Elenco de Stranger Things Elenco de Stranger Things – foto: divulgação Netflix

Anos 80: Atores de Stranger Things elegem quais seus melhores filmes da década

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Enfim, uma dúvida de todos foi esclarecida. Afinal, quais filmes dos anos 80 os próprios atores da série Stranger Things mais curtiram?

Quando foi lançada em 2016, a série da Netflix , Stranger Thingsn causou um tremendo alvoroço no público. A aventura de cinco adolescentes em uma cidade do interior dos Estados Unidos, vizinha a um misterioso centro de pesquisas, foi um das maiores sucessos da plataforma desde sua criação.

O principal motivo do impacto inicial da produção entre o público fui sua ambientação na década de 80, a ponta das inevitáveis comparações e referências terem sido apontadas.

Filmes como Goonies e E.T. foram apontados como fontes de Stranger Things e, realmente, para os que viveram aquela época, é impossível não fazer um link afetivo entre as personagens das duas eras.

Os atores da série finalmente falaram sobre os filmes, rodados na década de 80, que mais amavam. Obviamente, ainda não tinham saído da barriga das mamães no tempo do lançamento, mas nada que não pudesse ser resolvido em uma “locadora” (lembra?). As escolhas do elenco, não muito surpreendentes, são praticamente uma árvore genealógica da série.

Millie Bobby Brown participou de uma live no Facebook ao lado de Finn Wolfhard, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin e Noah Schnapp. A escolha de Millie foi o super clássico de Steven Spielberg, E.T. O filme foi entregue à atriz para usar como referência na composição de sua personagem na série: “me pediram para inspirar minha criação em E.T., então, vou escolher este como meu filme predileto da décadas”, disse.

Seguindo dentro do esperado, Gaten Matarazzo e Noah Schnapp escolheram Os Goonies, de Richard Donner, como seus filmes prediletos e, novamente, a semelhança de caractéristias entre alguns personagens de Gonnies e os de Stranger Things é – propositalmente – imensa. No clássico da década, uma turma de garotos descobre um mapa do tesouro, que os levariam à fortuna de Willie Caolho, um pirata que escondeu seu navio na cidade em que as personagens viviam.

 

 

Gaten Matarazzo, no entanto, escolheu um filme dedicado aos adolescentes, diferentemente das duas primeiras escolhas, direcionadas ao público infanto-juvenil. Matarazzo escolheu “A Garota de Rosa Schocking”, de John Hughes, lançado em 1986. A comédia romântica conta a história de Andie, vendedora em uma loja de discos. “Não me julguem”, brincou.

A grande menção honrosa a um filme cuja estética inspirou imensamente Stranger Things, enfim, foi dada por Finn Wolfhard. “Eu acho que, provavelmente para mim, são os clássicos Gonnies e E.T., mas também temos de lembrar de Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Todos grandes filmes”.

Contatos Imediatos de Terceiro Grau (19779 é uma das maiores pérolas da filmografia de Spierberg, considerado “cinco estrelas” por boa parte da crítica. Na obra, o diretor conseguiu trazer para o cinema pop a ficção científica tensa e misteriosa de Stanley Kubrick.

A estética e a narrativa da produção foram também referência escancarada de Stranger Things nos momentos mais sérios da trama.

A turma acabou deixando de lado dois outros filmes que também fornecem vasto material de inspiração a série que protagonizaram, caso de IT (terror de Stephen King) e Conta Comigo. Mas, se alguém ainda tinha alguma dúvida a respeito, abrir o livro de referências de Stranger Things, dignos de uma boa “maratonada anos 80” agora, no período de férias.

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook