Beatles Foto: Reprodução

Fitas encontradas dos Beatles podem valer quase meio milhão de reais

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Historiador diz ter achado gravações profissionais de parte de uma das turnês mais importantes dos Fab Four

Mais um tesouro perdido desde a época em que os Beatles rodavam o mundo em turnês veio à tona. Conforme te contamos aqui, em junho um australiano encontrou em um mercado de pulgas um rolo de filme com uma gravação feita de cima do palco registrando a única apresentação do grupo na Austrália. Agora é a vez do Canadá virar alvo de notícia: um historiador chamado Piers Hemmingsen afirmou ter encontrado duas fitas de áudio com gravações profissionais do show da banda em Toronto, no auge da beatlemania, 1965.

Hemmingsen está escrevendo um livro sobre a passagem da banda pelo país e teria encontrado a fita durante suas pesquisas. O autor avisou que quer vendê-las para financiar a prensagem da obra. Segundo a revista Billboard, especialistas avaliam o tesouro entre 60 mil e 80 mil dólares, o que dá quase meio milhão de reais.

“É a melhor gravação deles no Canadá, e possivelmente a melhor da América do Norte”, conta Piers, puxando a brasa para sua sardinha. O historiador não sabe se vai colocar as fitas em leilão ou simplesmente aguardar para que ofertam sejam feitas. O registro é de um show da banda feita no Maple Leaf Gardens, de Toronto, em 17 de agosto de 1965. A apresentação ganha ainda mais importância e valor ao levarmos em consideração que é parte da mais lendária turnê internacional da banda, aberta com um dos mais icônicos shows da história do rock, no Shea Stadium, e encerrada no Hollywood Bowl, ambos nos Estados Unidos.

No ano seguinte, o grupo fez sua última turnê, em meio à polêmica causada pela declaração de John Lennon de que os Beatles seriam mais populares entres os jovens do que Jesus. A partir de 1967, a banda se dedicou somente à composição e gravação de álbuns em estúdio. A curta vida nos palcos e a dificuldade técnica na época em gravar suas performances (muito por causa da histeria do público) fazem gravações como a encontranda por Hemmingsen ganharem status de tesouro!

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.