Apple iPhone iPhone original – foto: divulgação empresa

De colesterol a vibradores remotos. Coisas incríveis que seu celular já pode fazer

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Os smartfones estão mais multi tarefas do que nunca! De testes de depressão a controle remoto de vibrador, saiba quais as funções mais inacreditáveis deste aparelhinho que você tem em mãos.

A caixinha metálica que mantemos à mão o dia todo – o smartfone – já mandou para o cemitério dezenas de trambolhos que éramos obrigados a manter em casa ou no escritório.  Máquina fotográfica, scanner, copiadoras, relógios despertadores e até mesmo videogames e televisores.

A versalidade que estes mini computadores têm, ao permitir o acesso a empresas desenvolvedoras a todos os seus componentes (câmera interna, lanternas, etc), gera infinitas possibilidades para o uso de um aparelho que, originalmente, servia somente para a comunicação entre as pessoas.

A Apple acaba de anunciar que está trabalhando, em conjunto com a Universidade da Califórnia e o laboratório Biogen, em um modelo de Iphone que detecta depressão, deficit de atenção e outras doenças do gênero.

 

 

A lista de funções do seu aparelho não para de crescer. Permite por exemplo, detectar se você passou da conta na bebedeira ou se seu leite azedou.  Confira as funções mais espetaculares que você tem à mão mas ainda não sabe.

Controlar seu vibrador ou o de seu parceiro

Um americano inventou uma pilha tamanho AA adpatada que funciona pelo Wi Fi, permitindo que qualquer aparelho alimentado por ela seja controlado à distância. Dentre as mais estranhas utilidades, ele foi usado para controlar vibradores à distância (pelo Twitter!!) em surubas virtuais, em alta durante a pandemia.

Double-Oh

O pequeno e prazeroso invento Double Oh – foto: reprodução Instagram

Descobrir de onde veio o disparo de uma arma

Utilizando um sistema de triangulação de som por sensores, pesquisadores da universidade de Vanderbilt desenvolveram um app para Android capaz de calcular exatamente onde estava localizada uma arma no momento de seu disparo.  Aparelhos convencionais que permitem este tipo de perícia já existem e são utilizados pela polícia americana, mas custam uma fortuna. O novo invento precisa somente de uns poucos sensores e um smartcard.

Detectar se seu leite azedou

Este invento veio de outra universidade americana, o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Sensores adaptados ao celular reconhecem diversos gazes diferentes, como por exemplo o amoníaco e o peróxido de hidrogênio. No futuro, ele poderá ser usado para monitores ambientes públicos em busca de explosivos ou armas químicas, níveis de poluição ou em armazéns de alimentos.  Por enquanto, pode ser utilizado para você dar aquela conferida em sua garrafa de leite e perceber se ele está bom para o milk shake.

Detectar bebedeira

Feito para pacientes em recuperação de alcoolismo, o aplicativo faz testes de voz com o usuário e detecta alterações que podem identificar que já é hora de pegar um taxi.  O software inclusive emite sinais de alerta se a pessoa estiver próxima a locais perigosos, como rodovias por exemplo. Já utilizado e testado por milhares de pacientes que têm procurado largar o abuso de álcool, o sistema, disponível somente em inglês, se chama  Addiction-Comprehensive Health Enhancement Support System.

Monitorar sua saúde mental

Pesquisadores da Universidade de Dartmond desenvolveram um aplicativo capaz de monitorar seus hábitos e diagnosticar alguns problemas de saúde mental.  O app mede sua quantidade de sono, quantidade e tempo das conversas do seu dia a dia, atividades físicas, entre outras. A partir daí, algoritmos calculam se há evoluções de quadros que requeiram atenção dos usuários e seus médicos. Por enquanto,  a universidade ainda mantém o aplicativo em testes, monitorando cerca de 50 alunos sete dias por semana.

Medir seu colesterol

O Smartphone Cholesterol Application for Rapid Diagnostics, ou SmartCARD, é um aparelho conectado em seu telefone que permite a análise de amostras de sangue, saliva ou suor para identificar seus níveis de colesterol.  Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Cornell, o dispositivo, aproximadamente do tamanho de uma pequena leitora de cartão de crédito, tem resultado imediado e pode ajudá-lo ou não na difícil decisão de qual pizza pedir.

 

Detectar Metais

O aplicativo Metal Detector, disponível para Iphones, utiliza os recursos da máquina para transformá-lo em um detector de metais.  Ideal para caçar tesouros por aí ou, pelo menos, encontrar o maldito molho de chaves. Por enquanto, funciona somente para metais magnetizados.  Há uma versão para Android com o mesmo nome, mas de desenvolvedores diferentes.

 

Medir quantos graus deve ter seus óculos instantaneamente

O SVOne, um aparelho do tamanho de um óculo, permite que profissionais façam a medição e a prescrição instantânea de lentes para seus pacientes. O dispositivo, obviamente, não é indicado para leigos. Porém pode ajudar muito no défict que existe neste tipo de diagnóstico, principalmente nos países em desenvolvimento.  Um relatório da World Health Organization indica que 90% dos habitantes com problemas visuais no mundo não usam as lentes corretas.

E muito, muito mais!

A lista segue com aplicativos que permitem controlar seu carro à distância, acender lampadas em sua casa, diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis e pilotar seu drone. E pelo jeito que este mercado está aquecido, só deve aumentar a cada ano!

 

 

 

 

 

 

 

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.