Mundo invertido na música. Finn Wolfhard, astro de Stranger Things, comemora sucesso do The Aubreys, sua nova banda

Por Claudio Dirani

Finn Wolfhard trocou o Calpurnia pelo The Aubreys enquanto rodava o novo “Caça-Fantasmas”

Stranger Things 4 – Volume 1 chega nesta semana (27/5) à Netflix, após dois arrastados anos de atraso motivados pela pandemia. Apesar do longo hiato entre temporadas, os seguidores dos inimitáveis habitantes de Hawkins, Indiana, foram brindados com múltiplas atividades extracurriculares praticadas por seus protagonistas. Entre eles, o mais badalado ator teen do elenco, o canadense Finn Wolfhard.

No interim entre temporadas, Finn (que interpreta Mike Wheeler na série), tem dividido sua rotina profissional entre estúdios de filmagem e gravação. Enquanto rodava Caça-Fantasmas – Além da Vida, o ator optou por dar um passo importante em sua carreira musical.

Finn despontou como vocalista e guitarrista-base do quarteto indie Calpurnia, tocando entre 2017 e 2019 ao lado de Ayla Tesler-Mabe (guitarra solo), Jack Anderson (baixo) e Malcolm Craig (bateria).

O fim da banda foi anunciado de forma quase simultânea com o nascimento do mais recente grupo de Wolfhard. No caso, uma dupla – The Aubreys – formada no início de 2020 ao lado do também ex-Calpurnia, o baterista Malcom Craig.

Ainda que desavenças pessoais e criativas não tenham sido os principais motivos da desintegração do Calpurnia, Finn Wolfhard acredita que o fim da estrada possa ser explicado por dois fatores básicos: crescente pressão profissional e demora para finalizar músicas.

“Havia mais pessoas na Calpurnia, então demorava muito para completar uma música”, explica o guitarrista de 19 anos. “Parte da razão pela qual o Calpurnia começou a se tornar uma tarefa árdua em vez de nos divertimos fazendo música, é que tivemos que sair em turnê para nos promover e promover a gravadora. Mas nem sempre posso fazer turnês porque sou ator, e esse é o motivo principal que as pessoas me dão as oportunidades”.

Além de Stranger Things

Formado em 2017 na cidade canadense de Vancouver, o Calpurnia lançou Scout, seu primeiro e único EP, em 15 de junho de 2018, pelo selo independente Royal Mountain.
A admiração pela (hoje extinta) banda de Chicago, Twin Peaks,   levou o Calpurnia a convidar seu vocalista, Cadien Lake James, para produzir o disco de estreia, com as faixas “Louie”, “Wasting Time”, “Greyhound”, “City Boy”, “Blame” e “Waves”.

O material autoral incluído em Scout se juntou às versões de canções favoritas do grupo, como “Marquee Moon” (Television), “Age of Consent” (New Order) e “Where Is My Mind” (The Pixies), o que enriqueceu – ainda de que forma breve – o repertório ao vivo do quarteto.

The Aubreys: o nome mais estranho

A intenção original de Finn era batizar sua nova plataforma musical como The Audreys, por conta de seu gato de estimação.

“Nós pesquisamos e vimos que já existia uma banda com esse nome. Então, a Solução foi trocar o “d” pelo “b”, explica Wolfhard.

O passo seguinte foi trabalhar em novas músicas para a estreia do The Aubreys, que contaram com a ajuda do coprodutor de Scout, R. Andrew Humphrey. A primeira faixa ouvida pelos fãs foi “Getting Better (Otherwise)”, incluída no longa de terror de 2020 Os Órfãos, não por coincidência, estrelado pelo próprio Finn Wolfhard. A faixa seria integrada a Soda & Pie, primeiro EP da dupla, lançado em março daquele ano.

Já o primeiro álbum – Karaoke Alone (AWAL) – atravessou uma longa jornada para ver a luz do dia, aterrissando apenas em novembro de 2021, logo após a participação do The Aubreys no Shaky Knees Festival, em Atlanta.

“O nome (Karaoke Alone) foi ideia do Malcolm”, revela Wolfhard. “Ele começou a música que dá o título ao álbum. Malcom sentia muita falta dos amigos durante a pandemia e comparou a brincar sozinho de karaokê”, revelou o guitarrista, satisfeito com o rumo de suas duas atividades. “Estou ansioso pela opinião dos fãs pela música e por Stranger Things”, completou.

Claudio Dirani

Claudio D.Dirani é jornalista com mais de 25 anos de palcos e autor de MASTERS: Paul McCartney em discos e canções e Na Rota da BR-U2.

× Curta Music Non Stop no Facebook