KOKOKO! Foto: Divulgação

Música eletrônica congolesa: KOKOKO! se apresenta pela 1ª vez no Brasil

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Duo formado por Makara Bianko e Débruit em 2016 vem chamando a atenção do mundo todo

Em dezembro, os paulistas terão a chance de ver de perto um dos mais fascinantes projetos musicais da República do Congo. O duo KOKOKO!, responsável por misturar música eletrônica e ritmos tradicionais congoleses, se apresenta dia 11 no Sesc Jundiaí e nos dias 12 e 13 no Sesc Paulista, três únicos (e inéditos) shows no Brasil.

Formado em 2016 na cidade de Kinshasa, o grupo vem chamando atenção do mundo há tempos. Já teve suas músicas incluídas em games como FIFA (hoje EAFC) e a franquia Grand Theft Auto, foram convidados para gravar uma edição do estrelado Tiny Desk e acumularam excursões por todo o Hemisfério Norte.

Cantando no idioma lingala, o projeto formado por Makara Bianko e Débruit se orgulha de suas origens. A estética, a música e os temas das canções da banda estão sempre ligados à vida em Kinshasa, a ponto de muitos classificarem seu trabalho como uma espécie de “homenagem à terra natal”. O KOKOKO! já lançou dois álbuns de estúdio. BUTU, de 2024, é o mais fresquinho.

O trânsito de artistas africanos no Brasil é tímido. Assustadoramente tímido, se levarmos em conta o tamanho da influência que o continente tem em nosso país. Uma chance para conhecer o que se anda fazendo por lá, além de nos compreendermos mais um pouco, com informação musical direto da fonte.

Serviço

KOKOKO! no Sesc Jundiaí

Data: 11 de dezembro de 2024 (quarta-feira)
Local: Sesc Jundiaí: Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jardim Botânico, Jundiaí/SP
Horário: 20h
Ingressos: A partir de R$ 15,00 via Sesc

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.