WME Awards 2025 Foto: Lethicia Galo/Divulgação

Uma noite para Preta: WME Awards 2025 transforma saudade em celebração

Bruna Medina
Por Bruna Medina

Repleta de homenagens para Preta Gil, nona edição do prêmio das mulheres na música condecorou Liniker, Luedji Luna, Ebony e mais

Em uma noite fria em meio ao (quase) verão brasileiro, o WME Awards by Billboard 2025 celebrou a vida e obra de Preta Gil, grande artista e principal incentivadora deste prêmio que, há nove anos, coloca os holofotes nas mulheres da indústria musical.

Preta Gil
Você também vai gostar de ler O legado revolucionário de Preta Gil

Em um mercado em que a presença masculina é maioria, um evento como este é, além de uma grande conquista, uma necessidade. Com 17 categorias que vão desde “Revelação”, “Compositora” e “Show” até “Videoclipe”, “Música Alternativa” e “Música Mainstream”, o prêmio também passa por outros setores da indústria e contempla profissionais que trabalham para fazer a cena acontecer longe do palco principal, como produtoras, instrumentistas, diretoras de videoclipe, jornalistas e radialistas musicais. O troféu concedido às vencedoras não poderia ser mais representativo: ele tem o formato de um seio feminino, carinhosamente apelidado de “tetinha” pela produção.

Fafá de Belém abriu a noite performando Só o Amor, música de Preta e Gloria Groove, e então deu-se início à premiação com apresentação de Teresa CristinaKarol Conká e Sarah Oliveira, ex-MTV e atual apresentadora do Tiny Desk Brasil.

A primeira categoria, de “Revelação”, foi concedida à Ebony, artista com mais de oito anos de estrada e três álbuns lançados, que subiu ao palco com um discurso forte e questionador: “Quanto uma mulher negra do rap precisa conquistar para ser considerada revelação? Será que essa régua é a mesma para artistas de outros gêneros, com agências, empresários e assessores influentes?”.

WME Awards 2025

Foto: Lethicia Galo/Divulgação

Na categoria de “Compositora”, Liniker foi a escolhida por voto popular e mandou um recado por vídeo, visto que não pôde comparecer ao evento por questões de agenda — assim como Luedji Luna, premiada como cantora do ano.

A noite seguiu com as demais premiações sendo apresentadas pelo trio principal que revezava com as idealizadoras do evento, Claudia Assef, Fátima Pissarra e Monique Dardenne, e com algumas convidadas — muitas delas, amigas pessoais de Preta Gil, que transformaram a homenagem em um momento ainda mais especial em memória desta mulher incrível que nos deixou muito cedo.

O anúncio das vencedoras aconteceu entre performances e vídeos-homenagem à estrela da noite realizados por Gaby Amarantos, Joelma, Zaynara, Ana Cañas, Ebony, Mahmundi, Fat Family, Daniela Mercury, Astrid Fontenelle, Jude Paulla, Fê Paes Leme, Regina Casé, Carolina Dieckmann e Flor Gil, entre outras.

WME Awards 2025

Fátima Pissarra, Claudia Assef e Monique Dardenne. Foto: Lethicia Galo/Divulgação

Destaco aqui a performance de Vá se benzer (de Preta e Gal Costa) realizada por Bia Ferreira e Lan Lanh, que foi introduzida por um vídeo-manifesto carregado de emoção e potência na voz da atriz Alice Carvalho, que dizia:

“A morte não é o fim, o fim é amortecer à vida […]. Preta é inesquecível, canônica, catalisadora, catarse pura […], e por isso, estará sempre pronta para nos benzer”.

O evento foi finalizado com a participação especial de Bela Gil, recebendo pela irmã os louros da festa.

Mais do que uma premiação, o WME Awards é uma plataforma que dá voz e visibilidade a uma minoria que, assim como a grande massa de profissionais deste meio, entrega tudo o que pode (e mais um pouco!) para que a arte chegue aos milhões de brasileiros e brasileiras, e a lugares inimagináveis. Arte esta feita por (e para) pessoas de todos os tipos, incluindo aqueles que pertencem a grupos invisibilizados, marginalizados e, muitas vezes, esquecidos pela máquina massacrante da indústria tradicional.

WME Awards 2025

Karol Conká, Sarah Oliveira e Teresa Cristina. Foto: Lethicia Galo/Divulgação

Mesmo depois de nove anos e com uma madrinha do calibre de Preta, o Women’s Music Event ainda não é um evento de grande porte ou tão reconhecido pela mídia. Então, que venham mais muitos e muitos anos pela frente, para que ele ocupe mais espaços e torne o reconhecimento das mulheres um movimento ainda mais natural. 

Pois, como disse Jude Paulla no WME Awards 2025, “a música salva”.

+ Participe do canal de WhatsApp do Music Non Stop para conferir todas as notícias em primeira mão e receber conteúdos exclusivos

+ Siga o Music Non Stop no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mundo da música e da cultura

Vencedoras do WME Awards by Billboard 2025

Voto Popular

Cantora: Luedji Luna

● DJ: DJ Méury

● Revelação: Ebony

● Show: Joelma

● Música Mainstream: Saudade Proibida — Simone Mendes

● Música Alternativa: Dharma — AJuliacosta

● Videoclipe: Banquete – VIVI; Rock Doido — Gaby Amarantos

● Música LATAM: Bunda — Emilia & Luísa Sonza

● Álbum: Rock Doido — Gaby Amarantos

Júri Técnico

● Diretora de Videoclipe: Pamela Martins

● Compositora: Liniker

● Instrumentista: Ana Karina Sebastião

● Empreendedora Musical: Paula Lavigne

● Jornalista Musical: Semayat Oliveira

 Radialista: Patricia Liberato

● Profissional do Ano: Silvia Stockler

● Produtora Musical: Jadsa

Bruna Medina

Bruna Medina escreve sobre música e cultura. Entre reviews e análises de shows, conecta o repertório cultural com as experiências vividas em uma narrativa sobre tudo o que acontece entre o palco e os bastidores. Sua idade musical no Spotify é de 74 anos.