globo de ouro

Veja os filmes que o Globo de Ouro colocou na mira do Oscar 2021. Os Estados Unidos vs. Billie Holliday foi o grande destaque

Por Yasmine Evaristo

Globo de Ouro dá dica de filmes para se ficar atento na corrida para o Oscar 2021

No último domingo, dia 28 de fevereiro, o prêmio Globo de Ouro apresentou seus vencedores, os principais filmes da temporada de premiações. Dentre os filmes escolhidos, vários se destacam por suas atrizes. Selecionamos alguns desses títulos para você conhecer as divas do cinema e TV que estão em evidência. 

Estados Unidos vs. Billie Holiday

Neste drama biográfico a trama se desenvolve a partir de um suposto romance entre a cantora Billie Holiday e um agente do governo estadunidense. A jazzista foi condenada a um ano e um dia de prisão, no ano de 1947, pela música Strange Fruit, canção em que condena o racismo. No longa, de Lee Daniels, após sua recusa a parar de cantar a canção, um agente (Trevante Rhodes) é designado para perseguir Lady Day, em busca de provas sobre seu consumo de drogas. 

O longa aborda uma das possíveis relações de Billie, focando nos aspectos abusivos de sua vida amorosa, marcada por casos e romances com homens que abusaram da cantora física e psicologicamente. Sua intérprete, Andra Day, atriz e cantora, venceu o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz de Filme de Drama

Nomadland 

nomadland

Neste roadmovie com ar documental que vem chamando a atenção de crítica e público há alguns meses temos dois destaques femininos, a diretora e a atriz principal. A americana Frances McDormand enfrenta a vida na estrada, interpretando uma trabalhadora sazonal, que se desloca pelo país, em busca de vagas de empregos temporárias. 

Dirigido e roteirizado por Chloé Zhao, Nomadland, é um filme com potentes interpretações e teve seu roteiro baseado  no livro-reportagem Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century, da jornalista  Jessica Bruders. A cineasta chinesa se tornou a segunda mulher a vencer na categoria de Melhor Direção em Filme, mas também conquistou o prêmio principal, de Melhor Filme de Drama

The Mauritanian

Neste drama de tribunal produzido pela 30West e Topic Studios em parceria com a BBC FilmJodie Foster é Nancy Hollander, advogada de defesa de um prisioneiro capturado pelo governo dos EUA. Mohamedou Ould Slahi (Tahar Rahim) está em cárcere em Guantanamo, há 14 anos, sem acusação ou julgamento, sobretudo sem esperanças. Dessa maneira é por meio de sua advogada e sua associada (Shailene Woodley) que sua vida está prestes a ser mudada. 

Jodie Foster venceu o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz Coadjuvante em Filme. Aos 58 anos, a atriz mostra que sua faixa etária não é motivo para exclusão. Aos quase sessenta ela se diz menos assustada ao atuar, sem medos de como se sairá, pois o tão esperado futuro já chegou. Jodie venceu há 30 anos o Oscar por O Silêncio dos Inocentes e em 2021 pode concorrer ao prêmio novamente. 

The Mauritanian é baseado no livro de memórias homônimo, de Slahi, best-seller do New York Times. 

Eu Me Importo

Presente no top 10 da NetflixEu Me Importo tem dividido opiniões. Por se tratar de uma golpista que busca realizar o sonho americano, de maneira questionável, o filme é atrativo em seu trailer, e retrata o descaso da sociedade com idosos que são tratados ora como dados estatísticos, ora como cifras. 

Ainda que criticado por enquadramentos que não permitem ao espectador observar por inteiro as interpretações ou um medo de ligar a atriz principal a papeis anteriores, a competente Rosamund Pike, levou para casa a estatueta na categoria Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical. Na pela da golpista 

O filme está disponível na Netflix.

O Gambito da Rainha 

Anya Taylor-Joy protagonizou a série mais acessada da Netflix em 2020, O Gambito da Rainha, levando o prêmio de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme Para a TV. A produção que atraiu inúmeras pessoas é uma adaptação do livro de Walter Tevis sobre Beth Harmon, enxadrista fictícia. 

Em um mundo majoritariamente  masculino a jogadora constrói sua carreira, com empenho e dedicação. 

A série também foi vencedora na categoria Melhor Minissérie ou Filme Para a TV e pode ser assistida na Netflix.

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook