Quentin Tarantino Quentin Tarantino – foto: divulgação

Saiba quais são “os sete filmes perfeitos”, na opinião de Quentin Tarantino

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Diretor famoso por incluir diversas referências em seus filmes, Quentin Tarantino elegeu sete filmes que considera “perfeitos”.

O cineasta americano Quentin Tarantino é um dos mais amados da história do cinema. A lista de filmes que coleciona têm uma verve extremamente popular, são aclamados pela crítica e trazem consigo uma peculiaridade: referencias escancaradas a movimentos cinematográficos e colegas que o diretor admira.

Além disso, Tarantino é célebre por “ressuscitar” atores que estavam no ostracismo e caprichar nas trilhas sonoras de seus filmes, também dando aquela força para músicos e bandas que andavam meio esquecidas.

Tarantino falou recentemente, em entrevista ao apresentador Jimmy Kimmel, sobre filmes perfeitos: “não são muitos”.

A lista citada pelo diretor surpreende, mesmo levando em conta a sua predileção por filmes populares e adolescentes. Tarantino chegou a dizer que Pulp Ficction fora bastante influenciado pelo clássico do terror “O Massacre da Serra Elétrica”.

Veja quais foram as sete películas classificadas por Quentin Tarantino como “perfeitas”:

O Massacre da Serra Elétrica

Filme de terror independente americano tido como um dos mais importantes do gênero, The Texas Chainsaw Massacre (nome original, de 1974), foi dirigido por Tobe Hooper e tem no elenco Marylin Burns e Paul A. Partain. O filme ganhou um remake em 2022.

Tubarão

Clássico do cinema nos anos 70, ganhou várias sequências e serviu, dentre outras coisas, para difamar os pobres tubarões, grandes vilões do filme. Jaws, nome original, foi dirigido por Steven Spielberg.

O Exorcista

Digirido por Willian Friedkin, The Exorcist (1973) é considerado um dos mais assustadores filmes de terror de todos os tempos (quem cresceu no final entre os anos 70 e 80 sabe do que estamos falando).  A história foi baseada em um caso de exorcismo notório, realizado em Maryland (EUA) pelo padre Walter Halloram.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Woody Allen dirigiu e protagonizou o filme, ao lado de Diane Keaton. Annie Hall (nome original) foi lançado em 1977 e fez grande sucesso, inclusive nas “sessões da tarde” aqui no Brasil. O filme ganhou o Oscar no ano seguinte.

O Jovem Frankenstein

Dirigido por Mel Brooks e com o fantástico Gene Wilder (o Senhor Wonka original) como protagonista, Young Frankenstein (nome original) mistura comédia, ficção científica e terror. O filme foi lançado em 1974.

The Volta Para o Futuro

Sucesso gigantesco na década de oitenta (o filme é de 1985), De Volta Para o Futuro causou um furor também no Brasil e ganhou ainda mais três sequências. Back To The Future (filme original) foi estrelado pelo carismático Michael J Fox e dirigido por Robert Zemeckis e Bob Gale. A produção foi de Spielberg.

Meu Ódio Será Tua Herança

Dirigido por Sam Peckinpah e estrelado por William Holden e Ernest Borgnine, Wild Bunch (nome original), foi lançado em 1969 nos Estados Unidos. Foi deste filme que Tarantino tirou boa parte das referências sanguinolentas usadas em sucessos como Kill Bill e Bastardos Inglórios.

 

 

 

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.