
8.5/10
O Brasil vai receber a banda francesa Stereolab em um grande momento. O grupo retorna ao país em novembro para tocar no Balaclava Fest, em São Paulo, poucos meses após lançar seu primeiro álbum em 15 anos, Instant Holograms On Metal Film. A contar pelo single que acabaram de entregar (Aerial Troubles, em 08 de abril), deve vir aí um baita disco.
Aerial Troubles fala sobre os dilemas dos tempos digitais, cheios de ansiedade e medo do futuro, em uma composição que é Stereolab na veia. O grupo que tornou cool novamente o uso de sintetizadores, a “música de elevador” e a elegância parisiense, voltou para mostrar ao mundo que segue fiel a suas raízes. Como de costume também, não deixou a desejar no visual. O videoclipe, retrô como toda a estética musical da banda, foi dirigido por Laurent Askienazy, brilhante fotógrafo e pintor francês.
O som do Stereolab, formado em 1990, caiu como uma luva na descolância brasileira, cumprindo a nobre função de unir os universos eletrônicos e, digamos, acústico, tão separados naquele momento. O grupo já veio ao Brasil duas vezes, uma anterior e outra posterior à trágica morte de uma de seus fundadoras, Andy Ramsay, em 2002. Sete anos depois, o grupo anunciaria uma parada, que durou dez anos. O show no Balaclava Fest é sua primeira visita ao país desde a volta que, muito mais do que no palco, indica ser com chave de ouro, a contar pelo que ouvimos em Aerial Troubles!
Instant Holograms On Metal Film está previsto para chegar em 23 de maio, via Duophonic UHF Disks/Warp Records.