mulher ouvindo podcast

4 apps para ouvir podcasts no smartphone, mesmo sem internet

Por Jota Wagner

Você não precisa estar conectado para acompanhar seus podcasts preferidos! Conheça 4 apps para ouvir podcasts no smartphone, mesmo sem internet.

 

O hábito de acompanhar podcasts tem se tornado cada vez mais frequente entre os brasileiros. Mas o que fazer para ouvir um podcast quando você não conta com internet de qualidade o tempo todo? 

Essa situação é mais comum do que parece. Pessoas que passam muito tempo em trânsito, por exemplo, costumam encontrar pontos em que a conexão 4G apresenta problemas. Como resultado, o podcast fica totalmente “cortado”.

Uma solução prática é contar com apps para ouvir tais programas no smartphone, mesmo sem internet. E existem pelo menos 4 opções interessantes, que vão além dos agregadores próprios do Android e iOS, que você precisa conhecer!

Suas mídias como opção

Antes de apresentar os apps, saiba que você pode utilizar as mídias do seu smartphone para armazenar seus podcasts preferidos.

Isso porque muitos podcasts são inseridos em plataformas que permitem o download, como o SoundCloud. Neste caso, basta baixar o podcast e passar para o seu celular.

Para transferir o conteúdo para o seu celular, você pode contar com o Dr.Fone, um software que possui uma série de ferramentas para gerenciar as mídias de um smartphone.

Com o Dr.Fone, você consegue transferir dados de iPhone ou Android com facilidade. Além de enviar seus podcasts preferidos para a galeria, é possível usar o programa para passar o WhatsApp de um dispositivo para outro ou fazer backup.

Dr Phone

Imagem:Freepik (Dr.Fone)

 

O Dr.Fone também pode te ajudar a recuperar dados excluídos, inclusive podcasts que você deletar da sua galeria ou de um dos apps para ouvir podcasts, listados a seguir!

  1. Castbox

A primeira entre as 4 opções de apps para ouvir podcasts no smartphone, mesmo sem internet, é o Castbox. Nele, é possível encontrar os títulos mais populares do Brasil.

Com podcasts organizados por categorias, o Castbox permite que você faça o download de episódios para ouvir quando não conseguir conexão.

Uma das configurações mais interessantes é o desligamento automático, após determinado período. Função ideal para quem gosta de dormir ouvindo um podcast.

Spotify

Falar de podcast e não citar o Spotify é praticamente impossível. Isso porque, o app se tornou uma das ferramentas de consumo de áudio mais populares do Brasil.

A maioria dos grandes podcasts publicam seus episódios na plataforma, e existem produções originais do próprio Spotify.

Um recurso interessante do Spotify é a ferramenta para compartilhar trechos de podcasts, ideal para quem gosta de dividir pensamentos sobre o que está ouvindo.

The Podcast App

Outra opção entre os 4 apps para ouvir podcasts no smartphone, mesmo sem internet, é o The Podcast App. 

Seu principal diferencial está no filtro por duração de cada episódio. Assim, você pode escolher conteúdos que se encaixam dentro do tempo que você tem disponível ou de acordo com suas preferências.

Para ouvir episódios quando a conexão acaba, basta fazer o download prévio do conteúdo desejado. É importante excluir os itens posteriormente, para não pesar na memória do smartphone.

TuneIn

Talvez você já tenha ouvido falar no TuneIn, mas como um aplicativo para ouvir rádios pela internet.

Entretanto, o que nem todos sabem é que o TuneIn também é um agregador de podcasts, com a função de download de episódios, para que o usuário possa ouvir posteriormente.

No catálogo, é possível encontrar podcasts nacionais e internacionais, sendo que existem conteúdos exclusivos para quem assina o app.

Podcasts em crescente

Por um longo período, as pessoas acreditaram que mídias em áudio estavam “mortas” – exceto pela produção musical, que sempre teve um bom espaço.

Nos últimos anos, os podcasts ganharam popularidade. Porém, o pico de ouvintes aconteceu durante a pandemia, quando as pessoas passaram a conhecer outras formas de consumir conteúdo.

De acordo com pesquisa da Globo, em parceria com o Ibope, 57% dos brasileiros passaram a ouvir podcasts no período da pandemia, o que provocou um aumento na demanda desse tipo de conteúdo, levando ao surgimento de novos canais de podcasts.

Na prática, se antes da pandemia existiam podcasts em número limitado, com uma média de ouvintes, hoje temos uma grande produção desse tipo de mídia, e milhares de pessoas acompanhando os episódios.

mulher gravando podcastd

Imagem: Freepik

 

Se você é um desses ouvintes, certamente vai encontrar nesses 4 apps para ouvir podcasts no smartphone, e no Dr.Fone, grandes aliados para acompanhar episódios mesmo sem internet.

Assim, você se mantém bem informado, se diverte e incentiva a produção de conteúdo do seu tema preferido!

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é editor chefe do Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook