Sasha e John Digweed John Digweed e Sasha. Foto: Divulgação

Parte viva da história da música eletrônica, Sasha e John Digweed voltam ao Brasil

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Dupla de DJs icônicos da aurora da cena britânica se apresenta nesta sexta-feira, 05, no KOMPLEXO TEMPO, em São Paulo

Sexta-feira, dia 05 de dezembro, dois DJs icônicos da aurora da música eletrônica britânica voltam ao Brasil: Sasha e John Digweed. Trazem consigo algo perdido em tempos atuais do cenário festeiro, que nos dá tanta saudade: as festas com sets longos, sem dezenas de DJs se revezando para tocar irritantes 45 minutos, apresentando amostras grátis de música. É nos chamados long sets que a gente compreende a verdadeira função e o verdadeiro talento de um DJ.

Tocando em back to back no KOMPLEXO TEMPO, em São Paulo, das 02h da manhã às 05h, a dupla, que colabora em produções e shows juntos desde 1991, pode nos ajudar a reviver nostálgicos na pistas de dança. Experiência para isso não falta. Os dois são ícones do house progressivo e estiveram presentes na revolução cultural das raves que tomou conta da Europa no início da década de 90.

Apesar de já ter mixado grandes nomes do pop como Madonna, Moby, The Chemical Brothers e Hot Chip, o tempero de Sasha está em sua importância na década de 90, quando o galês furou a bolha do underground para se tornar um dos primeiros “superstar DJs” do cenário eletrônico. Suas compilações mixadas, como Global Underground e Northern Exposure, ganharam o mundo misturando house e trance em formato altamente palatável para ouvidos não chapados, dando o tom na virada dos anos 2000 em eventos para milhares de pessoas.

Após se encantar com as festas do Haçienda em 1988, em Manchester (lugar para onde viajava todas as semanas só para curtir), o artista se mudou para uma pequena cidade próxima e, aproveitando o boom da acid house, começou a tocar em um clube local. Dando um passo além, começou tocar nas primeiras raves ilegais da Inglaterra, em cidades como Blackpool e Blackburn. Foi quando encontrou um mestre e mentor, John DaSilva, que o ensinou uma técnica que revolucionaria o mundo das mixagens, chamada “key mixing” — ato de casar as músicas levando em conta a tonalidade dos acordes, deixando o set mais coeso, suave e… progressivo. Um tipo de som que também estava sendo promovido por um carinha da vizinhança, chamado John Digweed.

Quando recebeu o convite para ser residente do club Renaissance, em Mansfield, em 1993, John já vinha chamando atenção graças às raves de sucesso que promovia na beira do mar, em sua cidade natal, Hastings. Em seus rolês, já haviam tocado novos grandes da música eletrônica como Carl Cox e The Prodigy.

Uma das suas primeiras ideias foi chamar Sasha para acompanhá-lo nas noites do clube. E em um tempo em que vender CDs mixados era um puta negócio, principalmente para quem, ao redor do mundo, não tinha como viajar para a Inglaterra e curtir as festas in loco, Digweed foi responsável pela primeira série de lançamentos de grande sucesso comercial, Renaissance: The Mix Collection. Além de ganhar dinheiro com a ideia, ainda ajudou a promover o progressive house para todo o mundo e, por tabela, conseguir shows em todos os cantos, mostrando o som que fazia, ao lado do colega, no clube em que era residente.

Foi ali que os malucos começaram a tocar juntos, há 32 anos. Uma diversão que nunca mais acabou, como veremos em São Paulo na próxima sexta-feira. Eis a mítica que envolve o retorno de Sasha e John Digweed a São Paulo. A festa, que rola das 22h até o sol nascer, ainda conta com os DJs N.A.S.S.I, Badaro, Gutto Serta, Edu Poppo e Du Serena.

+ Participe do canal de WhatsApp do Music Non Stop para conferir todas as notícias em primeira mão e receber conteúdos exclusivos

+ Siga o Music Non Stop no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mundo da música e da cultura

Serviço

Sasha & John Digweed em São Paulo

Data: 05 de dezembro de 2025 (sexta-feira)
Local: KOMPLEXO TEMPO: Avenida Henry Ford, 511 – Parque da Mooca – São Paulo/SP
Horário: Das 22h às 07h
Atrações: Sasha & John Digweed, N.A.S.S.I, Badaro, Gutto Serta, Edu Poppo e Du Serena
Ingressos: Lote 3 a partir de R$ 160 (+ taxas) via Ingresse

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.