Meta anuncia integração de Instagram e Facebook com Spotify
Segundo a empresa, a ideia é facilitar para o artista o aumento de sua exposição e engajamento nas duas vitrines
Nos dias de hoje, os artistas enfrentam grandes problemas em suas carreiras. Conseguir plays suficientes nas plataformas de streaming a ponto de ter relevância nos algoritmos é um deles, assim como ganhar algum dinheirinho com direitos autorais para pagar as contas. É muito comum que promoters e curadores deem aquela olhadinha básica no Spotify do músico, por exemplo, para saber como estão seus números de seguidores. Outro grande desafio é também conseguir falar às pessoas, fãs em potencial, sobre as novidades de suas vidas artísticas nas redes sociais. Em tempos de submissão ao Deus Algoritmo, está cada vez mais difícil aparecer na timeline dos outros, mesmo que sejam seus seguidores.
Segundo o blog Tratore, em um evento anual dedicado apenas aos profissionais da indústria da música — o Meta Loves Music —, a poderosa Meta, dona de Facebook e Instagram, contou aos presentes que está ciente destas dificuldades e apresentou, além de alguns dados interessantes, uma integração com outro gigante do mundo dos streamings, o Spotify. Segundo a empresa, a ideia é facilitar para o artista o aumento de sua exposição e engajamento nas duas vitrines, uma vez que ambas trocaram dados de audiência.
Dentre as novidades anunciadas, as mais importantes são a possibilidade de relacionar, diretamente em um reel ou story, a música vinda diretamente do Spotify. Isso fará com que, a um clique, o usuário do Instagram possa acessar a página do artista, facilitando um certo crescimento de sua audiência na plataforma de streaming. Além disso, o artista poderá, através de um painel profissional, avisar ao Facebook sobre a data de lançamento de uma nova música no Spotify. Segundo a Meta, Nosso Senhor Todo Poderoso Algoritmo ficará ciente de que, na data determinada, algo novo acontecerá em sua carreira.
As inovações são importantes. Também de acordo com a Meta, 31% das visitas a uma página de música vêm dos stories do Instagram. A empresa, obviamente, não divulgou dados de sua arquirival, TikTok. O Music Non Stop já te contou como funciona o comportamento do descobrimento de novas músicas entre os tiktokers. Num mundo dominado por dancinhas e virais, cada vez mais a paixão por uma música vem a reboque de um bom conteúdo digital.
Na teoria, as novidades da Meta são importantes. Apresentam, além de novas ferramentas para no caótico mundo atual da divulgação musical, uma certa atenção dos donos das plataformas a dificuldades comuns nesta cadeia. Até então, o artista estava sendo tratado como vendedor de cosmético, de cursos online ou de lojas de produtos importados.
É preciso agora um pouco de tempo para entender como isso vai se realizar na prática. Afinal, há um comportamento vicioso, criado justamente pelas fórmulas matemáticas definidas pelos programadores das big techs, de sempre privilegiar os grandes astros pop com bilhões de seguidores em detrimento aos novos e pequenos músicos que buscam seu lugar ao sol. Afinal, uma Anitta também ajuda na audiência das redes e plataformas, uma vez que arrasta consigo uma infinidade de cliques.
Por enquanto, resta aos artistas ficarem atentos a estas novidades, e abusar delas em busca de gente que possa se apaixonar por seu som.