Titane candidato ao oscar

Candidatos a uma vaga no Oscar 2022 estão sendo exibidos em festivais no Brasil

Por Yasmine Evaristo

Com o início das temporadas de premiações, prováveis indicados começam a ser exibidos em festivais no país 

Fim de ano e com ele a proximidade das premiações do cinema. Antes do Oscar, a premiação mais esperada do público, algumas outras acontecem como o Globo de Ouro e Critics’ Choice Awards. Dessa forma, conseguimos ter um ‘termometro’ e prever quais são os filmes mais cotados a candidatos ao Oscar. 

Deixamos aqui a lista de alguns títulos indicados e premiados que estão em cartaz no circuito de festivais e em cinemas. 

amor-sublime-amor

IMDb

Amor, Sublime Amor

Realizado por Steven Spielberg, o filme é um remake do clássico de 1961. Em uma versão contemporânea de Romeu e Julieta a rivalidade entre grupos, ambientada em uma Nova York dos anos 1950, é encenada em forma de musical. O filme está sendo exibido nos cinemas. 

Ataque dos Cães 

Jane Campion, vencedora do Oscar de Melhor Roteiro Original, em 1994, por O Piano está de volta. Em sua nova produção um fazendeiro turrão entra em conflito com familiares, trazendo a tona segredos e dilemas que alteram o funcionamento da vida em seu entorno. O filme lidera as indicações ao Globo de Ouro, ao lado de Belfast e está disponível na Netflix

Belfast

belfast oscar

IMDb

A comédia dramática dirigida por Kenneth Branagh é ambientada na Irlanda do  Norte, nos anos 1960. Em meio as mudanças culturais, sobretudo sociais, e confrontos armados o garoto Buddy (Juddy Hill) sonha com mudanças que parecem nunca chegar. Enquanto seus sonhos não se realizam ele se conforta em seu ambiente da famíliar. A produção está sendo exibida no Festival do Rio até o dia 19/12. 

Benedetta

Paul Verhoeven mais uma vez usa e abusa do erotismo para contar uma história. Desta vez a protagonista é uma freira, no século XVII, que além de realizar milagres possui visões perturbadoras eróticas. Além disso, ela se envolve amorosamente com uma jovem provocando questionamentos na madre superioria, dividida entre o sagrado e o profano que habitam na mulher. A produção, baseada no livro Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy, está sendo exibida no Festival do Rio até o dia 18/12. 

Casa Gucci 

Mais um título adaptado de livro, mas desta vez dirigido por Ridley Scott, sobre o crime que abalou a vida de uma das família mais influentes da moda. Os Gucci tiveram sua vida devastada pelo assassinato de Maurizio Gucci, assassinato este articulado por sua esposa, Patrícia. Como o casal principal, Lady GagaAdam Driver que devem receber mais algumas indicações ao longo dessa temporada. Omfilme está em cartaz nos cinemas. 

King Richard: Criando campeãs 

Baseado Baseado fatos, o novo filme de Will Smith conta a história do pai da estrelas do tênis,  Vénus e Serena Williams. Um drama sobre a perseverança de um homem para dar as filhas um futuro profissional. O filmes está em exibição nos cinemas. 

Madres Paralelas

Madres Paralelas candidato ao oscar

Festival do Rio

Duas mulheres se conhecem em uma sala de parto. Uma, mais velha, se sente plena com o nascimento do bebê,  a outra, muito jovem, está assustada. Desse encontro uma amizade duradoura surge. A produção dirigida por Pedro Almodovar, foi o filme de abertura do Festival do Rio e será lançada pela Netflix em 2022. 

Memória

Apichatpong “Joe” Weerasethakul é o primeiro filme do diretor rodado fora da Tailândia. O filme narra a história de Jessica (Tilda Swinton), uma britânica que vive na Colômbia.  A mulher passa a ouvir sons estridentes e pancadas que mais ninguém ouve e parte em uma investigação sobre o que pode estar acontecendo consigo.  A produção está sendo exibida no Festival do Rio até o dia 18/12. Em 2022 o filme integrará o catálogo da plataforma Mubi

Titane

Titane candidato ao oscar

IMDb

Após dez anos um pai reencontrar o filho que estava desaparecido. Crimes, intrigas e body horror são elementos que compõem esse longa de suspense e  horror, dirigido por Julia Ducornau. O vencedor da Palma de Ouro no último Festival de Cinema de Cannes está sendo exibido no Festival do Rio até o dia 21/12. Em 2022 o filme integrará o catálogo da plataforma Mubi

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook