês passado. A trama além de abordar o assassinato de Maurizio Gucci também mostrará as consequências do crime na dinâmica familiar, assim como no livro.

Casa Gucci, os bastidores por Sara Gay Forden

A jornalista Sara Gay Forden narra com muitos detalhes não apenas a história do assassinato de Maurizio como também a dinâmica da família Gucci, em Casa Gucci – Uma história de glamour, cobiça, loucura e morte

O livro se inicia com o assassinato do último membro da família a controlar a empresa. Em uma manhã aparentemente normal o homem fora baleado, em março de 1995, próximo ao seu escritório em Milão. Entretanto este não seria o primeiro escândalo na família Gucci. Os negócios no ramo da moda iniciaram na década de 1920 quando Guccio Gucci abriu sua empresa de produtos em couro, em Florença. 

Nos anos 1940 a empresa já ditava moda com suas bolsas de alça de madeira. E tudo isso porque Aldo, filho do meio de Guccio expandiu o alcance da empresa para esfera global ao abrir filiais na América. Assim a Gucci ficou conhecida como sinônimo de qualidade e tradição, emplacando em suas peças o monograma GG.  

Entretanto o controle de Aldo provocou ciúmes nos irmãos e as disputas por atenção e domínio das atividades da empresa começaram a ser recorrentes. Rodolfo, pai de Maurizio, chegou a ter atrito com seu filho, Paolo, pro querer maior controle na empresa. Entretanto com sua morte em 1983, os embates familiares aumentaram em vez de diminuir.

Maurízio herdou metade da Gucci e seus primos se tornaram inimigos o ponto da vida da família oscilar entre afinidades em eventos misturadas com processos judiciais. Pouco antes de sua morte, Maurizio vendeu a Gucci para investidores. Ademas o livro de Sara disseca a vida profissional e pessoal de Mairizio com foco no relacionamento dele e Patrizia e todos os problemas gerados pelo divórcio do casal, até a morte do empresário. 

O que esperar de um filme de Ridley Scott

O renomado produtor e diretor de cinema Ridley Scott é conhecido por estar a frente de sucessos de bilheteria como Blade Runner assim como por fracassos, vide as críticas feitas a Alien: Covenant. Porém, não podemos negar que Scott é um realizador versátil que dirigiu títulos dos mais diversos gêneros.

Ainda que seja conhecido por seus épicos de sucesso,  como Alien, o Oitavo Passageiro ou 1492 – A Conquista do Paraíso a produção do cineasta também inclui dramas, suspenses e policiais. Se o público, acostumado a ouvir duras críticas por suas sequencias do sci-fi Alien, tiver dúvidas quanto a qualidade do filme sobre os Gucci devemos lembrar que Scott dirigiu títulos memoráveis para a história do cinema. 

Para quem não conhece a cinematografia de Ridley para além dos épicos e ficções científicas a dica é assistir ao road-movie Thelma e Louise, disponível no Telecine Play, ou ao drama  O Gângster, disponível na Netflix

Adam Driver um artista cada vez mais promissor 

Os fãs de Lena Dunham que acompanharam todas as temporadas de Girls, viam o romance tóxico de Hanna Horvath e Adam Sackler e pensavam no quanto aquele ator poderia ser promissor. A série durou de 2012 até 2017 e neste hiato o ator estrelou Lincoln e Frances Ha

Posteriormente o ator se tornou popular ao encarnar o vilão Kylo Ren nos filmes mais recentes da saga Star Wars. Porém o ator chamou atenção de crítica e público pelo filme mais recente de Noah BaumbachHistória de um Casamento no qual interpretou ao lado de Scarlett Johansson a história de um casal devastado pelo divórcio. O filme se encontra no catálogo da Netflix.

O filme concorreu ao Oscar nas categorias Filme, Atriz, Ator, Roteiro Original, Trilha Sonora Original e Atriz Coadjuvante, tendo vencido a última categoria pela interpretação de Laura Dern

Lady Gaga e o cinema

Quem via Stefani Joanne Angelina Germanotta, Lady Gaga, no início dos anos 2000 arrebatando o cenário musical com suas performances excêntricas, porém emblemáticas, talvez não imaginasse que após uma década ela seria uma das mais emblemáticas cantoras do planeta.

Lady Gaga não é apenas uma musicista de sucesso. A empresária, compositora e produtora musical, impetuosa e decidida, deu um passo a frente e se lançou na carreira de atriz. Sua primeira aparição foi na sexta temporada da série American Horror Story: Roanoke na qual interpreta uma bruxa.

Desta forma mais um caminho foi trilhado e não tardou a vermos a atriz em um papel significante e comentado como o da protagonista de Nasce Uma Estrela. O filme dirigido por Bradley Cooper é uma refilmagem do homônimo de 1937. Sua personagem é Ally, uma mulher que tem um romance com o cantor Jackson Maine (interpretado por Cooper). 

Seu romance é atravessado por problemas quando sua carreira alavanca e ofusca os anos de vida profissional do seu amado.  Neste filme a cantora contribuiu com composições da trilha sonora, e desta forma foi aclamada pelos críticos. Gaga foi nomeada ao Oscar de melhor atriz e vencendo na categoria de melhor canção original, pela música “Shallow”. Desta forma Gaga venceu cinco premiações em uma mesma temporada: Oscar, Grammy, Bafta, Globo de Ouro e Critics’ Choice. 

Expectativas sobre esse grande encontro 

Considerando que o diretor Ridley Scott tem experiência em conduzir filmes de drama, não devemos nos assustar com a possibilidade de nos deparar com um filme mal feito. Diante do elenco promissor, encabeçado por Adam e Gaga e de um roteiro pautado em um relato que busca mostrar problemas reais em um meio do qual sabemos pouco, devemos contar com um filme que atice a nossa curiosidade. Além disso, um longa que mostre os bastidores da moda pode surpreender o espectador não apenas por sua narrativa, mas também por seus aspectos visuais. 

Esperamos que House of Gucci seja uma transcrição dos fatos históricos, mas também um meio de conhecer a estética que projetou os Gucci ao estrelato e os caminhos trilhados pelos investigadores para condenar os culpados pelo crime. 

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook